As impagáveis instruções de Bruce Dickinson para empresa de design que fez seu figurino
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de agosto de 2025
Bruce Dickinson sempre foi mais do que apenas o vocalista do Iron Maiden. Além da potência vocal e das letras marcantes, ele é conhecido por mergulhar de cabeça na criação artística do Maiden — inclusive nos mínimos detalhes do palco, dos figurinos e dos conceitos visuais das turnês. Em entrevista concedida em 1987 à revista francesa Hard Force (e resgatada anos depois por um fã clube da Bulgária), Bruce contou histórias inusitadas sobre como concebeu o visual "extraterrestre" da turnê Somewhere On Tour.

Segundo Bruce, a ideia para seu figurino surgiu de uma descrição bastante peculiar passada aos designers: "Imagine um cara que pousa em um planeta inexplorado, encontra lagartos alienígenas e os mata para fazer roupas com a pele deles. Foi isso que pedi à empresa de design: ‘é esse tipo de traje que eu quero’". No palco, o resultado parecia pele de réptil, mas na prática era apenas Spandex com textura reptiliana. "Ficou parecendo pele de lagarto, né? Mas é só Spandex", comentou com bom humor.
O traje não era só exótico — era também pesado. Equipado com luzes e pirotecnia integrada, o figurino somava cerca de 4 quilos, graças às baterias embutidas. "Tive algumas ideias malucas, como um coração luminoso e pirotecnia nas luvas", contou. Bruce ainda revelou que foi o responsável por incentivar os outros membros da banda a pensarem no visual com mais cuidado: "Nunca foi algo essencial pra gente, mas acho que fui eu quem iniciou essa mudança".
Além dos figurinos, o vocalista também falou sobre a importância de investir na experiência visual dos shows. "Queremos surpreender o público. É preciso investir, tanto emocional quanto financeiramente, além da parte musical", disse. "Muitas bandas não têm esse tipo de imaginação."
A entrevista também revela o lado mais filosófico de Bruce, que discorre sobre liberdade, solidão na estrada, e como a música é, ao mesmo tempo, paixão e ofício. "Um show é vender uma parte de si, como qualquer outro produto. Mas eu detestaria perder o prazer de fazer isso", afirmou. Ele ainda compartilhou uma história comovente sobre um show cancelado por problemas de saúde, em que a compreensão do público o emocionou profundamente.
O papo ainda passou por seus hobbies — como a esgrima, que ele praticava seriamente — e seu amor por livros antigos e temas como ficção científica e ocultismo. "Tenho uns 600 ou 700 livros em casa. Gosto de ler olhando pela janela do meu escritório", revelou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Rolling Stones anuncia novo álbum de estúdio, "Foreign Tongues"
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Judas Priest escondeu por 10 anos que vivia sem dinheiro, segundo K.K. Downing
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
Para Nicko McBrain, volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden estava "nos planos de Deus"
Rock e HQs: quando guitarras e quadrinhos contam a mesma história
Bruce explica afastamento do Iron Maiden de documentário: "Não queríamos controle editorial"
5 bandas de heavy metal que estão na ativa e lançaram mais de 10 discos de estúdio
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
A música de Bruce Dickinson que tem um dos melhores solos de Adrian Smith
K.K. Downing já afirmou que o Iron Maiden era um clone do Judas Priest
50 a menos: Cientistas descobrem que o Número da Besta é 616
As 20 maiores bandas da história do heavy metal, segundo o Loudwire


