O hit de Paul McCartney com duplo sentido: "Vai ver estava fumando demais nessa época"
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de agosto de 2025
Poucos artistas brincaram tanto com as palavras quanto Paul McCartney. O ex-Beatle, conhecido por sua habilidade melódica e lirismo ora simples, ora enigmático, revelou em seu livro "As Letras" (lançado em 2021) como algumas canções do Wings nasceram da pura combinação de imagens soltas, referências pessoais e até mesmo um toque de humor codificado. Uma dessas faixas é "Getting Closer", do álbum "Back to the Egg" (1979), recheada de frases que soam como enigmas e carregam duplo sentido.
Paul McCartney - Mais Novidades

McCartney lembra que parte do processo criativo ocorreu no Castelo de Lympne, em Kent, sudeste da Inglaterra, onde ele e a banda se refugiaram com um estúdio móvel. "Gravamos um monte de coisas no Castelo de Lympne. Por quê? Sei lá. Suspeito que era porque ele ficava perto de onde morávamos, ali ao sul de Folkestone. (…) Vai ver que eu estava fumando maconha demais nessa época", admitiu o músico, com bom humor.
Paul McCartney e "Getting Closer
Um dos trechos mais curiosos é "Hitting the chisel and making a joint" (Bater o cinzel e fazer um encaixe / fazer um baseado). O verso funciona como uma espécie de jogo linguístico: em carpintaria, joint significa "entalhe"; na gíria, a palavra também remete ao cigarro de maconha. "Você sabe que o seu público vai se divertir com essas pequenas referências e com o duplo sentido de ‘joint’, porque fazer baseados ainda era algo um pouco underground naquela época", explicou Paul.
Esse tipo de liberdade criativa era um dos diferenciais do Wings. "Às vezes, eu simplesmente gostava das palavras e não dava bola se elas faziam ou não sentido", contou. Muitas vezes, imagens soltas vinham de lembranças de infância ou observações cotidianas. McCartney cita, por exemplo, a memória de Linda, sua esposa, que quando criança gostava de levantar pedras à procura de pequenos animais. "Ela os chamava de ‘salamandras’. Eu adorava a ideia de que no mundo dela era ‘salamandra’ — bem mais exótico", disse.
Outras inspirações vinham de cenas triviais, como placas de estrada perfuradas por tiros, que acabaram entrando no imaginário da música: "Cattle beware… Gluing my fingers to the sky / Radio play me a song with a point" ("Cuidado com o gado… Colando meus dedos no céu / Rádio, toque para mim uma canção com um propósito."). Para Paul, era como reunir fragmentos soltos da vida e juntá-los em um mosaico musical. "Uma canção como esta pode ser considerada uma ode. Vou juntando coisas que vi e que já andava rondando anos antes de ser gravada."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
Ouça a versão do Testament para "Seek & Destroy", do Metallica
The Cult anuncia pausa na carreira por tempo indeterminado
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
O festival em que Steve Harris implorou para tocar; "fico em qualquer hotel", disse
"Bruce Dickinson é mais profissional que Paul Di'Anno era", destaca Adrian Smith
Baterista Mikkey Dee (Scorpions, Motörhead) fará turnê tocando Kiss com orquestra
A música "obscura" que é a melhor do Nirvana, segundo a Kerrang
Adrian Smith diz que Iron Maiden nunca mais será o mesmo sem Nicko McBrain
Ace Frehley ficou assustado ao ver seu rosto no caixão de Vinnie Paul
Jéssica Falchi (ex-Crypta) anuncia nova banda e lançamento do primeiro single
O melhor disco do Sepultura, segundo a Metal Hammer
Após quatro anos, Bon Jovi confirma volta aos palcos em 2026
Paul McCartney: ele afirma ter visto Deus durante efeito de droga
Como pintor Picasso fez Oprah brigar com Paul McCartney por causa de Kanye West
Os quatro álbuns mais terríveis lançados pelos integrantes dos Beatles nos anos 70
O baixista lendário que Paul McCartney nunca quis ser; correr por correr envelhece rápido
Quando John Entwistle tirou Paul McCartney do sério; "seu metido do *$%*!"
Como Paul McCartney deu empurrão para Rush retornar, segundo Geddy Lee
O hit do Led Zeppelin inspirado em Paul McCartney, segundo Jason Bonham
O megaclássico dos Beatles que Paul McCartney tocou pela primeira vez desde 1965
O musical dos anos 1940 de onde Paul McCartney tirou o termo "Jude" em "Hey Jude"
A moeda que lançou Mitch Mitchell ao sucesso e depois lhe fechou uma porta dourada
Em 1967, para Paul McCartney os Beatles "passariam o bastão" para o Pink Floyd


