O maior letrista da geração do rock brasileiro dos anos 1980, segundo Herbert Vianna
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de fevereiro de 2024
Eleger o maior letrista do rock nacional dos anos 1980 não é tarefa fácil. Basta tentar escolher entre Renato Russo, Humberto Gessinger, Cazuza, Arnaldo Antunes e outros gênios.
Cazuza - Mais Novidades
Em entrevista publicada pelo canal Cazuza no YouTube, uma entrevista de 1987 com Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, mostra que Cazuza foi eleito por ele como o melhor na arte de fazer letras da sua geração.
"Ele é uma pessoa incrivelmente importante para mim, na minha opinião, sendo o melhor letrista da nossa geração. O que mais admiro em suas letras e em seu trabalho é a ausência de uma abordagem didática, a falta de uma separação nítida entre o que é considerado bom ou ruim. Ele abraça todas as facetas do universo, fala sobre a riqueza e a podridão, unindo elementos opostos de uma maneira que considero genial. Ele não tem medo de explorar as profundezas da condição humana em suas letras, misturando o feio com o sublime de uma forma única".
Brasil e o rock anos 1980
No livro "Pavões Misteriosos", o jornalista André Barcinski explora a evolução da música brasileira entre os anos 1970 e 1980, focando especialmente na demora para a consolidação da música destinada ao público jovem no Brasil. Em uma entrevista ao canal Alta Fidelidade, Barcinski explica que sua curiosidade pessoal o levou a investigar quando a música brasileira se tornou jovem.
Ele destaca a peculiaridade ao ler sobre o rock dos anos 1980 e como a música voltada para o público jovem finalmente se consolidou, contrastando isso com a demora do Brasil em seguir a mesma tendência. Barcinski questiona por que essa transição demorou tanto e menciona que, ao estudar o pop internacional, é estranho notar que o Brasil levou um tempo considerável para desenvolver gêneros musicais de sucesso voltados para o público jovem.
O autor reconhece a importância da Jovem Guarda, um movimento musical que ocorreu entre 1965 e 1968, mas destaca que, em termos de vendas, não se compara ao sucesso da música romântica, que sempre dominou a cena musical brasileira. Ele busca descobrir quando o mercado musical brasileiro começou a crescer e quando houve a transição para o pop.
Barcinski conclui que a virada para o pop ocorreu no meio dos anos 1970, atribuindo isso à popularização da televisão, ao milagre econômico e ao aumento na venda de carros, já que muitos veículos na época vinham equipados com toca-fitas. Ele também destaca a importância das FMs, que ganharam relevância mais para o final dos anos 1970, como fatores cruciais para a consolidação da música destinada ao público jovem no Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

A cantora que Cazuza gostou tanto que aplaudiu show de forma bizarra e nada convencional
A letra de Cazuza que Frejat murchou ao descobrir a verdade: "Jurava que eu era inspiração"
O famoso trecho de "Exagerado" de Cazuza que é inspirado em Elvis Costello, segundo Leoni
As duas bandas que foram as primeiras a fazer rock nacional nos anos 1980
O hit de Cazuza que portugueses receberam com frieza: "Gíria considerada depreciativa"


