Resenha - Reimaginator - Rock Sugar

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Reimaginator - Rock Sugar


  | Comentários:

Você por acaso sabe o que é um mash-up? O fenômeno de misturar duas ou mais canções, aparentemente sem nada em comum, para obter uma nova faixa com características que remetam às originais mas que tenha vida própria, não é novidade. Mas as facilidades técnicas para o crescimento da música eletrônica e o advento dos meios digitais de difusão de informação (como a internet) transformaram os mash-ups em brincadeira fácil para qualquer moleque com um computador e um mínimo de noção sobre softwares de áudio.

Nota: 10

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
No entanto, o melhor projeto de mash-ups já visto até então surge da combinação básica de voz, guitarra, baixo e bateria. Com a inusitada fusão de seu single, “Don’t Stop The Sandman”, que mescla hits do Metallica e do Journey de um jeito que faria cair o queixo de qualquer banger fanático, eles se tornaram uma mania na internet, impulsionados pela geração You Tube. Mas a genialidade deste quarteto californiano não acaba em uma única música.

Eles lançaram o álbum “Reimaginator”, produzido no peito e na raça, de maneira totalmente independente. O objetivo, claro, é mixar bandas de rock mais pesado, hard rock e heavy metal clássico, com faixas de inspiração mais pop. Mas tocando tudo para valer, com instrumentos de verdade, sem apertar o play e deixar rolar. O resultado destas misturas? Um dos melhores discos do ano, é claro.

Quem são estes malucos do Rock Sugar, afinal? Para um fã como eu, bastaria saber que Jess Harnell, o vocalista e líder do grupo, já ganhava a vida com a voz na televisão – sendo, inclusive, o dublador responsável pela versão em inglês da voz de Wakko, o mais alucinado dos três irmãos da série animada “Animaniacs”. Ah, referências musicais, você quer saber? Precisa dizer que o batera Alex Track já ganhou um Grammy por seu trabalho como engenheiro de som? Não, né? Faz o seguinte: escute “Reimaginator”. É melhor.

Depois de “Don’t Stop the Sandman” abrir o disco pegando os fãs pelos cabelos, a segunda canção é ainda mais surpreendente e alucinante. Imagine uma mistura da orquestração de “Bohemian Rhapsody” e da batida característica de “We Will Rock You”, ambas do Queen, com o riff de guitarra venenoso de “Kickstart My Heart”, do Mötley Crüe. Acha que não combina colocar Freddie Mercury e Vince Neil juntos? Pois “We Will Kickstart Your Rhaposdy” vai fazê-lo mudar de idéia.

Ok, os resultados de fusões como “I Love Sugar On Me” (que tem o instrumental de “Pour Some Sugar On Me”, do Def Leppard, com a letra de “I Love Rock ‘n Roll”, famosa na interpretação de Joan Jett and the Blackhearts) e “Round and Separated” (que funde “Round and Round”, do Ratt, e “Separate Ways”, do Journey, de maneira bastante emocional) são realmente muito bons, aproveitando os melhores momentos das duas canções homenageadas. Só que, apesar de termos uma levada pop originalmente em algumas destas músicas, ainda assim estamos falando de um par de bandas de rock devidamente mescladas. Os grandes acertos da bolacha ficam mesmo quando o Rock Sugar ousa verdadeiramente e busca aqueles grandes ícones pop para uni-los a verdadeiros hinos dos cabeludos, sem medo de ser feliz ou de tomar pedrada.

Quando o riff clássico de “Breakin’ the Law” entoa, chega a ser surpreendente o quanto ele se encaixa bem com ele a letra açucarada de” I’m Not in Love”, da banda pop britânica 10cc. O mesmo vale para a inconfundível levada de “Detroit Rock City”, que dá muito mais corpo à balada de Paula Abdul, “Straight Up”.

Um momento que pode ser chamado de histórico é ver a força sofrida da letra de “Here Comes The Rain Again”, do duo Eurythmics, ganhar ainda punch – e que punch, preciso dizer – sob a interpretação quase teatral de Harnell. E o que é melhor: ao encaixar pedaços do refrão ‘macho’ de “Wanted Dead or Alive”, do Bon Jovi, o cantor faz tudo funcionar. A melhor canção de “Reimaginator”, no entanto, nos faz ter a nítida impressão de que a diva pop Madonna nasceu para tocar ao lado dos australianos porrada do AC/DC.

Ora bolas, como explicar que “Like a Prayer” fosse ficar tão incrível se recortada e colada com “Shook Me All Night Long”? A colagem resulta em um hit ainda dançante e grudento, como só Madonna consegue fazer, mas com um sabor roqueiro que enche os ouvidos. E vamos combinar que o versinho “When you call my name / It's like a little prayer / I'm down on my knees / I want to take you there” consegue ficar ainda mais sacana e provocante quando é completado por “And you shook me all night long”. Uma das músicas mais preciosas de 2010, numa boa.

Para encerrar a gravação, um final mais do que apoteótico. Primeiro, a toada quase religiosa de “Dream On”. A seguir, a pegada nada sutil do Zeppelin em “Whole Lotta Love”, devidamente completada pelo refrão de “Take a Look At My Girlfriend”, do Supertramp. Pois é. Temos então “Dreaming of a Whole Lotta Breakfast”, que chega a ter os três refrões cantados praticamente ao mesmo tempo. E nem fica confuso. Pelo contrário. Dá até gosto de ver como funciona.

Preciso confessar que adoro ver uma banda de rock pesado deixando determinadas bobagens de lado e dialogando sem preconceitos com a música pop. Talvez eu seja, por exemplo, um dos únicos headbangers do planeta que adorou a versão dos alemães do Gamma Ray para “It’s a Sin”, do Pet Shop Boys.

O que o Rock Sugar faz é ir muito mais além. A banda não só dialoga com a música pop. Ela vai lá, garimpa, pega o que a música pop tem de melhor, chacoalha, mistura, coloca guitarras pesadas – e tudo isso sem medo de desconstruir alguns dos maiores ícones do hard rock/heavy metal no meio do caminho. Para um projeto como este, é necessário mais do que coragem para enfrentar os fãs puristas empoleirados em seus mastros de saber absoluto. É necessária também uma dose generosa de bom gosto. E isso o nosso amigo Jess Harnell tem de sobra. Longa vida ao Rock Sugar.

Line-Up
Jess Harnell – Vocal
Chuck Duran – Guitarra
Johnny Five - Baixo
Alex Track – Bateria

Tracklist
1. DON’T STOP THE SANDMAN
Enter Sandman (Metallica) + Don’t’ Stop Believin’ (Journey)

2. WE WILL KICKSTART YOUR RHAPSODY
We Will Rock You (Queen) + Bohemian Rhapsody (Queen) + Kickstart My Heart (Mötley Crüe)

3. CRAZY GIRL
Crazy Train (Ozzy Osbourne) + Jessie’s Girl (Rick Springfield)

4. VOICES IN THE JUNGLE
Welcome to the Jungle (Guns ‘n’ Roses) + Voices Carry (Til’ Tuesday)

5. HERE COMES THE FOOL YOU WANTED
Wanted Dead or Alive (Bon Jovi) + Here Comes The Rain Again (Eurythmics)

6. SHOOK ME LIKE A PRAYER
Shook Me All Night Long (AC/DC) + Like a Prayer (Madonna)

7. STRAIGHT TO ROCK CITY
Detroit Rock City (Kiss) + Straight Up (Paula Abdul)

8. PRAYIN’ FOR A SWEET WEEKEND
Livin’ On a Prayer (Bon Jovi) + Sweet Child O’ Mine (Guns ‘n’ Roses) + Working for the Weekend (Loverboy)

9. HEAVEN AND HEAVEN
Heaven Isn’t Too Far Away (Warrant) + Heaven (Bryan Adams)

10. BREAKIN’ THE LOVE
Breakin’ the Law (Judas Priest) + I’m Not in Love (10cc)

11. I LOVE SUGAR ON ME
Pour Some Sugar On Me (Def Leppard) + I Love Rock ‘n Roll (Joan Jett and the Blackhearts)

12. ROUND AND SEPARATED
Round and Round (Ratt) + Separate Ways (Journey)

13. DREAMING OF A WHOLE LOTTA BREAKFAST
Dream On (Aerosmith) + Whole Lotta Love (Led Zeppelin) + Take a Look At My Girlfriend (Supertramp)

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Reimaginator - Rock Sugar

Rock Sugar: uma interessante mescla de clássicos


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Rock Sugar"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Thiago El Cid Cardim

Thiago Cardim é publicitário e jornalista. Nerd convicto, louco por cinema, séries de TV e histórias em quadrinhos. Vegetariano por opção, banger de coração, marvete de carteirinha. É apaixonado por Queen e Blind Guardian. Mas também adora Iron Maiden, Judas Priest, Aerosmith, Kiss, Anthrax, Stratovarius, Edguy, Kamelot, Manowar, Rhapsody, Mötley Crüe, Europe, Scorpions, Sebastian Bach, Michael Kiske, Jeff Scott Soto, System of a Down, The Darkness e mais uma porrada de coisas. Dentre os nacionais, curte Velhas Virgens, Ultraje a Rigor, Camisa de Vênus, Matanza, Sepultura, Tuatha de Danaan, Tubaína, Ira! e Premê. Escreve seus desatinos sobre música, cinema e quadrinhos no www.observatorionerd.com.br e no www.twitter.com/thiagocardim.

Mais informações sobre Thiago El Cid Cardim

Mais matérias de Thiago El Cid Cardim no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas