Guilherme Arantes reflete sobre famosa frase de John Lennon que gerou polêmica
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de maio de 2025
Ao celebrar 50 anos de carreira, Guilherme Arantes fez em suas redes sociais um desabafo sincero sobre o impacto de declarações públicas em trajetórias artísticas. "Um artista pode colocar tudo a perder quando sai falando o que vem na cabeça, ao invés de se concentrar na sua arte", afirmou. Segundo ele, a exposição exagerada fora do campo musical muitas vezes traz consequências indesejadas. "O que você teria feito diferente na sua carreira?", pergunta retoricamente, antes de responder: "Teria composto e cantado mais, e dado muito menos entrevistas. Não teria 'falado' praticamente nada".

Para Arantes, o problema não está apenas no conteúdo das falas, mas em como são usadas: "Falar é fácil. Qualquer um fala. Principalmente coisas que só prejudicaram o próprio rumo, o próprio caminho". Ele ainda critica a imprensa, apontando que "em 80% dos casos das entrevistas, muitas frases foram perniciosamente extraídas das minhas palavras para ‘apimentar’ títulos das matérias". E conclui: "Silence is Golden. É por isso que eu acho que mudei para melhor".
A reflexão veio à tona junto a uma lembrança histórica: a frase dita por John Lennon em 1966, que gerou enorme polêmica. "O cristianismo irá embora. Vai desaparecer e encolher... Somos mais populares que Jesus agora", declarou o Beatle em entrevista ao jornal britânico London Evening Standard. A fala, pouco notada no Reino Unido, causou indignação quando foi republicada nos Estados Unidos. Lá, especialmente na região conhecida como "cinturão bíblico", a reação foi explosiva: queima de discos, boicotes em rádios e até manifestações da Ku Klux Klan.
A repercussão foi tão intensa que Lennon se retratou publicamente: "Se tivesse dito que a televisão era mais popular do que Jesus, ninguém teria ligado. Só usei o termo ‘Beatles’ para exemplificar". Explicou que sua fala refletia a realidade inglesa, onde os jovens estavam mais conectados à música do que à religião. "Não era minha intenção ofender", completou.
Décadas depois, em 2010, o jornal oficial do Vaticano, L’Osservatore Romano, publicou um artigo que relativizava a polêmica: "É verdade, eles usavam drogas e se deixavam levar pelo sucesso. Eles até chegaram a dizer que eram mais populares que Jesus. Mas, ouvindo suas músicas, tudo isso parece distante e insignificante".
Entre os comentários dos fãs de Arantes, muitos endossaram sua visão. "Você tem toda razão. [...] Falar, opinar, ‘lacrar’ deixaram de ser ferramentas de divulgação de uma obra — viraram a obra em si", disse um internauta. Outro ironizou: "Se a Ku Klux Klan se manifestou contra o que o John Lennon falou, o John estava certo em muito do que disse".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de metal cristão Demon Hunter processa Netflix por "Guerreiras do K-pop"
Após 36 edições, MTV exclui categoria "Melhor Videoclipe de Rock" do VMAs
Regis Tadeu detona nova de Tony Iommi: "Merda do tamanho da Torre de Babel"
O álbum que Andreas Kisser já confirmou que vai lançar após o Sepultura
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
O membro dos Ramones que comia baratas e formigas por dinheiro: "Era divertido!"
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
A música do Nirvana que deu trabalho e fez Kurt Cobain perder a voz
A reação do atual guitarrista do Deep Purple ao ver Ritchie Blackmore com a banda
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
As duas bandas que Ozzy Osbourne não queria que o Black Sabbath se tornasse
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Chris Caffery compara volta do Savatage ao retorno do Pantera



O dia que George Harrison fez música para o piloto Emerson Fittipaldi: "Bora tomar 20 caipirinhas"
Quando os Beatles foram ao estúdio socorrer seus concorrentes
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
A música do "Sgt. Pepper's" gravada por John Lennon acidentalmente chapado de LSD
A música dos Beatles que despertou em Scott Stapp a vontade de ser artista
A frase que Paul McCartney escreveu e acreditava que sobreviveria para sempre
Os dois álbuns de meados dos anos sessenta que Jimmy Page colocou no centro da evolução do rock
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
A música que John Lennon gravou como sua despedida: "Como uma premonição"
O clássico dos Beatles que John Lennon considerava o maior poema que já escreveu
A banda de rock brasileira que para Humberto Gessinger era maior que os Beatles


