Crucificados pelo Sistema
Por Renato Carvalho
Postado em 17 de novembro de 2007
Quem curte um som underground, destes que não se encaixam nos perfis de rádios e programas televisivos comandados por grandes empresas de comunicação, sabe o quanto é difícil para bandas de rock, punk, heavy metal e afins, conseguirem espaço para divulgar seus trabalhos em meio a um mercado musical cada vez mais controlado por gravadoras e desvalorizado pela pirataria.
A verdade é que para cada estilo de música, os fãs encontram uma variedade incrível de mídias especializadas que abordam o assunto com respeito e propriedade, ou seja, revelam ao público a versão de quem pertence e conhece o assunto.

Mas, como de costume, a "grande mídia" mais uma vez reservou um espaço para retratar e atacar uma vertente musical que aparentemente desconhece em origem. O alvo desta vez: punk.
No mês passado a capital paulista vivenciou episódios de violência e covardia cometidos por grupos de pessoas que se intitulavam punks. Roubos, brigas, espancamentos e morte. Este foi o saldo de um fim de semana que mais uma vez colocou a música pesada na mira de conservadores e críticos de jornais e TVs. O problema é que, como tenho visto, as pessoas estão deformando o conceito de punk em virtude de atos que não representam o real posicionamento político do movimento. Como poucos devem saber – principalmente em razão da postura unilateral das abordagens feitas pela mídia, o movimento punk sempre defendeu a liberdade, lutou pela igualdade e pela paz e sua única revolta e discriminação foi contra governos e diferenças sócio-culturais. A bandeira levantada em São Paulo durante os atos de violência não pertence a eles, e sim a jovens que representam o estereotipo das atitudes sem sentido.

Em entrevista ao site Zona Punk, numa matéria conduzida pelo jornalista João Veloso Jr., o pesquisador Carlos Venezysky, doutor em movimentos de Contra Cultura pela Universidade de Viena, explicou que "para a mídia, (o movimento punk) é algo violento, sujo e com nenhuma relação aos movimentos que levaram a forjar o termo". E completou: "Isto é muito parecido com a deturpação para se falar em anarquismo, afinal, o que era para designar auto-gestão, virou sinônimo de baderna".
Em meio a todos estes acontecimentos infelizes, que novamente transformaram inocentes em vítimas – em vários aspectos, fica a pergunta: é mais fácil acreditar que as pessoas são movidas pelo que acreditam ser e não pelo que realmente são?
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
A banda que o Iron Maiden fez grande pressão para o Rock in Rio levar junto em 2019
Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Por que Andreas Kisser ficou sem vontade de escrever no Sepultura após a saída de Eloy
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Agora é oficial: Iron Maiden não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
A lendária banda de thrash metal que os integrantes do Metallica iam assistir nos anos 80
A ironia difícil de engolir no maior sucesso comercial do The Clash
O guitarrista que estava ao lado de Jimi Hendrix num show histórico e depois foi apagado
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
As 4 melhores bandas de rock de New Jersey de todos os tempos, segundo a Loudwire
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
Medina cita atrações que não deram lucro no Rock in Rio; "nome importante da história do Rock"
Regis Tadeu explica o verdadeiro problema do comercial da Elis Regina
A letra que fez Hammett e Hetfield, do Metallica, chorarem

Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Você está realmente emitindo sua opinião ou apenas repetindo discursos prontos?
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite

