O que explica ausência total de parcerias entre Renato Russo e grandes nomes da MPB
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de fevereiro de 2024
Enquanto bandas como Titãs e Paralamas do Sucesso já fizeram parcerias com nomes consagrados da MPB como Marisa Monte, Caetano Veloso e Djavan, o mesmo não pode ser dito sobre Renato Russo e a Legião Urbana.
Legião Urbana - Mais Novidades
A única integrante da MPB com quem Renato Russo fez parceria foi a cantora Leila Pinheiro, na canção "Hoje", lançada no álbum póstumo "Presente" (2003). Algumas outras poucas aproximações podem ser vistas ao longo de sua carreira, mas nenhuma com nomes consagrados da música popular brasileira.
O motivo para essa ausência de parcerias foi explicado por Julio Ettore durante entrevista ao Manual do Homem Moderno. O youtuber disse que a timidez e insegurança de Renato contribuíram muito para isso.
"Renato enfrentou consideráveis desafios ao se integrar, pois era uma pessoa bastante reservada, insegura e fechada. Ele teve pouquíssimo contato com o pessoal da MPB por isso. Ninguém naquele meio era muito brother dele, sabe? Ele teve problemas com álcool também, mas conseguiu superar essa fase. Enquanto lidava com o alcoolismo, não desenvolveu muitas relações próximas, nem mesmo dentro da MPB. Seus contatos foram esporádicos, e ele era meio solitário. É intrigante, pois Cazuza, por exemplo, por sua natureza, teria tudo a ver com ele, mas nunca rolou parceria entre eles. A única integrante da MPB que o Renato fez parceria foi a Leila Pinheiro. Mas ela nunca foi um dos nomes mais famosos.
Sobre a Cássia Eller, ela gravou ‘Por Enquanto’ em seu primeiro disco. Inicialmente, não pensou em Renato para pedir autorização, pois a versão dela da música havia ficado tão boa que seu tio e o Mayrton Baia insistiram em usá-la. A gravação que ouvimos no álbum não foi feita em estúdio, mas sim uma demo que ela fez, pois não conseguiu cantar melhor. A decisão de usar essa versão foi tomada sem consultar Renato.
Anos depois, quando se encontraram, Cássia, ainda tímida e medrosa, temia a reação dele. No entanto, quando Renato descobriu que era ela quem havia gravado ‘Por Enquanto’, elogiou a versão dela, chegando a dizer que preferia mais do que a sua própria. Mesmo assim, ao longo do tempo, a relação entre eles nunca foi muito próxima. Apesar de alguns encontros esporádicos, Cássia sempre sentiu uma barreira cultural, pois Renato era uma verdadeira biblioteca ambulante, cheio de referências literárias e cinematográficas, enquanto ela tinha uma abordagem mais intuitiva, enraizada nas ruas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps