O surpreendente álbum apontado pela Metal Hammer como o segundo melhor do Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de agosto de 2025
Com mais de quatro décadas de estrada, o Megadeth consolidou-se como um dos pilares do thrash metal. Fundado pelo guitarrista e vocalista californiano Dave Mustaine, o grupo ajudou a definir as bases do gênero e construiu uma discografia robusta, repleta de clássicos indiscutíveis.
Entre os trabalhos mais celebrados do Megadeth, "Peace Sells… But Who’s Buying?" (1986) e "Rust in Peace" (1990) costumam ser citados como obras-primas do thrash— reconhecimento justo, é bom que se diga. Também merecem menção os marcantes "Countdown to Extinction" (1992) e "Youthanasia" (1994), caracterizados por uma sonoridade mais acessível.
A trajetória da banda, contudo, guarda outros discos memoráveis. É o caso de "Endgame", lançado em 2009. Sucessor de "United Abominations" (2007), o álbum marcou a estreia do guitarrista Chris Broderick e apresentou uma combinação vigorosa de peso, velocidade e criatividade.

Na avaliação do jornalista Dom Lawson, colaborador da Metal Hammer, "Endgame" é o segundo melhor trabalho da carreira do Megadeth, conforme ranking publicado no site da revista. Sobre o disco, ele declarou: "Os fãs do Megadeth estavam cheios de otimismo enquanto a banda preparava seu 12º álbum, mas ninguém esperava que ‘Endgame’ fosse tão magnífico quanto se revelou. Tudo se encaixou perfeitamente nesta imponente obra de metal moderno: o produtor Andy Sneap teceu sua mágica habitual, Dave Mustaine compôs algumas de suas melhores músicas e todos os músicos se divertiram ao máximo. Seja entregando a euforia total do thrash (‘This Day We Fight!’) ou mergulhando em águas sombrias e progressivas (‘Endgame’), este foi um triunfo inequívoco e um dos melhores álbuns de metal do século XXI até agora."
Um dos pontos altos de "Endgame" é sua faixa de encerramento, "The Right to Go Insane". A música se baseia na história de um homem que passou por muitas dificuldades e decidiu roubar um tanque de guerra para destruir tudo o que aparecesse pela frente. Leia mais na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs
O artista da nova geração que faz Rob Halford se lembrar de Ozzy Osbourne
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A excelente (e triste) música do Megadeth que "foi esquecida" por Dave Mustaine
Marty Friedman comenta o teste que fez para a banda de Ozzy Osbourne
Dave Mustaine revela condição nas mãos
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Dirk Verbeuren diz que fazer parte do Megadeth é mais que um sonho
Nova música do Megadeth é "rápida e furiosa", afirma Dave Mustaine
O disco clássico do Megadeth que David Ellefson não ouvia muito - mas passou a admirar
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Slash: guitarrista enumera seus 10 riffs favoritos
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1985


