Por que "Money" só poderia ter origem na mente de Roger Waters, segundo David Gilmour
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de setembro de 2023
O Pink Floyd não trabalhou junto no estúdio da maneira tradicional, e as músicas muitas vezes estavam em fase de conclusão antes de começarem oficialmente a ser abordadas como um quarteto. Como artistas, Roger Waters e David Gilmour complementaram-se muito ao abordarem a música de maneiras contrastantes, adicionando variação ao som do Pink Floyd.
Portanto, como resultado, havia músicas que só poderiam ter se originado da mente de Waters e vice-versa com as contribuições de Gilmour, que uma vez admitiu que não poderia criar uma música como "Money". A faixa, explorando o estilo de vida opulento, é uma das marcas registradas da banda e apareceu em The Dark Side Of The Moon em 1973. A história foi abordada em texto da Far Out Magazine.
Gilmour minimizou repetidamente sua contribuição para a faixa, admitindo que apenas adicionou alguns retoques finais para permitir que Waters concretizasse sua visão criativa. Embora Gilmour tenha fornecido os vocais principais para a música, uma vez ele a nomeou como a música que o lembra de seu ex-companheiro de banda, que agora é famoso por ser um inimigo.
Durante uma entrevista para a Uncut em 2015, Gilmour disse: "'Dinheiro'. Não estou falando de nenhuma conexão com a letra. Apenas o peculiar compasso 7/8 me lembra Roger. Não é uma música que eu teria escrito. Em vez disso, aponta para Roger.
Além disso, ele disse à Guitar World em 1993 sobre ‘Money’: "É o riff de Roger. Roger chegou com os versos e letras de ‘Money’ mais ou menos completos. E nós apenas criamos seções intermediárias, solos de guitarra e tudo mais. Também inventamos alguns riffs novos – criamos uma progressão 4/4 para o solo de guitarra e fizemos o pobre saxofonista tocar em 7/4. Foi minha ideia quebrar e ficar seco e vazio para o segundo refrão do solo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps