Quem nunca ouviu falar do New York Dolls? O leitor pode nem ter escutado sua música, mas com certeza já ouviu falar da banda. Os poucos anos em que estiveram tocando e gravando na década de 70 foram mais do que suficientes para causar grande influência no Punk e Glam Rock dos anos posteriores. Marc Bolan (T Rex), Ramones, Blondie, The Clash, Aerosmith e Guns N´Roses, para citar alguns, são seus fãs declarados.
Nota: 9 








O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

E eis que em 2004 o New York Dolls mostra as caras novamente, tocando no festival inglês Meltdown, organizado pelo fã Jim Morrissey, e contando com três dos músicos da formação original: o vocalista David Johansen, o guitarrista Sylvain Sylvain e ainda o baixista Arthur Kane, que acabou falecendo por causa de uma leucemia um mês depois.
Bom, mas a idéia é levada adiante e agora o New York Dolls é um sexteto. Além de Johansen e Sylvain, o grupo se completa com Sami Yaffa (baixo, ex-Hanoi Rocks), Steve Conte (guitarra), Brian Koonin (teclados) e Brian Delaney (bateria), todos com um visual bem mais comportado. E esta turma toda deu à luz “One Day It Will Please Us To Remember Even This”, chegando ao mercado depois de 32 anos da banda encerrar suas atividades.
Só não espere que a música deste registro seja uma continuação dos tempos idos. O rock cru e esporrento de outrora se perdeu com o passar do tempo. A grande maioria das faixas é creditada ao guitarrista Sylvain, cujas composições ainda mantém algumas características que evocam o velho espírito do grupo, mas em geral tudo está bem mais polido e acessível. Saca aquele rock n´roll repleto de ingenuidade? Pois é, assim são estas canções, mas com convicção e carisma de sobra para prender a atenção do ouvinte e deixá-lo querendo mais.
Para enriquecer ainda mais o disco, há algumas presenças ilustres. Iggy Pop em “Gimme Luv And Turn On The Light”, Michael Stipe na bonita balada “Dancing On The Lip Of A Volcano” e Tom Gabel em “Punishing World”. Todos dividem as vozes com Johansen em ótimos momentos de rock n´roll. Importante mencionar que várias destas novas canções trazem muita influência de Rolling Stones, sendo que até mesmo a voz de David Johansen é similar a de Mick Jagger. De qualquer forma, é tanta energia boa que não há nem mesmo faixas medianas neste álbum.
Geralmente estas reuniões de retorno são um pé-no-saco, visando somente faturar uns trocados à custa dos saudosistas. Não há certeza se esta segunda fase é uma armação ou não... Aliás, tenho somente duas certezas aqui. A primeira é que “One Day It Will Please Us To Remember Even This” é um dos álbuns mais bacanas de rock n´roll que escutei neste ano. A segunda é que o mesmo tem características tão distintas das que fizeram esta banda ser cultuada, que as opiniões dos fãs serão compreensivelmente divididas. Confiram e tirem suas próprias conclusões.
New York Dolls - One Day It Will Please Us To Remember Even This
(2006 / Roadrunner Records – 2007 / Hellion Records – nacional)
01. We're All In Love
02. Runnin' Around
03. Plenty Of Music
04. Dance Like A Monkey
05. Punishing World
06. Maimed Happiness
07. Fishnets And Cigarettes
08. Gotta Get Away From Tommy
09. Dancing On The Lip Of A Volcano
10. I Ain't Got Nothin
11. Rainbow Store
12. Gimme Luv And Turn On The Light
13. Take A Good Look At My Good Looks
Homepage: www.nydolls.org
Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre New York Dolls
Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.
Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".
Mais informações sobre Ben Ami Scopinho
Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.
QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.
Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.