Internet x Rock n' Roll: o fim do Rock Star
Por Lincoln Gonçalves
Postado em 05 de junho de 2011
Tenho quase 30 anos e confesso que demorei pra me adaptar ao avanço tecnológico dos últimos anos. Morar no interior longe dos grandes centros me ajudou a manter essa distância saudável da tecnologia. Como um nerd viciado em música (leia-se: Rock n’ Roll), trago em mim certa desconfiança sobre essa velocidade de informação e facilidade de acesso dos dias atuais. Sempre vai rolar aquele papo de tiozão do tipo: "na minha época as coisas eram mais legais". Mas me pergunto: será que não era mesmo?
Hoje em dia quando se descobre uma banda legal, logo se tem acesso à discografia completa dos caras, shows, clipes, raridades, etc. Você pode até mesmo se tornar "amigo" de seus ídolos nas chamadas redes sociais. E essas bandas acabam não fazendo diferença nenhuma, pois raramente sobra tempo para ouvir toda sua obra e realmente apreciá-las. Temos sempre um download a mais pra fazer, uma banda diferente que precisamos ouvir ou um vídeo novo pra assistir – normalmente de uma apresentação feita na noite anterior ao acesso e nem sempre com uma boa qualidade, apenas pela necessidade de acompanharmos tudo. O romantismo que havia, há muito foi deixado. O vinil e as fitas cassete foram substituídos pelo CD, o CD pelos arquivos digitais e a TV pela Internet. Mas o que mais me intriga, é o que está pra ser extinto em breve: o Rock Star!
Com as tais redes sociais onde qualquer um pode ser o ídolo – ter milhares de amigos, aparecer bem nas fotos, lançar seus próprios vídeos, se relacionar com gente famosa e ter um milhão de acessos – as verdadeiras estrelas tem o seu brilho ofuscado. Sem contar que adolescentes, que são quem mais perdem tempo descobrindo, consumindo e espalhando coisas na rede (além de sua autopromoção, é claro), tornam coisas sem muito conteúdo em grandes sensações de momentos passageiros.
E o prazo de validade da maioria dos artistas tem sido bem curto. O problema é que nem dá tempo de sentir muita falta. O Rock Star se tornou algo raro. Mesmo os ditos "grandes nomes dos últimos tempos" vêm e vão sem que ninguém realmente saiba o que está acontecendo – alguém sabe dizer exatamente quanto tempo SYSTEM OF A DOWN e RAGE AGAINST THE MACHINE ficaram fora de atividade? - e só alguns velhos dinossauros parecem manter intactas suas estrelas.
Há uma carência de Rock Stars notável hoje em dia. Muito se deve ao fato de não tirarmos tempo pra apreciar a arte de uma banda, nós apenas a consumimos vorazmente. Os artistas de hoje sabem disso e não se esforçam muito para reverter à situação colocando seus nomes na história, querem se valer apenas do momento. Bandas surgem supervalorizadas, muitas vezes pondo imagem acima da música. E ninguém que realmente seja digno de apreciação aparece para tapar o furo deixado no Rock pela bala que atravessou os miolos de Kurt Cobain, o último Rock Star que andou por esse planeta – é lógico que outros ainda estão por aí, mas nenhum que tenha surgido depois dele.
Onde estão os pôsteres nas paredes? As mudanças de comportamento da juventude que realmente valham à pena? Os grandes rebeldes da música? Os caras pras meninas sonharem e os meninos se inspirarem? Os hinos de uma época? Com certeza não estão no RESTART ou na LADY GAGA. E espero não ter que esperar minha vida inteira por uma reunião do GUNS N’ ROSES, como a última coisa que possa fazer história no Rock n’ Roll.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
Há 40 anos, "Rádio Pirata Ao Vivo" transformava o RPM em um fenômeno sem precedentes
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O guitarrista que se sentiu ofendido ao ser convidado para entrar no Deep Purple
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Quem era o gênio do Black Sabbath, de acordo com o baixista Geezer Butler
Por que novo álbum de Edu Falaschi agrada quem não curte power metal, segundo o próprio
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
O guitarrista que para Frank Zappa colocava Eddie Van Halen no chinelo
De AC/DC a ZZ Top: Origens dos nomes de bandas e artistas de rock
O riff de guitarra mais icônico que existe, segundo Max Cavalera


As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
O problema não é usar celular em shows, mas sim fiscalizar os outros
Lobão: a defesa do roqueiro solitário



