Gus Van Sant recria suicídio de Cobain
Fonte: Terra Cinema e DVD
Postado em 12 de agosto de 2004
Depois de vários livros e um polêmico documentário, chegou a hora do suicídio de Kurt Cobain ser "reimaginado" por Gus Van Sant. O diretor de Gênio Indomável e Garotos de Programa resolveu aplicar a fórmula de Elefante - uma interpretação fictícia ao tiroteio de Columbine - para contar a história dos últimos dias de vida do ex-líder do Nirvana.
Last Days, que teria tido aprovação de Courtney Love, conta com o ator Michael Pitt no papel do roqueiro, que morreu em 1994.
Dono de uma carreira de altos e baixos, Van Sant ganhou elogios e a Palma de Ouro em Cannes ao aplicar liberdade criativa à história de Columbine, ocorrida em 1999.
No lançamento da fita, ele explicou que a história, contada por meio de não-atores fazendo improvisação, era apenas "inspirada" pelos fatos que "poderiam ter acontecido" antes da tragédia. O mesmo deve ser dito sobre Last Days, em que personagens "inspirados" em Cobain e Love passam por eventos "similares" aos verdadeiros.
O diretor falou pela primeira vez sobre o projeto - que acaba de ser rodado no interior do estado de Nova York - em uma entrevista à MTV americana. "Há muitas hipóteses sobre o que aconteceu, mas não sei de nenhuma testemunha ocular completa", disse ele. "Todos têm uma opinião diferente, mas não há uma verdade."
No papel do "músico inspirado em Cobain" está Pitt, que trabalhou no seriado de TV Dawson´s Creek e filmes como Hedwig - Rock, Amor e Traição e o atual The Village. Como Love, há a italiana Asia Argento, filha do cineasta Dario Argento, que apareceu como atriz em Triplo X.
A julgar pelos comentários de Van Sant, o filme segue o tom "intelectual" de seus últimos trabalhos, como Elefante e Gerry. Sobre Pitt, ele comentou: "Ele é como um Hamlet shakespeareano, refletindo sobre seus fantasmas pessoais e demônios. E enquanto eu não sei quais são eles, fico imaginando o que podem ter sido."
Talvez para ficar longe da polêmica, Van Sant prefere se concentrar menos na história e mais na "ambientação" dos últimos dias de Cobain. "Ele aparece tocando guitarras, cantando, vendo televisão", diz ele. "Mas não há respostas, tipo ´isto foi a causa´."
Van Sant também disse que não há cenas de uso de drogas ou presença evidente de armas no filme.
Produzido em esquema de baixo orçamento pelo HBO Films, Last Days deve ser lançado nos cinemas americanos em 2005.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
Esposa de Brian May anuncia que não haverá novas turnês do Queen
Andreas Kisser pensou em mudar o nome do Sepultura após saída de Max Cavalera
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Blind Guardian trabalha em novo álbum e versão acústica do disco "Nightfall in Middle-Earth"
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
David Gilmour: surpreendendo ao revelar sua música favorita de todos os tempos
O álbum favorito de Renato Russo, segundo o amigo e produtor Luiz Fernando Borges
Glenn Hughes conta a cômica história da sessão espírita com Ritchie Blackmore


A banda favorita de Kurt Cobain e de Noel Gallagher ao mesmo tempo
A banda japonesa que Kurt Cobain adorava: "Ele chorava copiosamente com elas"
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
Site lista 3 bandas de rock clássico que fizeram sucesso nos anos 1990 e depois sumiram
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
O hit do Nirvana composto por Kurt Cobain para ser "a canção pop definitiva"



