Resenha - A-Sides - Soundgarden
Por Carlos Frederico
Postado em 14 de setembro de 1999
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma compilação dos singles lançados pelo Soundgarden, o "Black Sabbath dos anos 80 e 90".
Faixas:
1) Nothing To Say (de 1987): guitarra pesada e lenta, vocais angustiados e marcantes, riffs "sabáticos" que poderiam ter saído de Cornucopia (Vol4),ou de Into The Void (Master Of Reality),bateria precisa. Angustiada, e bastante incômoda (no bom sentido).
2) Flower (1988): No início, bateria e guitarra fluidas, depois riffs clássicos de Hard Rock e vocais macabros. O baixo e dedilhado com maestria no meio da música. Possante.
3) Loud Love (1989): Antológica. Poderia ser, sem duvida, uma (ótima) canção do Sabbath. O inicio, com uma sirene (de verdade),aumentando ate que entra A OUTRA SIRENE, Chris Cornell (não é a toa que Bruce Dickinson o elogiou). Riffs clássicos de Hard, rolos de bateria precisos e na hora certa, combinando peso e intensidade com maestria. O destaque vai para os vocais ultra-intensos de Chris Cornell e para os riffs "Iommicos" de Kim Thayil.
4) Hands All Over (1989): Uma das faixas mais típicas do Soundgarden. Riffs Hard bem colocados e algo angustiados, cadenciados, vocais a beira do explosão de Chris Cornell, dando sempre a impressão de poderem explodir a qualquer hora, mas contidos, baixo, batera e guitarra formando uma massa compacta. Boa musica.
5) Get On The Snake (1989): Já começa no talo, com uma guitarra galopante e com a oscilação sirene-angustia-intensidade dos vocais. Viradas de bateria excepcionais, rapidez(!) e peso sempre sem entediar o ouvinte. Um clássico imediato do Hard Rock. Tem algo de Guns N Roses (Right Next Door, Double Talking Jive), só que com vocais melhores, e lançada um ano antes.
6) Jesus Christ Pose (1991): Uma canção Heavy perturbadora, sombria, muito pesada, com pitadas de Death Metal. Pelo título parece uma canção satânica, mas a letra fala, sim, de angustia existencial. O clip dessa canção e tão perturbador quanto a própria musica.
7) Outshined (1991): Um paradoxo: uma música que fala sobre ressaca, e é extremamente revigorante. Magnífica. O clássico dos clássicos da banda. Hard lentaço, com especial cuidado nos riffs de guitarra. Chris Cornell vai do inconformismo ressacado ao lamento mais arrepiante, mostrando porque "A Sirene" disse que o melhor vocalista do mundo "era o do Soundgarden". O solo, com vocal excepcional, e de comover.
8) Rusty Cage (1991): Musica rápida, riffs simples, cuja letra fala sobre o indivíduo se libertar da opressão da sociedade (a "jaula enferrujada" do titulo).Destaque absoluto para Chris Cornell. O solo é muito interessante e quando chega a uma parte ultra-lenta é impossível não se pensar em Black Sabbath.
9) Spoonman (1994): Hard mais leve, possibilitando maior destaque para a bateria. Algumas partes vocais são feitas pelo baixista Ben Shephard com "vocoder". A letra fala de um artista de Seattle que faz musicas apenas com colheres(!!!).
10) The Day I've Tried To Live (1994): Claustrofóbica, esquizofrênica. Vocais límpidos, distorção e depois vocais quase desleixados e uma massa sonora. Uma canção de estranhamento frente ao mundo, com um clip 100% adequado a letra.
11) Black Hole Sun (1994): Música mais conhecida da banda, virou hino do verão americano de 1994. Apesar disso é bastante estranha, uma balada com teclados esquizóides, vocal novamente estranho e solos melódicos atípicos do Soundgarden. Não e a melhor nem a mais típica da banda, apesar de ser uma boa musica.
12) Fell On Black Days (1994): Vocais desesperados, que já não vislumbram a saída da crise. Riffs ótimos, retomando as faixas mais antigas. Uma das minhas preferidas. Hard Rock para curtir fossas e/ou sair delas. Grande música.
13) Pretty Noose (1996): O inicio instrumental, muito bom, deixa a impressão de uma musica psicodélica. Depois se percebe o estilo da banda, riffs bem feitos, vocal possante e bateria precisa.
14) Burden In My Hand (1996): Balada psicodelica/triste, com vocais absolutamente perfeitos de Chris Cornell. Violões bem utilizados, letra ótima e adequada.
15) Blow Up The Outside World (1996): "Acerte o mundo exterior". Tristeza petrificante, mais tarde levando a revolta total (a musica explode em peso e vocais inconformados). O ar chapado de Chris não disfarça a presença de drogas como tema (alias o clip dessa musica foi censurado por mostrar viciados se drogando em camas de hospital).
16) Ty Cobb (1996): Musica de acentuada influencia Ramones, uma das bandas preferidas do Soundgarden. O começo (um solo de banjo) engana, mas depois "Its Only Punk - But I Like It"... Surpreendente e ótima.
17) Bleed Together (1997): Hard Rock tradicional, bem Soundgarden, mas não totalmente empolgante. Só para fãs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Guns N' Roses lança duas novas canções
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Sacred Reich anuncia o brasileiro Eduardo Baldo como novo baterista
Como foi ver de perto a expulsão de Rita Lee dos Mutantes, segundo Ritchie
A épica canção do Queen que Brian May lamenta ter sido ofuscada por "Bohemian Rhapsody"
A triste constatação de Erasmo Carlos sobre o rock brasileiro


As melhores músicas da história do Soundgarden, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



