Quiet Riot: quebrando disco de banda brasileira em 1985

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Willba Dissidente, Fonte: Robertinho METAL de Recife
Enviar correções  |  Comentários  | 

Em Abril de 1985 o QUIET RIOT começava um franco declínio. Dois anos antes eles foram a primeira banda a emplacar um disco de Heavy Metal como o álbum mais vendido do mundo, superando Thriller de Michael Jackson. Era o ano do LP Metal Health com a faixa título e, principalmente, Cum On Feel The Noise (cover do SLADE, feito a pedido da gravadora) estourando em todo lugar. Chega 1984 com o lançamento de Condition Critical, um excelente disco, mas que falhou em repetir o sucesso do anterior; ocasionado a saída do baixista Rudy Sarzo (anteriormente no OZZY OSBOURNE e depois do WHITESNAKE, BLUE ÖYSTER CULT e muito outros). Esse foi o QUIET RIOT que aportou para realizar shows no Brasil, numa época em que poucas bandas estrangeiras vinha para cá.

1900 acessosHeavy Metal: em vídeo, dez grandes hinos sobre o gênero5000 acessosSlipknot: Corey Taylor abandona os palcos se o Guns se reunir

A formação clássica do QUIET RIOT
A formação clássica do QUIET RIOT

Para a época, a tour do QUIET RIOT no Brasil era algo fora de escala, pois englobava quatro importantes capitais: Porto Alegre (Gigantinho), São Paulo (Corinthians), Rio de Janeiro (Maracanâzinho) e Belo Horizonte (Mineirinho). Como 'opening act' dos gringos foi escolhido um dos maiores músicos brasileiros, que já havia gravado de brega à música pop, e agora tinha lançado um lp de Heavy Metal / Hard Rock por uma gravadora major: o soberbo guitarrista ROBERTINHO DE RECIFE (que fez fama com o TREM DA ALEGRIA e YAHOO). Radicado na capital carioca, Robertinho tinha como banda de apoio o METALMANIA, formado pelo vocalista Lucky "Lizard" Luciano (posteriormente do X-RATED), o baterista Renato Massa e o baixista Beto Ibeas (os dois últimos gravaram o LP 'Metalmania', em que Robertinho assumiu a voz junto com as guitarras).

A banda do guitar hero brazuca fez os três primeiros shows, se ausentando da última data do giro (BH), devido a uma greve dos aeroviários "decidimos então não ir devido as dificuldades de transporte do equipamento", explica o baixista Ibeas. As três apresentações das duas bandas foram marcadas por fatos que ao longo dos ano se tornaram lendas, como, por exemplo, que ROBERTINHO DE RECIFE havia sido convidado a substituir Carlos Cavazo (atualmente do RATT) no QUIET RIOT. Tais 'telefones sem fio' foram desmentidos pelo vocalista e baixista do METALMANIA na comunidade 'Robertinho METAL de Recife' no Orkut.

ROBERTINHO DE RECIFE & METALMANIA. Fonte: Lucky Luciano
ROBERTINHO DE RECIFE & METALMANIA. Fonte: Lucky Luciano

"O Kevin Dubrow, me desculpem os fãs, mas era um grande babaca sem classe, virava a cara e era debochado", dispara o vocalista Lucky Luciano ao lembrar dos três lendários shows. De acordo com o METALMANIA, o QUIET RIOT não esperava que a banda de abertura fosse empolgar tanto a platéia. "É bem possível que os Quiet tenham ficado impressionados, mas, tirando o Frank (Banali, futuramente do W.A.S.P.), que foi nos abraçar no nosso camarim e tirar fotos juntos, o resto foi bem antipático conosco", relembra Ibeas no orkut.

Luciano concorda que o baterista do QUIET RIOT foi o único simpático com os músicos brasileiros. "Os caras do QUIET RIOT eram meio malas... o Frankie Banali era o único mais amigável, no primeiro show da turnê (em Porto Alegre) ele foi no nosso camarim, encheu a banda de elogios, disse que a gente tinha algo de diferente das bandas gringas". Ainda assim, tanto o baixista quanto o vocal de ROBERTINHO DE RECIFE contam uma estória triste aos fãs brasileiros.

"Nós demos de presente um álbum do Metalmania pra eles (do QUIET RIOT) e o Robertinho os flagrou momentos depois, esfregando o disco na parede do camarim deles... sabia dessa?", indaga Beto Ibeas. Lucky Luciano ressalta que o fato se deu no Rio de Janeiro, sendo DuBrow e Cavazo os perpetuadores do desrespeito. Infelizmente, o vocalista confessa que "essa atitude de maltratar bandas de abertura é algo corriqueiro".

Confira no vídeo abaixo o maior clássico Metal de ROBERTINHO DE RECIFE (1984), registrado em vinil antes da entrada de Lukcy Luciano:

Nota: o autor da matéria, que é fã das duas bandas, lamenta profundamente o ocorrido.

Sites relacionados (em português / inglês):

http://www.robertinhoderecife.com.br
http://pt-br.facebook.com/quietriot

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

1900 acessosHeavy Metal: em vídeo, dez grandes hinos sobre o gênero31 acessosEm 01/12/1978: Quiet Riot lança o álbum Quiet Riot II10 acessosEm 19/07/1993: Quiet Riot lança o álbum Terrified17 acessosEm 04/08/2017: Quiet Riot lança o álbum Road Rage13 acessosEm 27/07/1984: Quiet Riot lança o álbum Condition Critical12 acessosEm 23/03/1999: Quiet Riot lança o álbum Alive And Well0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Quiet Riot"

Randy RhoadsRandy Rhoads
"Gostaria que me vissem como herói da guitarra"

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Bob Daisley e Lee Kerslake desmentem versão de Banali

CuriosidadesCuriosidades
10 músicas que foram "tomadas" emprestadas

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Quiet Riot"0 acessosTodas as matérias sobre "Robertinho do Recife"


SlipknotSlipknot
Corey Taylor abandona os palcos se o Guns se reunir

Iron MaidenIron Maiden
Veja Bruce abandonando o palco em 1999

SlashSlash
Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?

5000 acessosOccult Rock: dez novas ótimas bandas para você conhecer5000 acessosDream Theater: o suposto plágio de música de Leandro & Leonardo?5000 acessosMaquiagem, spikes e sorrisos: conheça o Happy Black Metal5000 acessosDe Mary Hopkin a Turisas: o "lá lá lá lá" do Silvio Santos5000 acessosPunk: 10 músicos que são mais ricos do que você pensa5000 acessosSeparados no nascimento: Andre Matos e Steve Perry

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 28 de setembro de 2012
Post de 03 de outubro de 2012
Post de 04 de outubro de 2012
Post de 16 de dezembro de 2014
Post de 17 de dezembro de 2014
Post de 11 de julho de 2016
Post de 20 de março de 2017


Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online