Mick Jagger: ele gravou um disco blues em 1992, mas nunca lançou
Por Igor Miranda
Postado em 07 de dezembro de 2016
"Blue & Lonesome", disco dos Rolling Stones com releituras de clássicos do blues, reforçou a conexão que a banda tem com o tradicional gênero musical. Entretanto, não foi a primeira experiência de um dos integrantes do grupo com um projeto do tipo.
Rolling Stones - Mais Novidades
Em 1992, Mick Jagger trabalhou em um disco de releituras de clássicos do blues. Na época, ele contou com a colaboração do produtor Rick Rubin para tirar o projeto do papel.
A ideia
Mick Jagger pensava em gravar um álbum do tipo desde agosto de 1990, com o fim da turnê que divulgava o álbum "Steel Wheels" (1989). Entretanto, ele já trabalhava, também com Rick Rubin, em um full-length com com músicas autorais, que viria a ser "Wandering Spirit" (1993).
O frontman dos Stones deu uma pausa nas gravações de "Wandering Spirit" e retomou o projeto de blues que havia pensado. Rick Rubin, por sua vez, recomendou a contratação da banda Red Devils, de Los Angeles, para acompanhar Jagger no projeto.
Antes, era necessário um teste de fogo: em maio de 1992, Mick Jagger foi a um show dos Red Devils e cantou alguns standards do blues, como "Who Do You Love?" (Bo Diddley) e "Blues With A Feeling" (Little Walter). Deu certo: com a química que rolou durante o show, Jagger se empolgou e começou a projetar o novo disco com releituras de canções blues.
Gravações
Em junho de 1992, Mick Jagger, Rick Rubin e os Red Devils começaram a trabalhar, juntos, no estúdio Ocean Way Recording, em Hollywood.
O processo de gravação foi bastante simples: Jagger pegou alguns discos de blues, tocou suas músicas favoritas apenas uma vez e pediu para que os instrumentistas fizessem uma jam a partir do que haviam escutado. A ideia era que tudo soasse espontâneo, sem ensaios.
O resultado foi uma maratona de 13 horas de gravação, regada a muito blues, que renderam mais de 12 músicas. A maior parte das canções foi gravada em takes iniciais. Nada sofisticado, assim como "Blue & Lonesome", registrado todo ao vivo.
Material engavetado
Apesar de ter agradado, Mick Jagger nunca lançou o material gravado com os Red Devils. E não há, nem mesmo, uma justificativa aparente, visto que o material é de boa qualidade: os Devils tocam muito bem e Jagger interpreta o cancioneiro bluesy de forma legítima.
Curiosamente, Mick Jagger voltou a trabalhar em "Wandering Spirit" logo após a aventura blues. Em termos comerciais, foi a melhor aposta que Jagger poderia ter feito: o disco vendeu bem e chegou ao top 15 das paradas dos Estados Unidos e Reino Unido. Nada nas proporções dos Rolling Stones, mas um bom resultado para quem tem uma tímida discografia solo.
A única canção de tais sessões que chegou à luz do dia no catálogo de Jagger foi a versão para "Checkin' Up On My Baby" (Sonny Boy Williamson II). A faixa está presente na coletânea "The Very Best Of Mick Jagger" (2007).
Por outro lado, há anos, as gravações têm sido distribuídas por meios não-oficiais, em formato de bootleg. Hoje em dia, evidentemente, a versão completa está presente no YouTube.
Ouça:
Veja também:
Comente: Conhecia este disco?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
O que é o tratamento de neuromodulação que Mingau, do Ultraje a Rigor, está fazendo
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Como foram os shows do Faith No More com Courtney Love nos vocais, segundo o baixista Bill Gould
Bruce comenta "Fear of the Dark" e diz que integrante do Iron Maiden tem medo de escuro
O clássico dos anos 1970 que Bono, do U2, achava que fosse uma oração
A música do Iron Maiden que não fez sucesso por tema ser desconhecido fora da Inglaterra


Pollstar divulga lista dos 25 artistas que mais venderam ingressos no século atual
O maior frontman de todos os tempos, segundo o saudoso Ozzy Osbourne
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Leilão com itens raros dos Rolling Stones em dezembro tem até guitarra usada pro Brian Jones
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"



