Como a morte de Freddie Mercury levou o Iron Maiden a alterar letra de clássico
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de setembro de 2024
A morte de Freddie Mercury, vocalista icônico do Queen, teve um impacto profundo na cena musical da época, e um dos reflexos desse luto se deu na obra do Iron Maiden. No livro "Fear of the Dark – Um Clássico do Iron Maiden", o autor Stjepan Juras revela como a perda de Mercury influenciou a composição da canção "Fear is the Key", escrita por Bruce Dickinson e Janick Gers e lançada no álbum que batiza o livro.
Segundo Juras, a trágica morte de Mercury fez com que Bruce decidisse alterar a letra de "Fear is the Key", que trata da AIDS. Com o intuito de refletir sobre a indiferença social em relação à doença, Bruce acrescentou um verso que se tornou marcante: "and nobody cares till somebody famous dies" (tradução: "e ninguém se importa até alguém famoso morrer").
Além disso, o contexto em que a música foi criada foi ainda mais impactante, pois coincidia com o diagnóstico de HIV positivo do famoso jogador de basquete Magic Johnson. Bruce começou a trabalhar na canção pouco antes da morte de Mercury, e Juras menciona que a música carrega um toque característico do Led Zeppelin, ampliando seu apelo emocional.
Confira o trecho em que o verso aparece: "I hear your secret heartbeat / I can hear your silent cries / The kids have lost their freedom / And nobody cares 'til somebody famous dies". Na tradução: "Eu ouço o seu coração secreto / Posso ouvir seus gritos silenciosos / As crianças perderam sua liberdade / E ninguém se importa até que alguém famoso morra." O livro está com desconto de 20% no site da editora Estética Torta com o cupom WHIPLASH20.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps