A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de abril de 2025
Em entrevista à revista Bizz, publicada em julho de 1987, Rita Lee falou sobre o cenário do rock e demonstrou grande admiração pelo movimento punk brasileiro. Ela citou nomes como Ratos de Porão, Olho Seco e Cólera entre seus favoritos.
"Os mais punks do planeta são os brasileiros. Gosto muito de Ratos de Porão, Olho Seco, Cólera. Acho que a coisa que tem mais força na moçada brasileira é o movimento punk. Hoje não consigo ouvir uma música com mais de um minuto. Gosto daquela coisa suja, porca, imunda. Aquilo sim é verdadeiro, é uma revolução. Não adianta dizer que é copiada. O que não é copiado? A gente não deve sofrer influências, deve ser influências. Acho que o movimento punk do Brasil é a melhor coisa que tem."

A cantora também comentou sobre bandas que não lhe agradavam. "Odeio Smiths, por exemplo, acho uma bosta, um horror. Aquela bicha louca (imita Morrissey) não tem nada para me dizer. Prefiro ouvir Cólera." Ainda assim, elogiou artistas de outras vertentes. "Gosto muito mais do Djavan do que do Lionel Richie. Titãs eu acho um barato, e também o Lobão."
Rita Lee e o rock nacional
Nos anos 1970, Rita Lee já havia marcado presença como uma das principais figuras do rock brasileiro ao lado dos Mutantes. Com o álbum "Fruto Proibido" (1975), abriu uma nova fase de sua carreira e atingiu enorme sucesso comercial, mantendo forte presença criativa mesmo após deixar o grupo.
No podcast Rockstar, da 89 FM, o jornalista Igor Miranda e o apresentador Zé Luiz relembraram essa trajetória e destacaram sua importância para a consolidação do rock no Brasil. Além de ter sido uma artista completa — cantora, compositora, produtora e instrumentista —, Rita tornou-se a maior vendedora de discos do rock brasileiro, e uma das artistas mais relevantes da música nacional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
O golpe de Estado que prendeu o Guns N' Roses na Venezuela; brasileiro ajudou na fuga
As músicas que ajudaram a implodir o Guns N' Roses por dentro, segundo Slash
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
A cena que caratecas gaúchos viram que os fizeram querer bater muito em Sebastian Bach



As 6 melhores músicas de rock presentes nas trilhas das novelas do saudoso Manoel Carlos
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
Como surgiu a amizade e admiração mútua entre Rita Lee e Brigitte Bardot
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
A educada resposta dos Mamonas após Rita Lee dizer duras abobrinhas sobre a banda


