O único membro dos Stones com quem Charlie Watts dizia ter empatia total
Por Bruce William
Postado em 10 de maio de 2025
Charlie Watts nunca foi o típico baterista de rock. Embora tenha dedicado décadas ao som cru e direto dos Rolling Stones, seu coração batia no compasso do jazz. Preferia sutileza à explosão, espaço ao excesso, e talvez por isso mesmo, sempre buscou nos colegas de banda algo além da precisão rítmica: procurava empatia musical.
Rolling Stones - Mais Novidades
Mesmo cercado de figuras fortes como Mick Jagger, Ronnie Wood e, nos primórdios, Brian Jones, foi com Keith Richards que Watts desenvolveu a maior conexão. Não por acaso, Richards era o que menos se importava com as regras tradicionais do virtuosismo. Seus riffs em afinações abertas e sua pegada meio torta sempre buscaram algo mais próximo da sensação do que da técnica. E isso encaixava perfeitamente com a bateria contida e inteligente de Charlie.
Em entrevista dos anos 1990 publicada na Time Is On Your Side (via Far Out), ele foi direto: "Keith Richards é a pessoa mais fácil do mundo de tocar junto, então a gente simplesmente toca como sempre tocou. Eu começo, ele entra. Ou ele começa, eu entro. A gente toca umas três vezes, se olha e ele diz: 'Tenta amanhã'. Keith geralmente dá as ordens porque é ele quem escreve as coisas. E ele sabe quando está certo ou errado."
Richards podia ter fama de desleixado e autodestrutivo, mas em estúdio era focado no essencial: achar o groove certo. Quando esse encaixe acontecia, como em "Honky Tonk Women" ou "Gimme Shelter", era quase como se os dois se fundissem num só instrumento. Uma empatia rítmica que não dependia de teoria, mas de escuta e reação.
A morte de Watts em 2021 encerrou essa conexão, mas a entrada de Steve Jordan no lugar mostra que o espírito da coisa continua. Jordan conhece os gestos, os silêncios e as pausas que faziam parte da linguagem de Charlie. Porque, no fim das contas, empatia musical talvez não se ensine, mas dá pra aprender ouvindo quem sentia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Tesla anuncia detalhes do novo álbum de covers, "Homage"
A capa de disco do Slayer que "grita metal", segundo o guitarrista Kerry King
Produtora se posiciona sobre cancelamento da tour do Rage pelo Brasil

Black Crowes e Whiskey Myers lançam cover para "Star Star", dos Rolling Stones
Rolling Stones lançam amanhã música sob nome falso e segue o mistério sobre novo álbum
Metallica recebeu pedido inusitado ao abrir show dos Rolling Stones, relembra Lars Ulrich
3 músicas subestimadas de 1972 que hoje soam melhores, segundo a American Songwriter
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Quando o Lynyrd Skynyrd irritou Mick Jagger ao abrir o show dos Rolling Stones
O momento que Angus Young deixou de curtir Rolling Stones: "A partir daí, não há nada"


