O guitarrista tão bom que causou medo em David Gilmour: "Talvez eu não consiga tocar"
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de agosto de 2025
David Gilmour nunca foi conhecido pela técnica veloz ou pela virtuosidade de guitarristas como Jimi Hendrix. Sua marca, como ele próprio já declarou, era outra: "Os dedos não são muito rápidos, mas acho que sou instantaneamente reconhecível. (…) O jeito que eu toco é aquele estilo em que as pessoas conseguem reconhecer uma melodia com peso." Foi justamente essa abordagem melódica e distinta que moldou o Pink Floyd e ajudou a transformar a guitarra em linguagem emocional e conceitual.
David Gilmour - Mais Novidades
Ao longo da carreira, Gilmour criou passagens icônicas em faixas como "Dogs" e "Pigs", do álbum "Animals" (1977), ou em canções mais recentes, como "Yes, I Have Ghosts". Mas, apesar da importância de seu legado, há uma linha de guitarra em particular que ele gostaria de ter assinado: "Albatross", clássico de 1968 do Fleetwood Mac, composto por Peter Green. A história foi resgatada pela Far Out e originalmente publicada pela Rolling Stone.
David Gilmour e Peter Green
Em uma sessão de perguntas e respostas ao vivo realizada em 2007, Gilmour foi direto: "Há tantas [músicas], é difícil responder. Acho que para mim, sobre a canção pop perfeita, é ‘Waterloo Sunset’, dos Kinks. Eu adoraria ter escrito essa. Absolutamente genial. Na guitarra, talvez ‘Albatross’, do Fleetwood Mac."
A admiração de Gilmour por Peter Green sempre foi conhecida. Ele reconhecia no fundador do Fleetwood Mac uma habilidade rara de contar histórias com a guitarra, mesclando folk e blues de maneira única. Não por acaso, "Albatross" — faixa etérea, quase meditativa — se tornou uma das peças mais influentes do rock britânico.
Quando Green faleceu, em 2020, Mick Fleetwood convidou Gilmour para participar de um tributo em sua memória. O guitarrista do Pink Floyd, no entanto, hesitou: "Minha primeira reação foi: ‘Talvez eu não consiga fazer isso’", confessou. A reverência ao estilo inimitável de Green quase o fez recuar.
Mas Gilmour acabou aceitando o desafio. Ao lado de Rick Vito, deu vida a uma nova versão de "Albatross", respeitosa e delicada, que trouxe emoção sem tentar sobrepor-se ao original. O próprio Mick Fleetwood reconheceu: "Ele tinha tanta reverência pelo Peter e pelas músicas que, no começo, ficou com medo. Mas fez um trabalho lindo na nova versão de ‘Albatross’. Eu fiquei emocionado."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
O cantor que Robert Plant elogiou: "Sabem quem acho que tem a melhor voz que já ouvi?"
A música do Genesis que a banda, constrangida, talvez preferisse apagar da história
A melhor capa de disco, segundo Derrick Green, vocalista do Sepultura
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Edu Falaschi lembra emoção no show do Angra: "Acabou aquilo que sofri pra caralh*!"
Edu Falaschi comenta mudanças em sua voz: "Aquele Edu de 2001 não existe mais"
A melhor capa de disco de todos os tempos, segundo Vinnie Paul
O hit de John Lennon que Ritchie Blackmore odiou: "Parece uma banda semi-profissional"
11 supergrupos prog de qualidade que muita gente certamente nunca ouviu falar
Paul McCartney não entende influenciadores: "Pessoas sem talento que são muito famosas"
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Dennis Stratton quer ir ao Hall of Fame, mas respeitará decisão do Iron Maiden
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
A música que, segundo David Gilmour, apontou o caminho que o Pink Floyd deveria tomar
A música da década de 1950 que David Gilmour chamou de perfeita: "É pura magia"
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Para David Gilmour, Mick Jagger apenas interpreta um personagem: "O Pink Floyd não é assim"


