Resenha - Humaitá para Peixe (Sérgio Porto, Rio de Janeiro, 04/01/2000)
Por Marcelo Miurrause
Postado em 04 de janeiro de 2000
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Festival Humaitá para Peixe, Rio de Janeiro. Um evento que era clássico a alguns anos atrás retomou força e voltou a ser editado nesse ano de 2000. Na noite de abertura os gaúchos do Ultramen e os locais Autoramas.
Antes um festival um tanto quanto obscuro. Hoje cobertura da mídia, MTV, GloboSat e outros veículos de comunicação. Havia até a distribuição de refrigerante aos presentes, em grande maioria jovens. Era a retomada de um espaço para shows, o Sérgio Porto. Com o primeiro show marcado para as 20:30, por volta das 21:15 sobe ao palco o Ultramen.
Com seu "black metal" (segundo os próprios, a banda é influenciada por black music e heavy metal, resultando nessa fusão) mais tendente ao puro funk no início do show e alternando momentos de reggae raiz, ska e hardcore ao longo, os rapazes do Sul conseguiram fazer uma apresentação bem divertida, empolgando a galera que, em sua grande parte, desconhecia o som da banda. Tocaram também uma versão para uma música de Bob Marley. Percussões, guitarras bem colocadas e um baixo ritmado, a bateria com bastante swing e a voz no ponto. Assim foi o show do Ultramen. Eu não conhecia e gostei muito; seus integrantes também são bem acessíveis, como pode ser visto na entrevista feita minutos antes do show (confira na sessão de entrevistas).
Por volta das 22:30 sobem ao palco os Autoramas que já têm um público cativo na cidade, que conhecem seu som e cantam suas músicas. Apesar de um problema no som na primeira música, o show foi excelente, abrindo com chave de ouro o Humaitá para Peixe.
Com a guitarra de Gabriel alucinada, alternando riffs de surf music e rockabilly, o baixo distorcido e vibrante de Simone e a batida rápida mas perfeita de Bacalhau na bateria, acredito que tenha sido um dos melhores shows da banda que eu já tenha visto. No set list dezessete músicas, entre elas os já hits (mas não únicos) Ex-amigo, Catchy Chorus, Eu Não Morri e o cover "Be my Baby", já parte do repertório da banda e que parece ter sido composto por eles tamanha a interação que eles têm com a canção. Mas não foi o suficiente para o público sedento de música e de "dançar o rock dançante do Autoramas " (palavras de Bacalhau).
No final, no bis, tocaram covers de Rumbora, Little Quail e Hole, deixando em todos que assistiram ao show com um gostinho de quero mais e sedentos pelo CD de estréia, que sai 15 de Fevereiro pela Astronauta Records. É a volta do Humaitá para Peixe, que tem tudo para ser mais um sucesso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Axl Rose: por que ele usava camiseta de Charles Manson, segundo ex-empresário
O hit de Neil Young que Bob Dylan confessou que odiava: "Soava como eu, mas não era eu"
Os cinco músicos favoritos do lendário Jimi Hendrix, segundo o próprio


Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Gloryhammer - primeira apresentação no Brasil em ótimo nível
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Poppy - Uma psicodelia de gêneros no primeiro show solo da artista no Brasil
Festival Índigo cumpre a promessa em apostar no Alternativo
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



