Tom Morello conta como o Rage Against the Machine criou o mais odiado subgênero do metal
Por André Garcia
Postado em 09 de maio de 2025
Ao longo dos anos 80 e começo da década seguinte o heavy metal estava tão presente na cultura pop que em filmes, séries e desenhos que retratassem jovens sempre tinha no meio um metaleiro (geralmente o barra-pesada do grupo). Algo que Stranger Things adotou ao incluir o personagem Eddie Munson na quarta temporada.
O metal nasceu na década de 60, se desenvolveu na década de 70 e conquistou o mundo na década de 80. Nos anos 90, por outro lado, após a explosão do grunge as grandes bandas de metal como Iron Maiden, Metallica, Scorpion, Megadeth e Judas Priest todas entraram em baixa.
RATM - Mais Novidades

E na lacuna deixada por elas surgiu o nu metal: uma mistura de metal com rock industrial e rap que modernizou o gênero para a nova geração. Só que, como o metal é uma música ortodoxa, quem era mais das antigas torceu o nariz para aquele papo de vocalista rapper, de botar um DJ na banda e ter alergia a solos de guitarra.
Em vídeo disponível no YouTube o guitarrista Tom Morello contou como o Rage Against the Machine (sem querer) acabou dando origem ao nu metal:
"Para o bem ou para o mal, o Rage Against the Machine parece ter plantado as sementes para o gênero que ficou conhecido como nu metal. Foi mal aê! O Rage criou um gênero e conquistou uma dedicada base de fãs pelo mundo, mas a gente não atendia às demandas dela."

"A gente lançava um disco a cada quatro anos. Nesse meio tempo as gravadoras ficavam pensando 'Não seria bom se a gente tivesse uma banda que soasse como eles, mas cantasse sobre garotas e aparecesse para gravar videoclipes?' E nessa acabou que surgiu um novo gênero."
A ordem cronológica dos fatos está do lado da visão que tem Morello. O R.A.T.M. surgiu no começo dos anos 90 e fez um sucesso já em seu álbum de estreia. Já bandas como Korn e Limp Bizkit surgiram em meados da década, mas só foram realmente fazer sucesso na virada do século. O começo dos anos 2000 foi o auge do gênero com bandas como Korn, Limp Bizkit, System of a Down, Linkin Park, Slipknot, Papa Roach e etc todas no auge.

Quem estava na adolescência e descobrindo o rock adorou o nu metal, mas quem era mais das antigas odiou. Esse foi o caso, por exemplo, de Dave Mustaine, líder do Megadeth.
Em entrevista para a LifeMinute, ele disse:
"Teve uma época nos anos 2000 que tinha aquelas bandas (chamadas acho que de nu metal) que não faziam solo nenhum. Por que será que não faziam solo? Eles não sabiam solar! Graças a Deus, aquele gênero sumiu. […] Eu diria que, se você toca em uma banda de nu metal, provavelmente sofreria para tocar até 'Johnny B. Goode'. Então fico feliz que aquilo tenha desaparecido."
E em 2011, à Metal Hammer, ele já tinha declarado:
"Hoje em dia ninguém nem lembra mais de nu metal [risos]! Era tanta m*rda que lançavam… Nem tinha solo de guitarra. […] Foi um período sombrio para o metal, mas conseguimos superar."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps