A música do Led Zeppelin que Page gravou sem fazer ideia de como tocaria aquilo ao vivo
Por Bruce William
Postado em 10 de maio de 2025
Jimmy Page sempre teve uma visão clara do que queria ao entrar em estúdio. Diferente de muitos guitarristas que precisavam testar ideias por horas, ele normalmente sabia o que fazer, principalmente quando estava ao lado de John Bonham. A química entre os dois era tão forte que, mesmo sem o baixo de John Paul Jones, os riffs já ganhavam peso e direção.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Na época do "Physical Graffiti", essa confiança estava em alta. Page explorava arranjos mais densos, camadas rítmicas sobrepostas e riffs complexos, sem medo de exagerar. Faixas como "Kashmir", "Ten Years Gone" e "In My Time of Dying" mostram um guitarrista que dominava completamente o estúdio. Mas isso também criava um dilema: como levar tudo isso para o palco?
Ao gravar "Achilles Last Stand" para o disco "Presence", em 1976, Page sabia que estava indo além do que seria fácil reproduzir ao vivo. Com várias guitarras sobrepostas e passagens intricadas, ele não pensou na performance ao vivo, apenas empilhou tudo que achou que poderia funcionar. "Eu estava colocando ali tudo que conseguia pensar", disse durante conversa com a Classic Rock. "Nem cogitei como faríamos aquilo ao vivo."
A canção tem pouco mais de dez minutos e mistura velocidade, peso e arranjos detalhados. No estúdio, parecia o som de uma banda mitológica. Ao vivo, era outra história. Mesmo tendo sido tocada nos shows de Knebworth em 1979, Page admitiu nunca ter se sentido totalmente confortável com ela no palco, relembra a Far Out.
A base sustentada pelo baixo de oito cordas de John Paul Jones ajudava a manter tudo no lugar. A partir dali, Page escolhia em tempo real quais partes da música iria tocar, priorizando o que tivesse mais impacto naquele momento. Era um jogo constante de escolhas, já que não dava para tocar todos os overdubs ao mesmo tempo.
Essa forma de tocar também trazia um elemento de surpresa. Como o arranjo permitia certa liberdade, a execução de "Achilles Last Stand" nunca era exatamente igual. O público podia se perguntar: "Qual trecho virá agora?", e nem mesmo os membros da banda tinham certeza absoluta.
Jimmy Page sempre tratou o estúdio como um laboratório. E quando suas criações escapavam do controle, o palco se tornava um desafio técnico e criativo. "Achilles Last Stand" talvez seja o maior símbolo disso: uma faixa que exigia mais do que qualquer outra e que, mesmo com ensaio e talento, não se deixava domar com facilidade.
No fim das contas, a grandiosidade da gravação se tornou justamente o obstáculo — e também a graça — das performances ao vivo. O que poderia ser um problema virou recurso: Page se adaptava, improvisava e fazia da complexidade uma arma de impacto direto no público.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Por que o Dimmu Borgir, às vezes, gostaria de ser como o Motörhead
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina


A música do Led Zeppelin que Jimmy Page achou que todos entenderiam, mas que nada!
Como o guitarrista de "Hotel California" ajudou o Led Zeppelin a encontrar seu som pesado
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
As duas músicas do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia esquecer
A canção dos anos sessenta que Robert Plant sabia que jamais conseguiria superar
A levada de John Bonham que Robert Plant diz que ninguém conseguiu igualar
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
Os melhores álbuns de todos os tempos, segundo Eric Martin, do Mr. Big
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page disse ter escrito sozinho, mas talvez não
Jimmy Page relembra como era Keith Richards tocando para valer no estúdio
John Bonham criticou o Deep Purple para Ritchie Blackmore (e levou o troco)


