Judas Priest e a explosiva turnê do British Steel, em 1980
Por Yuri Apolônio
Postado em 10 de maio de 2025
A turnê do "British Steel" ocorre entre os meses de março e agosto de 1980, e incluiu 71 apresentações. Os primeiros shows, ao longo do Reino Unido, incluem como banda de abertura, nada mais, nada menos, do que o Iron Maiden, em fase bem inicial de carreira, antes mesmo do lançamento do seu primeiro LP.
Na perna americana, que inclui quase 40 shows, o Priest foi acompanhado por grupos como: o Scorpions, o Def Leppard, Sammy Hagar e Ted Nugent.
Judas Priest - Mais Novidades

Alberto Macías, em texto sobre o show realizado em Los Angeles, comenta que a banda estava muito diferente desde a última vez que ele os viu. Alberto descreve como maravilhosa a abertura do show, que inicia com o som de uma motocicleta dando partida, até que o vocalista entra pilotando-a entre nuvens de fumaça e gelo seco, ao passo que os músicos atacam seus instrumentos, enquanto o som é disparado por uma parede amplificadores Marshall que ocupam quase todo o palco.
Tom Doyle, que acompanhou o show em Pittsburgh, diz que a atração principal daquela noite, o Judas Priest, que tocou logo após Def Leppard e o Scorpions, veio para provar que o heavy metal veio para ficar e provavelmente ganhar algumas fatias de mercado.

Para Tom, o show foi completo, com máquinas de neblina, luzes estroboscópicas e flashes, tudo usado para aumentar o impacto das músicas e não como distrações.
Como ponto negativo, ele cita a falta de canções clássicas, como "Stained Class" e "Exciter", mas finaliza elogiando a forma que o Judas trabalha o público e dizendo que a noite contou com o melhor pacote que o heavy metal pode oferecer.
Depois da passagem pela América, a banda retorna para a Inglaterra, onde é co-atração principal da histórica primeira edição do festival Monsters of Rock, que contou ainda com atrações como o Saxon e o Scorpions, além do Rainbow como headline.
Finalizada a turnê do "British Steel", o Judas Priest rapidamente retorna ao estúdio para gravar o "Point of Entry", que segue quase que a mesma fórmula do "British Steel", embora, em minha opinião, nessa obra o apelo comercial passa do ponto.

As vendas menores que as do "British Steel", fazem o Priest recalcular a rota e lançar o magnífico "Screaming for Vengeance", em 1982, maior sucesso comercial da carreira do grupo nos Estados Unidos.
Nos anos seguintes, a maré de sucesso prosseguiria com o "Defenders of the Faith", de 1984, e o polêmico "Turbo", de 1986.
Este texto é um trecho do roteiro do vídeo "Judas Priest e a invenção do metal moderno", publicado no canal "No Rastro do Som", no YouTube. Nele, trato detalhadamente da história da banda, disco por disco, até o lançamento de seu maior sucesso, o "British Steel", em 1980. Para assistir o conteúdo completo, é só clicar no vídeo abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps