As 10 melhores músicas instrumentais de guitarristas, segundo Joe Satriani
Por André Garcia
Postado em 22 de junho de 2023
Uma das maiores referências no que se refere a rock instrumental, o virtuoso Joe Satriani listou as 10 maiores faixas instrumentais conduzidas por guitarristas.
A música instrumental costumava ser de nicho até que Jeff Beck atraísse atenção para o gênero com sua obra-prima "Blow by Blow" (1975). Depois dele, um dos nomes que fez muito pela disseminação desse tipo de música foi Joe Satriani.
Portanto, Satriani tem propriedade e lugar de fala nesse assunto — assim como Dave Mustaine tem propriedade para falar de thrash metal, e Eric Clapton tem propriedade para falar de blues. Quando recebeu da Classic Rock a missão de fazer seu top 10, ele avisou: "É difícil escolher. Acho que o único jeito de fazer isso é com as que me vierem à cabeça."
Santo & Johnny - Sleep Walk
"Uma melodia perfeita. Na verdade, é tocada em um lap steel, mas inspirou os guitarristas loucamente. 'Sleep Walk' é o som da minha infância. Tenho lembranças de estar em um daqueles grandes carros dos anos 50, viajando pelo campo com minha família quando eu era criança no banco de trás, ouvindo essa música pelo rádio, em mono. Ela captura tão bem uma época. E ninguém nunca superou. Eu tentei [tocar ela], e já ouvi outras pessoas a tocando, mas Santo & Johnny fizeram a versão definitiva."
Link Wray - Rumble
"'Rumble' o extremo oposto de 'Sleep Walk'. Era sobre Link Wray sendo um roqueiro perigoso e sujo; e, de certa forma, é uma das primeiras músicas de rock pesado, com o som de guitarra distorcida. Há uma cena fantástica no documentário It Might Get Loud, de 2009, em que Jimmy Page toca air guitar ao som de 'Rumble'. Aquilo foi impagável!"
Jimi Hendrix - Third Stone From The Sun
"Hendrix criou uma espécie de grimório para os guitarristas, e todo mundo meio que trabalha a partir dele. Há pouquíssima inovação após Jimi. Essa faixa é alucinante! Eu ouvia quando era criança e ela me fazia suar, passar por alguma estranha catarse. É mais do que apenas uma música, é um exemplo de gravação moderna. Hendrix inova a cada compasso. Eu toquei essa música na turnê Experience Hendrix dois anos atrás, com o Living Colour como minha banda de apoio. Não dá para realmente reproduzi-la, porque há loops de fita e muitas coisas engraçadas... então fizemos uma versão mais excêntrica."
Jeff Beck - Where Were You
"Simplesmente uau! Quando Jeff Beck lançou isso, todo mundo ficou, tipo, 'Que p*rra é essa'? É uma melodia linda e, em seguida, você pensa, 'Meu Deus, esse cara fez isso em uma Stratocaster!' É sobre-humano! Eu já o vi tocá-la ao vivo, mas é como estar ao lado do Steve Vai ou Yngwie Malmsteen: não importa o quão perto esteja deles, você ainda não consegue entender, porque vem de dentro deles. Mesmo que eles tenham 10 dedos, como o resto de nós, eles usam esses 10 dedos para fazer algo completamente diferente."
Mason Williams - Classical Gas
"Foi tocada em um violão clássico, mas tinha uma orquestra completa por trás e tinha esse estilo pop do final dos anos 60. Lembro de pensar, 'Cara, dá para fazer isso na guitarra também!' Era uma daquelas músicas que tocavam no rádio AM da nossa casa, e ela realmente me transporta de volta para a minha infância: as pessoas com quem eu estava e as coisas que eu fazia na época. Isso faz parte da magia da música. Essas músicas são todas como blocos de construção."
Metallica - Orion
"Em termos de técnica, não acho que haja nada neste álbum ['Master of Puppets'] tão inovador quanto 'Third Stone From The Sun', mas a forma como eles arranjaram e o som... é tão intenso! Acho que Cliff Burton estava apenas começando. É realmente trágico que tenham perdido um bom amigo. Eu não conhecia Cliff pessoalmente, mas estava dando aulas para Kirk [Hammett] durante todo aquele período, então tivemos que lidar com aquilo. Eu pensei que, quando Kirk viesse para as aulas, não íamos falar sobre aquilo, porque sabia que eles estavam sofrendo, e, de certa forma, as aulas de guitarra eram como uma fuga."
The Chantays - Pipeline
"Eu fui o caçula de cinco filhos, então meus irmãos mais velhos sempre tentavam me impressionar com as novas músicas mais loucas que estavam ouvindo; e, passando de mão em mão, adquiri todos os discos antigos deles. 'Pipeline' era uma música muito famosa. Também tinha um som de guitarra incomum: o pessoal usava guitarras limpas com reverb. Aquela palhetada em staccato acabaria sendo adotado pelas bandas de metal 20 anos depois, mas, na época, era completamente diferente. Foi a surf music definitiva."
Jimi Hendrix - Midnight
"Não sou muito fã dessa interminável sequência de lançamentos de sobras de estúdio de Hendrix, mas algumas delas são incríveis. 'Midnight' foi lançada em um disco póstumo chamado 'War Heroes', e é tão bruta... Era só três caras no estúdio, sem nenhuma ambiência especial, mas Jimi pega uma pequena quantidade de informação e cria um mundo musical inteiro com ela. Não é uma das suas músicas mais famosas, mas tem muitos adeptos. Quando Steve Vai fez a turnê Experience Hendrix, essa era uma das músicas dele."
Steve Vai - The Attitude Song
"É difícil escolher uma música só do Steve, mas 'The Attitude Song'... Acho outras pessoas teriam pegado uma música dessa e feito 10 músicas com ela, mas Steve colocou 10 ideias em uma única música. Isso inspirou muitos guitarristas. É como o Hendrix fez com 'Machine Gun': preparar músicos para as próximas décadas, para poderem basear toda sua técnica no que ele fez. Quando o Steve está fora do palco, é maravilhosamente introvertido, o que o ajuda a se concentrar e criar esses instrumentais incrivelmente ricos e densos."
[an error occurred while processing this directive]John Petrucci - Glasgow Kiss
"Pensei em um instrumental recente que tenha sido uma evolução, e tenho que dizer que 'Glasgow Kiss', de John Petrucci, é fabulosa. Eu tive a oportunidade de vê-la tocada várias vezes na turnê G3. Ela tem coração e vida, e é claro, a habilidade na guitarra é simplesmente espetacular. John realmente coloca sua alma em tudo, o que fundamental para fazer instrumentais funcionarem. Não se trata apenas de notas e técnica. Tem que haver um amor especial inserido na mensagem. Eu conto uma história em cada música."
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