Bruce Dickinson revela qual é a música do Iron Maiden mais difícil de cantar ao vivo
Por André Garcia
Postado em 05 de março de 2024
Eterno vocalista do Iron Maiden, não é exagero algum colocar Bruce Dickinson na mais alta prateleira do heavy metal — entre nomes como Ronnie James Dio, Rob Halford e Ozzy Osbourne. Após se juntar a Steve Harris e companhia em 1982, produziram uma sequência de obras-primas que possuem algumas das mais memoráveis e desafiadoras linhas vocais do gênero: "The Number of the Beast" (1982), "Piece of Mind" (1983), "Powerslave" (1984), de faixas como "Run to the Hills", "The Trooper" e "2 Minutes do Midnight".
Em recente entrevista para a Songfacts, Dickinson revelou qual é a música mais difícil do Iron Maiden para cantar ao vivo.
"A música que considero mais desafiadora de cantar no repertório do Maiden é 'Aces High'. E isso não se deve apenas ao fato de eu ter 60 e poucos anos de idade — confie em mim, quando eu tinha 26 anos era igualmente desafiador. Eu sempre dizia 'Se a gente for tocar 'Aces High', podemos colocar no começo do set list, por favor?'"
"Mas ainda tocamos todas as músicas no tom original. Tenho certeza de que seria mais fácil se baixássemos o tom, mas não soaria tão bem. Essa é a música mais desafiadora do Maiden para cantar."
Quanto a suas músicas solo, ele não conseguiu apontar alguma especialmente desafiadora.
"Sei lá. Como escrevi as partes vocais, me sinto bastante confortável com tudo isso. Não é que as músicas sejam necessariamente difíceis de cantar. Acho que, se você tiver um som bom e decente e o retorno for decente, consigo cantar praticamente todo o catálogo solo. Se o som for ruim, é preciso ter um pouco de cuidado quando começar a fazer coisas como 'Darkside Of Aquarius' e 'Book Of Thel', para não estourar a voz se não estiver recebendo todo o feedback necessário dos monitores."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps