Angra: Independente das apelações, show monstruoso em BH
Resenha - Angra (Lapa Multishow, Belo Horizonte, 21/12/2001)
Por Thiago Sarkis
Postado em 21 de dezembro de 2001
O Angra tinha agendado seu show em Belo Horizonte para o início de Dezembro. O grupo até chegou à capital mineira naquele período, mas teve que voltar, devido a interdição do Lapa Multshow, pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Mais um ledo engano de nossos governantes, que claramente queriam fazer média com o povo após o desastre no Canecão Mineiro. A casa tem segurança, é agradável, e não há muito o que se modificar ali. Até a qualidade do som surpreende. Não chega a ser uma maravilha, mas fica bem acima da média do que temos no Brasil. Em quase nada prejudica as composições, mesmo de bandas com arranjos tão ricos, como foi o caso.
Atitudes a serem tomadas no Lapa se restringem ao mandato de prisão a alguns seguranças, despreparados e desqualificados, que prejudicam quem vai a trabalho e também aqueles que compram ingresso e querem apenas curtir o espetáculo.
Problemas e embromações a parte, os fãs compareceram em peso para acompanhar o novo Angra, com Edu Falaschi, Aquiles Priester e Felipe Andreoli. Desde cedo, várias pessoas, de diversos cantos das Minas Gerais, se aglomeravam na porta, à procura de uma posição mais próxima de seus ídolos. A fila só aumentava, e o resultado superou as mais positivas expectativas. Com certeza um dos recordes de público na história do Lapa, com cerca de mil e quinhentas pessoas presentes.
O Thespian, que já havia aberto para o Stratovarius, estava lá mais uma vez, para segurar a ânsia dos ‘Angra maníacos’. Não fez feio. Set list bem equilibrado, covers escolhidas a dedo, e músicos competentes. O vocalista força demais as vezes, tentando ir além de sua capacidade, mas não chega a ser prejudicial. Vale a pena checar o trabalho dos caras, e pelo menos como banda de abertura, eles se garantem tranqüilamente.
O intervalo entre a apresentação de uma banda e outra foi consideravelmente grande. Rolaram pelo menos seis ou sete músicas do Nevermore e em seguida começou a seção clássica, que parecia não ter fim. A introdutória "In Excelsis" não surgia e esse joguinho foi exaltando os ânimos, até a explosão total com "Nova Era".
"Acid Rain" veio em seqüência, e deixou bem claro o entrosamento já existente entre antigos e novos integrantes. A reação da platéia impressionou, mesmo com o Angra carregando a bagagem de cinqüenta mil cópias vendidas de "Rebirth", só no nosso país. O lançamento é razoavelmente recente e o pessoal já delira com as novas músicas, como se fossem clássicos antigos.
A atuação de Edu Falaschi foi esplêndida. Nas canções do novo álbum, perfeito, não há o que falar. Nas interpretações das composições da fase Matos, impressionante. Falaschi pode até não chegar aos agudos do ex-vocalista da banda, mas supera isso com tranqüilidade e firmeza, mantendo uma regularidade assustadora. Aconteceram alguns mínimos vacilos em "Nothing To Say" e "Time", mas nada de absurdo, apenas escorregões naturais mesmo.
O set list contou ainda com, entre outras, "Millennium Sun", "Heroes Of Sand", "Unholy Wars", "Running Alone", "Angels Cry", "Carry On", "Make Believe" e "Metal Icarus". O triste mesmo é o final. O Angra, com toda a moral que tem e depois de tanto apoio e sucesso, ainda se mostra uma banda de mente pequena, com apelos banais e populistas, fechando o show com "The Number Of The Beast" do Iron Maiden. Empolga o público, é verdade, mas o grupo já tem capacidade de finalizar uma apresentação e incendiar os presentes, com suas próprias músicas, que estão marcando época e influenciando tanta gente. Todo mundo já percebeu isso, só Kiko Loureiro, Rafael Bittencourt & cia que não, e insistem nessa bobagem, que soa tão falsa e apelativa quanto aquelas frases do tipo: "Políticos do Brasil, vão se f*der". Enfim, é uma encheção de lingüiça danada, uma palhaçada desnecessária.
Independente das apelações, o Angra foi monstruoso no palco. Um dos melhores shows de metal na atualidade, realizado por um conjunto de sucesso merecido e que tem tudo para crescer inacreditavelmente mais.
Angra – http://www.angra.net
Cogumelo Records – http://www.cogumelo.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Rolling Stones cancelam planos de turnê europeia em 2026
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
Brasileira Marina La Torraca é anunciada como nova vocalista do Battle Beast
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Lynyrd Skynyrd fará shows em Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre


A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente


