A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de abril de 2025
Mick Jagger nunca foi conhecido por medir palavras — principalmente quando se trata de comentar sobre outros artistas. Embora tenha distribuído elogios pontuais ao longo das décadas, como para Bob Dylan, Jimi Hendrix, The Strokes e The Hives, o vocalista dos Rolling Stones sempre teve um gosto especial por provocar concorrentes. E nenhuma fase acentuou tanto essa postura quanto o estouro do punk rock na segunda metade dos anos 1970.
Rolling Stones - Mais Novidades
Com o surgimento de bandas como Sex Pistols e The Clash, o rock clássico — e seus ícones, como os Stones — passou a ser visto como parte do "sistema" que o punk tanto buscava destruir. Jagger, que até então ostentava a imagem de rebelde máximo do rock britânico, reagiu com ironia, sarcasmo e, em certos casos, com desprezo absoluto.
Foi assim com os Stranglers, banda punk britânica que, para muitos, representava uma vertente mais refinada do gênero, com forte presença instrumental e letras provocativas. Para Jagger, no entanto, isso não bastava. Em uma entrevista à NME em 1977 (via Far Out), ele não economizou nos adjetivos:
"Não acha que os Stranglers são a pior coisa que você já ouviu na vida? Eu acho. Eles são horríveis, lixo puro. Tão estúpidos. Uma porcaria nauseante."
Sem justificar os ataques, Jagger despejou sua irritação em uma diatribe que ficou marcada como uma das mais virulentas de sua carreira. Embora não tenha especificado os motivos de tanto desprezo, o momento reflete o choque geracional entre o rock dos anos 1960 e o movimento punk que ganhava força — ambos rebeldes à sua maneira, mas em direções opostas.
A resposta dos Stranglers
A banda não só não se abalou com a crítica — como se fortaleceu com ela. Jean-Jacques Burnel, baixista e vocalista dos Stranglers, disse anos depois à Radio Times que ser odiado fazia parte da mística do grupo: "Se o show não terminava em tumulto ou se não éramos vaiados, algo estava errado."
Com essa filosofia provocadora, os Stranglers surfaram o caos da Grã-Bretanha sob Margaret Thatcher e venderam, ao longo dos anos, cerca de 40 milhões de discos — mais do que os Sex Pistols ou os Clash, como Burnel fez questão de destacar com certo gosto pela revanche. "É menos que o U2, mas eles são chatos e presunçosos. Os Rolling Stones foram incríveis... nos primeiros dez anos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora


Joe Perry explica o erro dos Beatles que os Rolling Stones por pouco não cometeram
As 20 melhores músicas dos anos 2020, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Brian Jones escondia dos Stones que ganhava mais dinheiro e espancava fãs?
São Paulo pode ter mega show como Copacabana; Stones, U2 e Foo Fighters são cotados
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Os cinco bateristas favoritos de Charlie Watts, dos Rolling Stones
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O lendário guitarrista que Keith Richards odiava: "Por anos eu não podia nem olhar para o cara"
O guitarrista porto-riquenho e cego considerado por Keith Richards "muito melhor que eu"


