Keith Richards: "Uma das minhas grandes luzes se apagou!"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Jeferson Oliveira, Fonte: Rolling Stones Brasil
Enviar correções  |  Comentários  | 

A frase de Keith Richards define o que é a perda de Chuck Berry para o mundo do Rock And Roll, ele não apenas revolucionou a forma de tocar guitarra, Berry foi uma influência para toda uma geração. Os Stones, os Beatles e tantos outros beberam de sua fonte, mesmo em canções próprias era possível escutar referências à música de Chuck, que foi indiscutivelmente, um inovador.

5000 acessosNoisecreep: as 10 guitarras mais icônicas do metal5000 acessosAxl Rose: ajudando a confortar garçonete que sofreu ofensa racista

Não por acaso, o primeiro single da carreira dos Rolling Stones foi “Come On”, um clássico do guitarrista lançado em 1961. Além de ser uma forte influência na banda, a canção soava comercial, o que levou à escolha da faixa para ser o lado A do compacto de estreia dos Stones lançado em 7 de julho de 1963. As músicas que Chuck cantava e os músicos com os quais ele tocava eram parâmetro de qualidade para os Stones, pois quando Keith conheceu Ian Stewart, ele ficou impressionado com seu modo de tocar as teclas, e logo conectou seu estilo com o do pianista Johnnie Johnson, parceiro de Berry na música por mais de 20 anos. Os dois se conheceram em 1952, e trabalharam juntos em estúdio até 1971 e tocaram juntos até 1973 – embora o Johnson tenha tocado com Berry ocasionalmente até sua morte em 2005.

Em 1986, Chuck completou 60 anos de idade, as comemorações vieram em uma série de shows realizados pelo guitarrista em outubro daquele ano, duas destas apresentações, ambas realizadas em 16 de outubro, foram filmadas e fazem parte do registro “Hail! Hail! Rock And Roll”. Dirigido por Taylor Hackford, o filme traz, além das apresentações, material dos ensaios para os shows, que tiveram Keith Richards e Bobby Keys como membros da banda de apoio. Meses antes, Keith induziu Chuck Berry ao Rock And Roll Hall Of Fame.

"Chuck era o meu cara. Foi ele que me fez dizer, 'eu quero tocar guitarra', Jesus Cristo! E eu escutava guitarristas antes disso - eu tinha uns 15 anos - e eu pensei, 'ele é muito interessante, legal', ah, mas... com a diferença entre o que eu escutei antes de 1956 ou 57 e bem depois disso, com Little Richard e Elvis e Chuck Berry, de repente eu sabia o que eu queria fazer." - Keith Richards, 1992

Keith nunca deixou de fazer licks de guitarra semelhantes ou idênticos aos de Chuck sempre que lhe aparece uma oportunidade de tocar uma canção nos moldes da música de Berry, uma influência que viverá por todo sempre nas guitarras de jovens que a cada dia descobrem suas composições.

Um dos mais influentes nomes do Rock And Roll nos deixou em 18 de março de 2017, mas nas palavras dos próprios Rolling Stones, sua música viverá para sempre.

“Ele iluminou nossa adolescência, e soprou vida em nossos sonhos de sermos músicos e artistas. Suas letras brilhavam acima das outras e lançavam uma estranha luz sobre o sonho americano. Chuck, você foi incrível e sua música está gravada dentro de nós para sempre.” – Mick Jagger, 2017

Descanse em paz, Chuck Berry.

Hail! Hail! Rock ‘n’ Roll!

Texto: Marcos Magalhães/Rolling Stones Brasil

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Morte de Chuck Berry

5000 acessosChuck Berry: pioneiro do rock n' roll morre aos 90 anos5000 acessosChuck Berry: relato policial da morte do lendário músico2488 acessosChuck Berry: músico lançaria disco de inéditas em 20175000 acessosChuck Berry: rockstars reagem à morte do lendário músico2831 acessosChuck Berry: nota oficial da família do pioneiro do Rock'N'Roll2008 acessosGene Simmons: homenagem a Chuck Berry em seu 1° show solo3489 acessosAC/DC: Angus Young fala, em vídeo, sobre o mestre Chuck Berry402 acessosAlta Fidelidade: Adeus, Chuck Berry!776 acessosChuck Berry: em vídeo, o top 5 das performances ao vivo1035 acessosChuck Berry: Como os maiores nomes do rock reagiram à morte3335 acessosChuck Berry: causa da morte; músicas inéditas saem esta semana194 acessosMarcos de Ros: Chuck Berry, a morte da lenda do Rock3749 acessosChuck Berry: Gene Simmons emocionado no funeral763 acessosChuck Berry: fãs se despendem do músico no seu velório321 acessosKeith Richards: Chuck Berry foi "o padrinho de todos nós"0 acessosTodas as matérias sobre "Morte de Chuck Berry"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 21 de março de 2017

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Morte de Chuck Berry"0 acessosTodas as matérias sobre "Chuck Berry"0 acessosTodas as matérias sobre "Rolling Stones"

NoisecreepNoisecreep
As 10 guitarras mais icônicas do metal

Axl RoseAxl Rose
Ajudando a confortar garçonete que sofreu ofensa racista

Iron MaidenIron Maiden
Bruce Dickinson diz não haver muito diálogo na banda

5000 acessosRock progressivo: bandas que merecem ser ouvidas5000 acessosJames Hetfield: "Você não iria gostar de mim se soubesse minha história"5000 acessosNirvana: como soa a voz de Kurt Cobain isolada?2700 acessosKiss: comercial inédito e esquecido de Paul Stanley surge na web3293 acessosMegadeth: Como seria Symphony Of Destruction em outros estilos?5000 acessosJustin Bieber: fã de Led Zeppelin, AC/DC e Metallica?

Sobre Jeferson Oliveira

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online