A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de abril de 2025
Em entrevista à revista Bizz, publicada em julho de 1987, Rita Lee falou sobre o cenário do rock e demonstrou grande admiração pelo movimento punk brasileiro. Ela citou nomes como Ratos de Porão, Olho Seco e Cólera entre seus favoritos.
"Os mais punks do planeta são os brasileiros. Gosto muito de Ratos de Porão, Olho Seco, Cólera. Acho que a coisa que tem mais força na moçada brasileira é o movimento punk. Hoje não consigo ouvir uma música com mais de um minuto. Gosto daquela coisa suja, porca, imunda. Aquilo sim é verdadeiro, é uma revolução. Não adianta dizer que é copiada. O que não é copiado? A gente não deve sofrer influências, deve ser influências. Acho que o movimento punk do Brasil é a melhor coisa que tem."

A cantora também comentou sobre bandas que não lhe agradavam. "Odeio Smiths, por exemplo, acho uma bosta, um horror. Aquela bicha louca (imita Morrissey) não tem nada para me dizer. Prefiro ouvir Cólera." Ainda assim, elogiou artistas de outras vertentes. "Gosto muito mais do Djavan do que do Lionel Richie. Titãs eu acho um barato, e também o Lobão."
Rita Lee e o rock nacional
Nos anos 1970, Rita Lee já havia marcado presença como uma das principais figuras do rock brasileiro ao lado dos Mutantes. Com o álbum "Fruto Proibido" (1975), abriu uma nova fase de sua carreira e atingiu enorme sucesso comercial, mantendo forte presença criativa mesmo após deixar o grupo.
No podcast Rockstar, da 89 FM, o jornalista Igor Miranda e o apresentador Zé Luiz relembraram essa trajetória e destacaram sua importância para a consolidação do rock no Brasil. Além de ter sido uma artista completa — cantora, compositora, produtora e instrumentista —, Rita tornou-se a maior vendedora de discos do rock brasileiro, e uma das artistas mais relevantes da música nacional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
O dia que um cara chamado "Dudu Bonde Errado" uniu RPM, Rita Lee e Camisa de Vênus
Rita Lee odiava ouvir Rita Lee segundo Rita Lee: "Ela me irrita bastante!"
A curiosa letra original no feminino de "Balada do Louco" que Rita Lee compôs
Quando Raul Seixas fingiu ser gringo para tentar conquistar Rita Lee - e se deu mal


