Judas Priest e a explosiva turnê do British Steel, em 1980
Por Yuri Apolônio
Postado em 10 de maio de 2025
A turnê do "British Steel" ocorre entre os meses de março e agosto de 1980, e incluiu 71 apresentações. Os primeiros shows, ao longo do Reino Unido, incluem como banda de abertura, nada mais, nada menos, do que o Iron Maiden, em fase bem inicial de carreira, antes mesmo do lançamento do seu primeiro LP.
Na perna americana, que inclui quase 40 shows, o Priest foi acompanhado por grupos como: o Scorpions, o Def Leppard, Sammy Hagar e Ted Nugent.
Judas Priest - Mais Novidades
Alberto Macías, em texto sobre o show realizado em Los Angeles, comenta que a banda estava muito diferente desde a última vez que ele os viu. Alberto descreve como maravilhosa a abertura do show, que inicia com o som de uma motocicleta dando partida, até que o vocalista entra pilotando-a entre nuvens de fumaça e gelo seco, ao passo que os músicos atacam seus instrumentos, enquanto o som é disparado por uma parede amplificadores Marshall que ocupam quase todo o palco.
Tom Doyle, que acompanhou o show em Pittsburgh, diz que a atração principal daquela noite, o Judas Priest, que tocou logo após Def Leppard e o Scorpions, veio para provar que o heavy metal veio para ficar e provavelmente ganhar algumas fatias de mercado.
Para Tom, o show foi completo, com máquinas de neblina, luzes estroboscópicas e flashes, tudo usado para aumentar o impacto das músicas e não como distrações.
Como ponto negativo, ele cita a falta de canções clássicas, como "Stained Class" e "Exciter", mas finaliza elogiando a forma que o Judas trabalha o público e dizendo que a noite contou com o melhor pacote que o heavy metal pode oferecer.
Depois da passagem pela América, a banda retorna para a Inglaterra, onde é co-atração principal da histórica primeira edição do festival Monsters of Rock, que contou ainda com atrações como o Saxon e o Scorpions, além do Rainbow como headline.
Finalizada a turnê do "British Steel", o Judas Priest rapidamente retorna ao estúdio para gravar o "Point of Entry", que segue quase que a mesma fórmula do "British Steel", embora, em minha opinião, nessa obra o apelo comercial passa do ponto.
As vendas menores que as do "British Steel", fazem o Priest recalcular a rota e lançar o magnífico "Screaming for Vengeance", em 1982, maior sucesso comercial da carreira do grupo nos Estados Unidos.
Nos anos seguintes, a maré de sucesso prosseguiria com o "Defenders of the Faith", de 1984, e o polêmico "Turbo", de 1986.
Este texto é um trecho do roteiro do vídeo "Judas Priest e a invenção do metal moderno", publicado no canal "No Rastro do Som", no YouTube. Nele, trato detalhadamente da história da banda, disco por disco, até o lançamento de seu maior sucesso, o "British Steel", em 1980. Para assistir o conteúdo completo, é só clicar no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
Dee Snider não sabe se está sendo "corajoso ou estúpido" ao reunir o Twisted Sister

Segundo álbum do Elegant Weapons está pronto, revela vocalista Ronnie Romero
A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
A melhor música do pior disco do Judas Priest, segundo o Heavy Consequence
A banda que "salvou o heavy metal nos anos 90", segundo Rob Halford
Rob Halford: 11 coisas que você não sabia sobre ele


