Resenha - A-Sides - Soundgarden
Por Carlos Frederico
Postado em 14 de setembro de 1999
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma compilação dos singles lançados pelo Soundgarden, o "Black Sabbath dos anos 80 e 90".
Faixas:
1) Nothing To Say (de 1987): guitarra pesada e lenta, vocais angustiados e marcantes, riffs "sabáticos" que poderiam ter saído de Cornucopia (Vol4),ou de Into The Void (Master Of Reality),bateria precisa. Angustiada, e bastante incômoda (no bom sentido).
2) Flower (1988): No início, bateria e guitarra fluidas, depois riffs clássicos de Hard Rock e vocais macabros. O baixo e dedilhado com maestria no meio da música. Possante.
3) Loud Love (1989): Antológica. Poderia ser, sem duvida, uma (ótima) canção do Sabbath. O inicio, com uma sirene (de verdade),aumentando ate que entra A OUTRA SIRENE, Chris Cornell (não é a toa que Bruce Dickinson o elogiou). Riffs clássicos de Hard, rolos de bateria precisos e na hora certa, combinando peso e intensidade com maestria. O destaque vai para os vocais ultra-intensos de Chris Cornell e para os riffs "Iommicos" de Kim Thayil.
4) Hands All Over (1989): Uma das faixas mais típicas do Soundgarden. Riffs Hard bem colocados e algo angustiados, cadenciados, vocais a beira do explosão de Chris Cornell, dando sempre a impressão de poderem explodir a qualquer hora, mas contidos, baixo, batera e guitarra formando uma massa compacta. Boa musica.
5) Get On The Snake (1989): Já começa no talo, com uma guitarra galopante e com a oscilação sirene-angustia-intensidade dos vocais. Viradas de bateria excepcionais, rapidez(!) e peso sempre sem entediar o ouvinte. Um clássico imediato do Hard Rock. Tem algo de Guns N Roses (Right Next Door, Double Talking Jive), só que com vocais melhores, e lançada um ano antes.
6) Jesus Christ Pose (1991): Uma canção Heavy perturbadora, sombria, muito pesada, com pitadas de Death Metal. Pelo título parece uma canção satânica, mas a letra fala, sim, de angustia existencial. O clip dessa canção e tão perturbador quanto a própria musica.
7) Outshined (1991): Um paradoxo: uma música que fala sobre ressaca, e é extremamente revigorante. Magnífica. O clássico dos clássicos da banda. Hard lentaço, com especial cuidado nos riffs de guitarra. Chris Cornell vai do inconformismo ressacado ao lamento mais arrepiante, mostrando porque "A Sirene" disse que o melhor vocalista do mundo "era o do Soundgarden". O solo, com vocal excepcional, e de comover.
8) Rusty Cage (1991): Musica rápida, riffs simples, cuja letra fala sobre o indivíduo se libertar da opressão da sociedade (a "jaula enferrujada" do titulo).Destaque absoluto para Chris Cornell. O solo é muito interessante e quando chega a uma parte ultra-lenta é impossível não se pensar em Black Sabbath.
9) Spoonman (1994): Hard mais leve, possibilitando maior destaque para a bateria. Algumas partes vocais são feitas pelo baixista Ben Shephard com "vocoder". A letra fala de um artista de Seattle que faz musicas apenas com colheres(!!!).
10) The Day I've Tried To Live (1994): Claustrofóbica, esquizofrênica. Vocais límpidos, distorção e depois vocais quase desleixados e uma massa sonora. Uma canção de estranhamento frente ao mundo, com um clip 100% adequado a letra.
11) Black Hole Sun (1994): Música mais conhecida da banda, virou hino do verão americano de 1994. Apesar disso é bastante estranha, uma balada com teclados esquizóides, vocal novamente estranho e solos melódicos atípicos do Soundgarden. Não e a melhor nem a mais típica da banda, apesar de ser uma boa musica.
12) Fell On Black Days (1994): Vocais desesperados, que já não vislumbram a saída da crise. Riffs ótimos, retomando as faixas mais antigas. Uma das minhas preferidas. Hard Rock para curtir fossas e/ou sair delas. Grande música.
13) Pretty Noose (1996): O inicio instrumental, muito bom, deixa a impressão de uma musica psicodélica. Depois se percebe o estilo da banda, riffs bem feitos, vocal possante e bateria precisa.
14) Burden In My Hand (1996): Balada psicodelica/triste, com vocais absolutamente perfeitos de Chris Cornell. Violões bem utilizados, letra ótima e adequada.
15) Blow Up The Outside World (1996): "Acerte o mundo exterior". Tristeza petrificante, mais tarde levando a revolta total (a musica explode em peso e vocais inconformados). O ar chapado de Chris não disfarça a presença de drogas como tema (alias o clip dessa musica foi censurado por mostrar viciados se drogando em camas de hospital).
16) Ty Cobb (1996): Musica de acentuada influencia Ramones, uma das bandas preferidas do Soundgarden. O começo (um solo de banjo) engana, mas depois "Its Only Punk - But I Like It"... Surpreendente e ótima.
17) Bleed Together (1997): Hard Rock tradicional, bem Soundgarden, mas não totalmente empolgante. Só para fãs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
Andreas Kisser pensou em mudar o nome do Sepultura após saída de Max Cavalera
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
Esposa de Brian May anuncia que não haverá novas turnês do Queen
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Blind Guardian trabalha em novo álbum e versão acústica do disco "Nightfall in Middle-Earth"
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
Adrian Smith comenta mudança de cenários físicos para telas digitais na nova turnê do Maiden
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Eagles: o significado da clássica "Hotel California"
O que significa "Acabou Chorare" e quem é a "Preta Pretinha" no clássico dos Novos Baianos
O dia que Cazuza batizou seu cachorro com nome de cantor dos anos 1960 e ele descobriu


O que tornava o Soundgarden especial, segundo o baixista; "não éramos grandes músicos"
O melhor vocalista da história da era moderna, segundo Phil Anselmo
As melhores músicas da história do Soundgarden, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



