Matérias Mais Lidas

imagemDez músicas muito legais do Iron Maiden que não são cantadas por Bruce Dickinson

imagemKiko Loureiro explica por que acha uma merda seu solo de guitarra em "Rebirth"

imagemTico Santta Cruz sai em defesa de Juliette na polêmica com Samantha Schmutz

imagemAdrian Smith e a volta ao Maiden: "queriam o Bruce e já tinham dois guitarristas"

imagemQuando Angus Young, do AC/DC, detonou o Led Zeppelin e os Rolling Stones

imagemJonathan Davis, do Korn, explica qual seu problema com o Cristianismo

imagemPhil Campbell conta como era fácil "comprar" Lemmy pra fazer qualquer coisa

imagemVocalista do Gwar diz que integrantes do Maiden são "um bando de velhas britânicas"

imagemComo o Lollapalooza desmereceu Ozzy Osbourne e ele deu a volta por cima

imagemClassic Rock lista 15 músicas do saudoso Chris Cornell que você precisa conhecer

imagemMetallica divulga vídeo de "Whiskey In The Jar" ao vivo em Curitiba

imagemOzzy achou que integrantes do Metallica estavam tirando uma com sua cara durante turnê

imagemLes Claypool, do Primus, explica por que não se tornou baixista do Metallica

imagemDiretor afirma que Ozzy e Sharon não liberaram imagens para documentário de Randy Rhoads

imagemO segredo da longevidade do baixista do Guns N' Roses tem inspiração nos Stones


Stamp

Rock Cristão: as principais bandas nacionais

Por Tiago Abreu
Em 04/05/15

O rock cristão brasileiro existe desde a década de 60, embora o preconceito de líderes e religiosos tenha atrapalhado muitos músicos e bandas em seu início, que tinham forte influência do movimento hippie. Esta juventude via a necessidade de expressar sua fé de uma forma mais natural, menos mecânica e menos religiosa do que existia na época.

Esta vertente do rock começou a realmente ganhar força nos anos 80, quando alguns músicos convertidos ao protestantismo começaram a "dar a cara para bater" e entraram, quase, em um confronto direto com os ideais de certas instituições, que fecharam as portas para o rock.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Conheça (ou relembre), as principais bandas nacionais de rock cristão até os dias de hoje.

REBANHÃO

A primeira banda que alcançou sucesso nacional, o rock progressivo do REBANHÃO foi a realização de um sonho de um músico negro, pobre, altamente intelectual e filho de mãe solteira, vítima da exclusão social forte no país. Janires não tinha a fé cristã e tocava na cena musical de Brasília, até que se envolveu com drogas e foi preso. Durante este ínterim, se tornou protestante, resolvendo levar sua arte pro meio cristão. As lideranças religiosas o viam como ameaça, mas sua influência alcançou a juventude numa igreja do Rio de Janeiro, que o recebeu. Ali um jovem, chamado Pedro Braconnot, mais tarde fundaria a banda com Janires. Pedro era tecladista e tinha se tornado cristão, após ter sido ateu.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Juntamente com outros músicos, o REBANHÃO lançou seu primeiro disco em 1981, e teve sua capa censurada. Muitos líderes religiosos afirmaram que sua música era satânica, mas quanto mais polêmicas, mais pessoas se interessavam a ouvir. Com a saída e posterior morte de Janires, Pedro Braconnot (teclado/vocal), Carlinhos Felix (guitarra/vocal) e Paulo Marotta (baixo/vocal) seguiram como integrantes por longos anos. A banda, ao longo dos anos promoveu a modernização, principalmente técnica, da música cristã. Os três músicos, engenheiros formados pela UFRJ e UERJ mantinham contato direto com músicos do nicho não-cristão.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O REBANHÃO foi a primeira banda do nicho protestante a se apresentar em casas de shows do círculo não religioso e a lançar discos por multinacionais. Em 1991, Carlinhos e Paulo deixaram a banda, e Pedro seguiu na ativa até 2000 com outros músicos. Durante este tempo, foram fortes críticos da "mercantilização da música cristã". Em 2014, o grupo (Pedro, Carlinhos, Paulo e Pablo Chies) voltou as atividades e promete gravar novos trabalhos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

OFICINA G3

Fundada em 1987, a banda, nos dias de hoje contém apenas Juninho Afram como membro da formação original. Até meados de 1997, o grupo teve Luciano Manga como vocal, e nos anos anteriores, a participação de Wagner Maradona, Túlio Regis e outros músicos. Com a entrada de Duca Tambasco (baixo) e Jean Carllos (teclado), a Oficina gravou aquele que é considerado por muitos o seu maior clássico, o álbum "Indiferença".

Luciano Manga precisou deixar a banda, e trouxe o cantor PG para substituí-lo. Durante esta época, a Oficina gravou álbuns acústicos e orientou seu som, anteriormente do hard rock, para uma sonoridade próxima ao pop rock. Foi nessa época em que a banda participou do Rock in Rio, fato importante. No ano seguinte, o baterista original, Walter Lopes, deixou a banda. Juninho Afram, conhecido por sua proficiência na guitarra, tornou-se o líder.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após um álbum de new metal controverso e a saída de PG, o trio Juninho/Duca/Jean gravou um de seus álbuns mais elogiados, "Além do que os Olhos Podem Ver" com Afram nos vocais. Após a gravação de "Elektracustika", o músico Mauro Henrique foi integrado como vocalista, e o grupo passou pela breve passagem de Alexandre Aposan como integrante.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

KATSBARNEA

Fundada em São Paulo por Brother Simion (vocal/guitarra), Paulinho Makuko (percussão/vocal), Tchu Salomão (baixo) e Marcelo Gasperini (bateria), a banda se tornou conhecida no fim dos anos 80 devido à Simion, o principal compositor e vocalista do grupo. Com uma mudança constante de músicos, o Kats se estabeleceu com o baixista Jadão, e posteriormente com o guitarrista Déio Tambasco. Em 1998, Brother Simion seguiu com Jadão em carreira solo, enquanto ex-integrantes resolveram reformular a banda, desta vez com Paulinho Makuko como vocalista.

Problemas internos fizeram com que a banda entrasse em hiato em 2003. Brother Simion seguiu em carreira solo, Paulinho Makuko também. Em 2007, Makuko resolveu reunir Marcelo Gasperini e Déio Tambasco, gravando, sob produção musical de Dudu Borges, o álbum "A Tinta de Deus". Com outros músicos, Paulinho segue na ativa com o KATSBARNEA.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal



Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

CATEDRAL

Uma das mais polêmicas do rock cristão (embora não aceitem ser definidos como uma banda de rock cristão), o Catedral iniciou suas atividades em 1987, sendo a banda mais famosa do gênero nos anos 90. A característica principal de suas faixas são as críticas sociais e baladas românticas. Em 1999, resolveram expandir seu trabalho para o nicho não-cristão através da Warner Music. Após uma série de hoax e uma entrevista polêmica para a Usina do Som, seu guitarrista morreu em um acidente, e o vocalista Kim envolveu-se em polêmicas com ex-integrantes do LEGIÃO URBANA. A voz de Kim é sempre comparada com a de Renato Russo.

Atualmente, a banda está na Sony Music, onde relançou o último álbum, "Maior Idade Musical".


FRUTO SAGRADO

Outra banda fortemente polêmica, o FRUTO SAGRADO tornou-se nacionalmente conhecido através do trio Marcão (vocal/baixo), Bênlio Bussinger (teclado/guitarra) e Flávio Amorim (bateria). Suas músicas são características por críticas sociais e críticas contra a religião.

Com a saída de Flávio Amorim (bateria), a entrada de Bene Maldonado (guitarra) e Sylas Jr. (bateria), o grupo atualizou seu som, mas se envolveu em crises internas. Durante a época em que entraram na MK Music e lançaram seu disco mais conhecido, Bênlio Bussinger afirmou ter saído da banda e foi processado pelo vocalista Marcão (Marcão perdeu o processo). Anos depois, após uma série de histórias dos bastidores da banda reveladas publicamente, os dois se reconciliaram. Marcão saiu da banda, e Bene e Sylas seguiram na ativa com outro vocalista, chamado Vanjor.


RESGATE

Caracterizada por ser a banda que, em 25 anos de carreira manteve praticamente intacta sua formação, o quarteto formado por Zé Bruno (vocal/guitarra), Hamilton Gomes (guitarra), Marcelo Amorim (baixo) e Jorge Bruno (bateria) são amigos que tocam juntos desde os anos 80. A banda lançou seu primeiro trabalho em 1991, mas seu disco de maior popularidade de público e crítica é "On The Rock", de 1995, produzido por Paulo Anhaia, clássico do rock cristão nacional.

Em 2005, o tecladista e produtor Dudu Borges, que tocava há muitos anos com a banda, foi integrado, o que fez com que a sonoridade do RESGATE se tornasse mais ousada. Em 2010, lançaram "Ainda não é o Último", que se tornou outro disco bem avaliado pelo público e mídia especializada. Em 2012, devido à sua popularidade como produtor no meio sertanejo e pouco tempo disponível, Borges precisou deixar o RESGATE, que voltou a trabalhar com Paulo Anhaia, lançando o álbum "Este Lado para Cima".

Mais recentemente, seus membros também tem sido fortemente críticos do meio religioso, principalmente seu vocalista Zé Bruno, que também é engenheiro civil e teólogo.



STAUROS

Da cena do metal, o STAUROS lançou "O Sentido da Vida" em 1997, seu trabalho mais conhecido. Com dois discos para o mercado exterior seguintes, a banda optou por fazer um repertório totalmente em inglês. Após um hiato e um retorno recente, a banda lançou, em 2014, o álbum "Vale das Sombras".



METAL NOBRE

Banda da cena de Brasília, possui muitos anos de carreira, e foi fundada em 1997, por JT, Kenny Gouveia, Pedro Pantoja e Maurício Barbosa. A gravação mais recente do grupo é "Made in Brasil", lançado em 2012, e que foi gravado no Distrito Federal, Goiás, São Paulo e Amazonas.



AEROILIS

A AEROILIS foi a primeira banda de rock alternativo na cena e a precursora do chamado novo movimento, um movimento musical que tem como bandeira a defesa de que os músicos cristãos podem produzir uma música para todos os públicos, sem letras religiosas. A banda lançou seu primeiro trabalho de forma totalmente independente em 2004, enquanto seu segundo disco foi lançado em 2010, "Nada Mais Além". Raphael Campos, vocalista, tecladista e guitarrista era o produtor musical e arranjador da banda, com a maior parte das letras escritas pelo baterista do grupo, Arvid Auras. No entanto, em 2013 anunciaram o fim da AEROILIS.


TANLAN

Do mesmo movimento originado pela AEROILIS, a TANLAN é uma banda de rock gaúcho, que lançou seu primeiro EP em 2005. Seu álbum "Tudo que eu Queria", em 2008 foi bem aceito pelo público em geral, o que atraiu a atenção da Sony Music para que seu álbum "Um Dia a Mais" fosse lançado pela multinacional em 2012. Atualmente, é caracterizada por Fábio Sampaio (vocal/guitarra), Beto Reinke (guitarra e teclado), Tiago Garros (baixo) e Fernando Garros (bateria).



PALAVRANTIGA

Eram a banda de apoio da cantora Heloisa Rosa, e decidiram montar uma banda própria quando o tecladista Marcos Almeida apresentou um repertório autoral. A banda lançou dois álbuns com alta popularidade, "Esperar é Caminhar" (2010) e "Sobre o Mesmo Chão" (2012), impulsionando a cena do novo movimento. Almeida, o único compositor, deixou a banda em 2014, e segue em carreira solo. O trio, formado por Josias Alexandre, irmão de Heloisa Rosa (guitarra), Lucas Fonseca (bateria) e Felipe Vieira (baixo) preparam um novo disco, sem informações de quem será o vocal.



ROSA DE SARON

Conhecida por ser a banda de rock mais notável do segmento católico, a banda tem-se destacado na cena nacional fortemente nos últimos anos, mas tem sua origem nos anos 80. Atualmente, apenas o baixista Rogério Feltrin é da formação inicial.

Embora a sonoridade da banda fosse pautada no heavy metal, sua sonoridade mudou fortemente com a entrada do novo vocalista e principal compositor, Guilherme de Sá. Desde então, a banda tem se pautado mais no rock alternativo, arraigando um maior público, principalmente por suas letras poéticas.



ETERNA

Referência no metal cristão, a banda lançou aquele que é considerado, por muitos, como um clássico do metal nacional, o disco "Epiphany", principalmente pela qualidade técnica de seus integrantes.



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

PRB


publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp