Rei Lagarto: doses generosas de hard rock
Resenha - Rei Lagarto (Hammer Rock Bar, Campinas, 15/09/2007)
Por Antonio Carlos Monteiro
Postado em 19 de setembro de 2007
O que leva uma banda que já encerrou atividades a voltar à cena? Em 99,9% dos casos, o motivo é um só – e nem um pouco edificante, diga-se: a grana. Porém, o que dizer de uma banda independente, que nunca ganhou rios de dinheiro (aliás, é bem capaz de nunca ter ganho direito algum) e que, após três anos de inatividade, resolve colocar uma pedra sobre suas diferenças e voltar à ativa?
Para quem acompanhou a trajetória do Rei Lagarto, grupo de hard rock de Campinas, era evidente a sensação de história inacabada e, talvez até inconscientemente, isso tenha motivado Fabiano Negri (vocais), James Twin (guitarra), Yon Berry (baixo) e Ric Matos (bateria) a reestruturar o grupo.
Mas, seja qual for a motivação da banda (que agora conta com um novo integrante, o guitarrista Guilherme Brolezi), a rapaziada que esteve no Hammer Rock Bar na noite do dia 15 de setembro viu que o quinteto continua oferecendo doses generosas daquilo que sempre prometeu e cumpriu: hard rock do mais alto nível, embalado basicamente a um interessantíssimo repertório próprio que recebe doses pontuais de covers escolhidas a dedo. Ou seja, rock’n’roll nos canos, sem conversa fiada!
Foram mais de duas horas de show, que marcava, também, o lançamento da primeira demo da nova fase, "Older", trazendo quatro faixas que perpetuam a tradição do Rei: hard rock direto, bem timbrado, com refrãos grudentos mas nada apelativos e totalmente calcado na tradição do gênero nos anos 70 e 80. Mesclando músicas da demo com outros temas novos ainda não gravados (a banda promete um CD ainda para este ano) e retomando alguns temas de seu segundo CD, Free Fall (de 2001), o Rei Lagarto fez um show consistente e maduro, provando que é uma das poucas bandas do estilo a se sustentar de fato com suas próprias composições. Já os covers foram um detalhe à parte. Músicas que pouca gente tem colhões de reproduzir nos palcos, como "Poison" (Alice Cooper) e "What It Takes" (Aerosmith), tiveram resultado surpreendente na mão do quinteto. Já "Welcome To The Jungle" (Guns N’Roses, uma das maiores influências do Rei) recebeu o auxílio do vocalista Jimi Wylde, que desafiou Fabiano para um verdadeiro duelo vocal em cena – e certamente o resultado foi um empate técnico. Dentre o repertório próprio, destaque total para "Older", "Night Watch" (ambas estão na demo), "We Need Somebody", "Lady" (belíssima balada!) e "Road Of Freedom". O Rei Lagarto já está com uma seqüência de shows marcados no interior de São Paulo e na Capital. Se tiver oportunidade, não perca a chance de vê-los.
Ah, e que fique o registro: a banda que abriu a festa, Vegas Locomotive, provou uma coisa básica, mas que nem sempre é lembrada: rock’n’roll, muito mais do que técnica, é garra, tesão e atitude. Se a garotada continuar assim, vai longe!
Antonio Carlos Monteiro
Jornalista e crítico musical.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins
Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
Artista que fez capa de "Roots" considerou processo de criação um "pé no saco"
O truque sem vergonha que fez "Mulher de Fases" do Raimundos explodir nacionalmente
Marty Friedman conta o que o Metallica possui, mas falta ao Megadeth
Bruce Dickinson: com escolha inusitada, ele lista os 3 cantores que são a base do metal



My Chemical Romance performa um dos shows mais aguardados por seus fãs
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
III Festival Metal Beer, no Chile, contou com Destruction e Death To All
Dark Tranquillity - show extremamente técnico e homenagem a Tomas Lindberg marcam retorno
Cynic e Imperial Triumphant - a obra de arte musical do Cynic encanta São Paulo
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



