A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de abril de 2025
Mick Jagger nunca foi conhecido por medir palavras — principalmente quando se trata de comentar sobre outros artistas. Embora tenha distribuído elogios pontuais ao longo das décadas, como para Bob Dylan, Jimi Hendrix, The Strokes e The Hives, o vocalista dos Rolling Stones sempre teve um gosto especial por provocar concorrentes. E nenhuma fase acentuou tanto essa postura quanto o estouro do punk rock na segunda metade dos anos 1970.
Rolling Stones - Mais Novidades
Com o surgimento de bandas como Sex Pistols e The Clash, o rock clássico — e seus ícones, como os Stones — passou a ser visto como parte do "sistema" que o punk tanto buscava destruir. Jagger, que até então ostentava a imagem de rebelde máximo do rock britânico, reagiu com ironia, sarcasmo e, em certos casos, com desprezo absoluto.
Foi assim com os Stranglers, banda punk britânica que, para muitos, representava uma vertente mais refinada do gênero, com forte presença instrumental e letras provocativas. Para Jagger, no entanto, isso não bastava. Em uma entrevista à NME em 1977 (via Far Out), ele não economizou nos adjetivos:
"Não acha que os Stranglers são a pior coisa que você já ouviu na vida? Eu acho. Eles são horríveis, lixo puro. Tão estúpidos. Uma porcaria nauseante."
Sem justificar os ataques, Jagger despejou sua irritação em uma diatribe que ficou marcada como uma das mais virulentas de sua carreira. Embora não tenha especificado os motivos de tanto desprezo, o momento reflete o choque geracional entre o rock dos anos 1960 e o movimento punk que ganhava força — ambos rebeldes à sua maneira, mas em direções opostas.
A resposta dos Stranglers
A banda não só não se abalou com a crítica — como se fortaleceu com ela. Jean-Jacques Burnel, baixista e vocalista dos Stranglers, disse anos depois à Radio Times que ser odiado fazia parte da mística do grupo: "Se o show não terminava em tumulto ou se não éramos vaiados, algo estava errado."
Com essa filosofia provocadora, os Stranglers surfaram o caos da Grã-Bretanha sob Margaret Thatcher e venderam, ao longo dos anos, cerca de 40 milhões de discos — mais do que os Sex Pistols ou os Clash, como Burnel fez questão de destacar com certo gosto pela revanche. "É menos que o U2, mas eles são chatos e presunçosos. Os Rolling Stones foram incríveis... nos primeiros dez anos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
Os três melhores discos do Black Sabbath, de acordo com a Classic Rock
Cinco shows imperdíveis que rolarão no Bangers Open Air 2027, por Mateus Ribeiro
Com 110 atrações já confirmadas, Graspop Metal Meeting atualiza cast para 2027
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
A música do Guns N' Roses que é híbrido entre Steven Adler e Matt Sorum, segundo Frank Ferrer
A música do Soulfly que se aproxima de "Roots", segundo Max Cavalera
Por que o Iron Maiden deixou as feras mitológicas de lado, segundo Janick Gers
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Por que o rock nacional demorou tanto a reconhecer o verdadeiro tamanho de Pitty
Bono (U2) explica recusa a encontro para conversa com Donald Trump


A música dos Stones que Keith Richards considera a gravação mais importante de Charlie Watts
A banda que Keith Richards achava vazia e Paul Stanley põe no topo do rock
O músico que resumia os Estados Unidos para Charlie Watts, dos Rolling Stones
As bandas que Mick Jagger e Keith Richards não conseguiam suportar
Qual é o pior álbum dos Rolling Stones? Não há consenso sobre os maiores fracassos
Carta em que Brian Jones convida Charlie Watts para entrar nos Rolling Stones é leiloada
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
A banda que vendeu 100 milhões de discos e Keith Richards chamou de poser
Por que John Lennon errou ao superestimar Elvis, segundo Bernie Taupin
Os 30 melhores álbuns do blues rock britânico segundo a Classic Rock
Momentos bizarros: histórias de Ozzy, Stones, Who e outros
A melhor música dos Beatles de todos os tempos, segundo Keith Richards do Rolling Stones


