Ozzy Osbourne: lenda ainda em vida
Por Daniel de Paiva Cazzoli
Postado em 08 de agosto de 2025
Eu sabia que chegaria esse dia. Todos sabiam. Ele sabia. Poderia ter sido há 40 anos, como ele mesmo dizia. Há 30, 20, 10, 5... por muitas vezes Ozzy brincou de morrer... e de viver.
Black Sabbath - Mais Novidades
Se tem um artista que não veio a este planeta por acaso foi Ozzy. Sua biografia é tão perfeitamente caótica e bagunçada, que poderia ter começado agora e retrocedido. Ou começado a partir dos anos 1980, ou lá no fim dos anos 1960. Nada é tão naturalmente fora de ordem que a trajetória de John Michael Osbourne. Ele desafiou a linearidade do tempo e inverteu a lógica da própria lógica.

Pego como referência a primeira vez que ouvi sua voz: um videoclipe da música "Iron Man" no extinto programa Som Pop, da TV Cultura. Eu nem imaginava que aquela música era do Black Sabbath, e não dele. Aliás, nem sabia o que era Black Sabbath. Mas foi fascínio à primeira vista. Eu gostei de Ozzy muito antes de saber que gostaria de Ozzy. Passaram-se anos até que mergulhei de vez e pra sempre no universo do rock’n’roll e, mais propriamente, no mundo do heavy metal.
Quando comecei a entender de onde ele tinha vindo e, com as preciosas indicações de amigos, ouvi sua voz na carreira solo, pulando para a época do Sabbath e retornando às músicas próprias (de novo de maneira caótica), fui entendendo quão necessária era a presença daquela figura enigmática, absurdamente carismática e, até certo ponto, infantilizada e fragilizada... e inimitável. De novo: vários em um.

Falar das músicas preferidas é quase impossível, pois elas dependem da época, do contexto, do grupo de amigos, dos videoclipes, dos shows que tive o prazer de ver, inclusive aquele apoteótico do Black Sabbath, no Campo de Marte. Amigos, discos, manias, frustrações, momentos de euforia... Ozzy sempre esteve presente, como uma teimosa trilha sonora que insiste em pavimentar minhas experiências sensoriais.
Mas olha... aquele ao vivo, o "Tributo ao Randy Rhoads", é verbete de perfeição. E o homenageado te receberá de braços abertos.
Valeu, Ozzy! Você foi fundamental para a história da música... e agora deixa a Terra bem mais careta. Quanto a seus fãs, agora, "we're going through changes...".

Morte de Ozzy Osbourne
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps