Rafael Bittencourt - O guitarrista fala sobre o novo disco do Angra

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Rafael Bittencourt - O guitarrista fala sobre o novo disco do Angra


  | Comentários:

Entrevista com Rafael Bittencourt, sobre a produção do novo álbum do Angra.

Publicada originalmente no Site oficial de Rafael Bittencourt.

Entramos em contato com Rafael Bittencourt, para termos notícias sobre o processo de gravação do novo álbum do Angra, que por sinal vai muito bem. Rafael dá o seu parecer sobre as novas músicas, o clima das gravações, a decisão da banda de gravar tudo no Brasil, o fato de novamente estarem trabalhando com o produtor Dennis Ward e as expectativas em relação ao novo trabalho, confira!

Por Rodrigo Vinhas.

Faça um resumo do que vocês fizeram desde o início da produção até hoje.

Bom, vou começar de antes. Passamos este ano nos dedicando a escrever músicas. Em novembro nos juntamos para mostrar as idéias um para o outro e ensaiarmos/aprendermos as músicas. Já nesta fase a energia de cada um começa a se misturar as idéias individuais formando uma química interessante. As músicas começam a tomar a cara da banda. Fizemos uma demo que foi o ponto de partida para os trabalhos de pré-produção. A pré-produção começou em dezembro. O Dennis Ward, nosso produtor, veio para o Brasil e na nossa sala de ensaio fizemos cerca de quinze ensaios com ele. As músicas se transformaram mais, ele procurou ressaltar os pontos fortes e melhorar os pontos fracos de cada música. Algumas ainda soavam bem cruas quando ele chegou, ao final dos ensaios já estavam maduras para serem gravadas.

Terminamos os ensaios no dia 23 de dezembro. O Dennis voltou para a Alemanha e nos tivemos alguns dias de folga. No dia 02 de janeiro o nosso produtor já estava de volta ao Brasil e demos início às gravações de batera. Eu estive no estúdio para tirar umas fotos e dar um incentivo ao Aquiles.

Paralelamente, já estava escrevendo as letras. Tenho cinco letras prontas e o conceito do disco. O Kiko escreveu uma das letras, totalizando seis. Acho meio precipitado adiantar qual será o conceito do disco, por isso vou ficar quieto, mas estou muito empolgado com as idéias que estão surgindo.

O que você achou dos resultados da bateria?

A batera ficou animal. O Dennis, montou um sistema de P.A. dentro do estúdio e "microfonou" a sala, dando uma sonoridade meio "live" para a batera. É de cair pra trás o som, só ouvindo para entender. Fora, que o Aquiles, como sempre, deu um show a parte, tocou muito bem!

O baixo já está pronto?

Estamos fazendo o baixo, mais ou menos paralelo com a guitarra. Existem partes que não decidimos como vamos tocar, e por isso, às vezes é mais seguro fazer o baixo assim que fazemos a guitarra. Quando a linha de baixo é o mais importante, fazemos a guitarra depois. Tem um solo de baixo em uma das músicas em que o Felipe arrepia.

Porque vocês decidiram fazer tudo no Brasil dessa vez?

Primeiro, porque os estúdios aqui no Brasil têm o mesmo nível do que os de fora. Isto sempre foi uma batalha para convencer as gravadoras de fora, que sempre investiram dinheiro no Angra, mas nunca quiseram "arriscar". Depois, porque fica mais fácil. Estamos todos aqui, voltamos para casa depois da gravação, a tendência a nos estressarmos é bem menor. Afinal, gravar e morar no mesmo estúdio por meses, por fim, acaba entediando e ao final da gravação já estamos com o saco cheio deixando passar erros por pura impaciência.

Vocês passaram muito tempo pesquisando timbres correto?Qual foi o equipamento escolhido para serem gravadas a maioria das bases?

Estamos usando um Marshall JCM800 e um Mesa Boogie Dual Rectifier para as bases. Temos dois sons excelentes e bens distintos de base, será realmente estéreo. Cada um em um ouvido. Para outros sons diferentes, estamos usando o Meteoro M.A.K.3000. Estamos gravando quatro vezes cada base. O som de guitarra está muito matador.

Você usa algum tipo de efeito nas gravações? Ou eles são colocados apenas na mixagem?

Não. Efeito só na mixagem. Eventualmente, para solos ou sons limpos, gravamos um efeito quando for algo necessário.

A mixagem e a masterização serão feitas no House of Audio da Alemanha ?

Sim.

Quais as expectativas da banda em relação ao disco?

Queremos com este disco confirmar a qualidade da nova formação da banda. Queremos continuar a expandir nossas fronteiras. Fazer shows no mundo todo e chamar a atenção da mídia generalizada e das gravadoras grandes para o Heavy-Metal como um movimento forte, criativo e que não morre.

O Disco já tem data de lançamento?

Não. Mas acredito que será em meados de maio.

Como está sendo trabalhar com o Dennis Ward novamente?

Excelente. A cada dia sou mais fã dele como produtor. Ele sabe manter um ambiente sereno, sério sem ser estressante ou entediante. Respeita as idéias de todos. Conhece bem os objetivos do Angra segurando o nosso freio quando ele acha que os nossos fãs não vã gostar de alguma "viajem" nova, mas sem que a nossa criatividade deixe de fluir.

Fale sobre o estilo do novo álbum.

O estilo será o mesmo. Estamos misturando as mesmas influências de sempre, mas tentando nos renovar na maneira de fazê-lo. Para mim é muito difícil avaliar. Muitas vezes o que eu julgo artístico, as pessoas falam "você está louco?" E em outras estou crente que a minha idéia é a coisa mais inovadora e todos gritem "Cara, isto de novo? Estamos fartos desta mesmice!". Acho que vocês todos terão a oportunidade de avaliar por vocês mesmos muito em breve. Só sei uma coisa! Este será o melhor disco que o Angra já fez! Especialmente para quem é realmente fã de metal e não se deixa influenciar por modismos.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Entrevistas
Todas as matérias sobre "Angra"
Todas as matérias sobre "Rafael Bittencourt"

Rafael Bittencourt: desafios e riscos com Roberto Shinyashiki
Rafael Bittencourt: cervejas em vídeo com Ardanuy e Michel Leme
Angra: conheça o Angragode e o Progpagod da Bahia
Angra: finalmente revelado o que é "Z.I.T.O."
Noturnall: Um renascimento para músicos que vieram pra ficar
Kiko Loureiro e Felipe Andreoli: Em bate-papo com fãs
Angra: Show em Rio Branco confirmado para turnê em maio
Rafael Bittencourt: presença no festival Tamo Aí na Atividade
Rafael Bittencourt: vídeo de gravação no novo álbum do Symmetrya
Angra: vídeo da entrevista na Rádio Bandeirantes
4Action: vídeo de música de DVD gravado no estúdio do Green Day
Rafael Bittencourt: terceiro Injeção na Testa com auto-entrevista
Thiago Bianchi e Russel Allen: Galeria de imagens do Workshow
Matéria Prima: assista entrevista exclusiva com Felipe Andreoli
Angra: vídeo completo de participação no "Donos da Bola".

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas