Internet x Rock n' Roll: o fim do Rock Star
Por Lincoln Gonçalves
Postado em 05 de junho de 2011
Tenho quase 30 anos e confesso que demorei pra me adaptar ao avanço tecnológico dos últimos anos. Morar no interior longe dos grandes centros me ajudou a manter essa distância saudável da tecnologia. Como um nerd viciado em música (leia-se: Rock n’ Roll), trago em mim certa desconfiança sobre essa velocidade de informação e facilidade de acesso dos dias atuais. Sempre vai rolar aquele papo de tiozão do tipo: "na minha época as coisas eram mais legais". Mas me pergunto: será que não era mesmo?
Hoje em dia quando se descobre uma banda legal, logo se tem acesso à discografia completa dos caras, shows, clipes, raridades, etc. Você pode até mesmo se tornar "amigo" de seus ídolos nas chamadas redes sociais. E essas bandas acabam não fazendo diferença nenhuma, pois raramente sobra tempo para ouvir toda sua obra e realmente apreciá-las. Temos sempre um download a mais pra fazer, uma banda diferente que precisamos ouvir ou um vídeo novo pra assistir – normalmente de uma apresentação feita na noite anterior ao acesso e nem sempre com uma boa qualidade, apenas pela necessidade de acompanharmos tudo. O romantismo que havia, há muito foi deixado. O vinil e as fitas cassete foram substituídos pelo CD, o CD pelos arquivos digitais e a TV pela Internet. Mas o que mais me intriga, é o que está pra ser extinto em breve: o Rock Star!
Com as tais redes sociais onde qualquer um pode ser o ídolo – ter milhares de amigos, aparecer bem nas fotos, lançar seus próprios vídeos, se relacionar com gente famosa e ter um milhão de acessos – as verdadeiras estrelas tem o seu brilho ofuscado. Sem contar que adolescentes, que são quem mais perdem tempo descobrindo, consumindo e espalhando coisas na rede (além de sua autopromoção, é claro), tornam coisas sem muito conteúdo em grandes sensações de momentos passageiros.
E o prazo de validade da maioria dos artistas tem sido bem curto. O problema é que nem dá tempo de sentir muita falta. O Rock Star se tornou algo raro. Mesmo os ditos "grandes nomes dos últimos tempos" vêm e vão sem que ninguém realmente saiba o que está acontecendo – alguém sabe dizer exatamente quanto tempo SYSTEM OF A DOWN e RAGE AGAINST THE MACHINE ficaram fora de atividade? - e só alguns velhos dinossauros parecem manter intactas suas estrelas.
Há uma carência de Rock Stars notável hoje em dia. Muito se deve ao fato de não tirarmos tempo pra apreciar a arte de uma banda, nós apenas a consumimos vorazmente. Os artistas de hoje sabem disso e não se esforçam muito para reverter à situação colocando seus nomes na história, querem se valer apenas do momento. Bandas surgem supervalorizadas, muitas vezes pondo imagem acima da música. E ninguém que realmente seja digno de apreciação aparece para tapar o furo deixado no Rock pela bala que atravessou os miolos de Kurt Cobain, o último Rock Star que andou por esse planeta – é lógico que outros ainda estão por aí, mas nenhum que tenha surgido depois dele.
Onde estão os pôsteres nas paredes? As mudanças de comportamento da juventude que realmente valham à pena? Os grandes rebeldes da música? Os caras pras meninas sonharem e os meninos se inspirarem? Os hinos de uma época? Com certeza não estão no RESTART ou na LADY GAGA. E espero não ter que esperar minha vida inteira por uma reunião do GUNS N’ ROSES, como a última coisa que possa fazer história no Rock n’ Roll.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
O álbum dos anos 80 que conquistou Ozzy Osbourne
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
O disco do Kiss feito a partir de "quase lixo inutilizável", segundo Paul Stanley
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Maior canal de crítica musical do mundo se pergunta: "Onde estão os metaleiros?"
O hit de Eric Clapton que ele considera "quase impossível" de tocar certo ao vivo
Lista: 12 músicas que você provavelmente não sabe que são covers
De fãs a palpiteiros, o que o heavy metal e o futebol têm em comum
A música com mensagem positiva que chegou do nada e disse o que eu precisava ouvir
Por que fãs de rock e heavy metal gostam tanto de ir a shows?
Ego - o lado mais sombrio do Rock
Como uma música completamente flopada me apresentou a uma das bandas do meu coração
Será que não damos atenção demais aos críticos musicais?
Um obrigado à música, minha eterna amiga e companheira
Rush: Quando foi que a banda se tornou legal?
Guns N' Roses: 10 músicas que seriam ótimas de se ouvir na reunião



