Diretor explica por que Os Mutantes foram deixados de fora do documentário de Rita Lee
Por Bruce William
Postado em 09 de maio de 2025
O documentário Rita Lee: Mania de Você, que estreou nesta quarta (8) na plataforma MAX, percorre momentos marcantes da vida e da carreira da artista. No entanto, uma ausência notável chamou a atenção de parte do público: Os Mutantes, grupo com o qual Rita iniciou sua trajetória musical, são apenas brevemente citados, sem imagens ou aprofundamento.
Rita Lee - Mais Novidades
Em entrevista ao Splash, o diretor Guido Goldberg comentou sobre a decisão de focar em outras fases da cantora. "Acho que nesse caso as ausências falam por si. O interessante na vida da Rita é que você pode remover todas as pessoas que acompanharam a Rita na carreira. E ainda assim o documentário continua sendo lindo", afirmou. Segundo ele, a proposta foi retratar Rita Lee como uma figura que "brilha além das pessoas que a acompanharam".
Procurada, a MAX respondeu que se trata de "uma decisão editorial dos realizadores". O filme traz participações de artistas como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Casagrande e músicos da banda Tutti Frutti, como Luis Sérgio Carlini e Lee Marcucci, que acompanharam Rita em uma fase posterior.
Rita Lee foi integrante dos Mutantes entre 1966 e 1972. Ao lado dos irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, participou de álbuns que marcaram o Tropicalismo e o rock psicodélico brasileiro, como "A Divina Comédia" ou "Ando Meio Desligado" (1970) e "Jardim Elétrico" (1971). A saída da banda foi abordada por ela em entrevistas e na autobiografia lançada em 2016.
"Teve um final meio trágico, esquisito e injusto", afirmou em 1992. Já no livro, relembrou que Arnaldo teria comunicado sua saída dizendo: "Você não tem calibre como instrumentista". Ela conta que saiu em silêncio do ensaio, mas chorou sozinha na estrada logo depois. "Gritei, descabelei, xinguei feito louca."
Ao tratar do assunto anos depois, Rita demonstrou ter virado a página. "Estou cansada das viúvas dos Mutantes", escreveu na autobiografia, apontando que sua carreira solo — com sucessos, ousadias e reinvenções — merecia o mesmo reconhecimento. Mesmo com a omissão no documentário, Os Mutantes continuam sendo uma parte essencial da história da artista. Mas, como apontou o diretor, a proposta foi mostrar que o brilho de Rita Lee não se limitava a nenhuma formação ou banda específica — e sim à sua própria trajetória.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Rolling Stones anuncia novo álbum de estúdio, "Foreign Tongues"
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Judas Priest escondeu por 10 anos que vivia sem dinheiro, segundo K.K. Downing
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
Correios divulgam data do lançamento do selo comemorativo a Rita Lee
As 6 melhores músicas de rock presentes nas trilhas das novelas do saudoso Manoel Carlos
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
A educada resposta dos Mamonas após Rita Lee dizer duras abobrinhas sobre a banda
Rita Lee pensou em eutanásia após descobrir que estava com câncer, revela livro


