O lendário rockstar que tocou para o presidente e foi parar na prisão poucas semanas depois
Por Bruce William
Postado em 04 de abril de 2025
Chuck Berry é um dos nomes mais influentes e respeitados do rock. Nos anos 1950, composições como "Johnny B. Goode" e "Roll Over Beethoven" são parte essencial da história, e ajudaram a dar uma aparência ao estilo que definiria as gerações seguintes. Por isso, mesmo décadas mais tarde, ele seguia reverenciado como uma lenda viva e se apresentava como atração nostálgica em shows e eventos de prestígio.
Chuck Berry - Mais Novidades

Em 1º de junho de 1979, Berry teve um desses momentos de consagração máxima. A convite do então presidente Jimmy Carter, participou de um concerto especial na Casa Branca, promovido pela Black Music Association. Na plateia estavam artistas, empresários e autoridades, todos reunidos para celebrar a música negra e sua importância cultural.
Mas apenas três dias depois, em 4 de junho, o cenário mudou, relembra a Far Out. Berry compareceu ao tribunal e se declarou culpado por sonegar cerca de 100 mil dólares em impostos federais relativos ao ano de 1973. Ele não foi preso naquele momento, mas o contraste entre a pompa do evento presidencial e a realidade do tribunal não passou despercebido. A sentença definitiva veio em agosto: quatro meses de prisão e quatro anos de liberdade condicional.

Essa foi sua segunda passagem pela justiça. A primeira, nos anos 60, envolvia a acusação de transportar uma menor entre estados, além de um histórico anterior de assalto à mão armada na juventude. Dessa vez, também não houve perdão presidencial nem exceções, Berry cumpriu a pena normalmente, longe dos palcos. Em 1990, Berry foi novamente preso sob acusação de ter instalado uma micro-câmera no banheiro feminino de seu restaurante. Em uma batida realizada em sua casa foram achados, além dos vídeos, drogas e armas.
Mesmo com os problemas legais e os aspectos controversos de sua vida, o legado musical de Chuck Berry permanece. Mas a sequência de 1979 ficou como um lembrete de que nem mesmo as lendas escapam das consequências.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps