Artigo: Malcolm Young, recém falecido, vai embora como unanimidade
Por Rodrigo Contrera
Postado em 18 de novembro de 2017
Começo este artigo de breve homenagem ao Malcolm Young pelo fim, que é o seu começo. Malcolm, o maior guitarrista base da história, foi unânime em toda sua carreira. Chega a ser entediante ver as homenagens: ninguém tem nada a dizer. Ele simplesmente foi o maior.
Confesso-lhe, contudo, que demorei em perceber o óbvio. Não entendia por que meu amigo de infância, o Carioca, gostava tanto da banda. Eu ouvia aquilo e achava simples demais. Não tinha nada demais!
Mas aos poucos a ficha foi caindo. E, quando caiu, foi em definitivo. Eu simplesmente havia deixado de ser mais um fã de bandas de heavy metal. Agora sim eu era roqueiro. AC/DC entrando em minha vida, o próximo item foi o Motörhead. E assim foi indo.
Vendo os vídeos curtos postados aqui no Whiplash.net com depoimentos do Malcolm, espanta-me (sem me espantar) como ele era simples. Como falava simples. Como se expressava bem. Para ele, tudo parecia claro. Não havia nada confuso. Ele sabia de tudo melhor do que ninguém.
Ouvindo-o, percebemos como ele jamais - jamais! - errou. Como ele sempre soube manter-se à sombra do Angus, sem retirar-lhe brilho, e reforçando aquilo que todos queriam e sabiam fazer: rock'n roll. Posso dizer que eu conheço melhor seus acordes que os do Angus.
Vê-lo ao fundo do palco gritando, e mantendo a mesma pose de moleque de sempre, era como que uma confirmação. Não estávamos vendo apenas mais um show de rock. Estávamos no meio do maior deles. Naquele que importava.
Nunca pude vê-los no palco. Não fui ao Rock in Rio (o primeiro), assim como perdi todas as outras oportunidades que surgiram no Brasil. Na verdade, tornei-me fã bem tarde, já casado, e enlevado especialmente com "Thunderstruck".
Mas nunca deixei de reparar na genialidade deles, como um todo, e dele, em particular. Os maiores de todos os tempos sempre foram simples. E ele talvez esteja dentre os melhores de todos os maiores.
Quando fui informado, há alguns meses, ou mesmo mais de um ano, que ele estava sofrendo de demência, não cheguei - pasmem - a lamentar. Eu sou esquizofrênico, e sei que do meu estado para a demência é um pulo. Já ele, com tudo o que viveu, e que fez, bom, era quase compreensível. Lamentei, mas não estranhei.
Gosto de muitos guitarristas. E até gosto mais de outros que do Malcolm. Mas não consigo me imaginar gostando de uma guitarra base mais do que a dele. Não consigo imaginar o AC?DC sem ele. Sem sua discrição. Sem sua integridade.
É sempre lamentável quando perdemos uma pessoa insubstituível. É sempre lamentável quando sentimos que algo de nós se vai com ele. Já lamentei isso várias vezes. Lamentei com jornalistas, com dramaturgos, com filósofos, etc. Até com amigos.
Mas com o Malcolm algo parece ainda pior. Eu quase sinto que perdi um amigo. É foda, quase apelação dizer isso, eu sei. Mas é verdade. Um amigo pelo qual todos gostavam. Um amigo que deixou o mundo melhor. O melhor amigo roqueiro de todos.
Vá em paz, Malcolm. Desejo a você uma vida eterna tão louca e simples como foi a sua vida terrena.
Morte de Malcolm Young
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Regis Tadeu volta a falar sobre Dave Murray: "Se eu contasse a história com detalhes..."
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
"Não tenho mais qualquer relação com Wolf Hoffmann", declara Udo Dirkschneider
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Iggor Cavalera revela o tipo de som que faz sua cabeça atualmente
Música que dá nome ao documentário do Iron Maiden já foi considerada uma das piores da banda
A resposta de Cliff Burton a quem diz que Metallica se vendeu no "Master of Puppets"
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
A banda que o ex-Guns N' Roses Bumblefoot chama de "trilha de Satanás para um funeral"
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
Aquiles Priester vetou ida de Thiago Bianchi ao Angra? Vocalista esclarece história
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Noisecreep: os 10 clipes mais assustadores do heavy metal
Confira 5 clássicas bandas que Lou Reed já declarou que detestava
Gilby Clarke: Axl Rose nem falava diretamente comigo

AC/DC confirma que continuará sem Malcolm Young
Duas homenagens a Malcolm Young no encarte de novo álbum do AC/DC

Como o Queen se virou nos trinta e ganhou o jogo que o AC/DC sequer tentaria, admite Angus
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
As duas vozes que ajudaram Malcolm Young durante a demência
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A música do Hendrix que fez Angus Young levar a guitarra a sério; "Como é que ele faz isso?"
As 20 melhores músicas dos anos 2020, de acordo com o Ultimate Classic Rock



