Gus Van Sant recria suicídio de Cobain
Fonte: Terra Cinema e DVD
Postado em 12 de agosto de 2004
Depois de vários livros e um polêmico documentário, chegou a hora do suicídio de Kurt Cobain ser "reimaginado" por Gus Van Sant. O diretor de Gênio Indomável e Garotos de Programa resolveu aplicar a fórmula de Elefante - uma interpretação fictícia ao tiroteio de Columbine - para contar a história dos últimos dias de vida do ex-líder do Nirvana.
Last Days, que teria tido aprovação de Courtney Love, conta com o ator Michael Pitt no papel do roqueiro, que morreu em 1994.
Dono de uma carreira de altos e baixos, Van Sant ganhou elogios e a Palma de Ouro em Cannes ao aplicar liberdade criativa à história de Columbine, ocorrida em 1999.
No lançamento da fita, ele explicou que a história, contada por meio de não-atores fazendo improvisação, era apenas "inspirada" pelos fatos que "poderiam ter acontecido" antes da tragédia. O mesmo deve ser dito sobre Last Days, em que personagens "inspirados" em Cobain e Love passam por eventos "similares" aos verdadeiros.
O diretor falou pela primeira vez sobre o projeto - que acaba de ser rodado no interior do estado de Nova York - em uma entrevista à MTV americana. "Há muitas hipóteses sobre o que aconteceu, mas não sei de nenhuma testemunha ocular completa", disse ele. "Todos têm uma opinião diferente, mas não há uma verdade."
No papel do "músico inspirado em Cobain" está Pitt, que trabalhou no seriado de TV Dawson´s Creek e filmes como Hedwig - Rock, Amor e Traição e o atual The Village. Como Love, há a italiana Asia Argento, filha do cineasta Dario Argento, que apareceu como atriz em Triplo X.
A julgar pelos comentários de Van Sant, o filme segue o tom "intelectual" de seus últimos trabalhos, como Elefante e Gerry. Sobre Pitt, ele comentou: "Ele é como um Hamlet shakespeareano, refletindo sobre seus fantasmas pessoais e demônios. E enquanto eu não sei quais são eles, fico imaginando o que podem ter sido."
Talvez para ficar longe da polêmica, Van Sant prefere se concentrar menos na história e mais na "ambientação" dos últimos dias de Cobain. "Ele aparece tocando guitarras, cantando, vendo televisão", diz ele. "Mas não há respostas, tipo ´isto foi a causa´."
Van Sant também disse que não há cenas de uso de drogas ou presença evidente de armas no filme.
Produzido em esquema de baixo orçamento pelo HBO Films, Last Days deve ser lançado nos cinemas americanos em 2005.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
Kreator confirma show em Curitiba no Tork 'n' Roll em dezembro
Brasileiros superestimam o Sepultura? Canal disseca mudança do show de despedida
After Forever cancela turnê sul-americana que passaria pelo Brasil
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
Kiss anuncia box-set super deluxe do álbum "Rock and Roll Over"
A banda holandesa dos anos 1970 que Humberto Gessinger está ouvindo sem parar
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour gostaria de apagar completamente da memória
O disco gravado por Bruce Dickinson que a Metal Hammer considera o pior do Iron Maiden
Garotos Podres lança clipe animado "Tá Na Hora di Naná"
Como estão os atores da "Vagabanda" de Malhação hoje em dia?
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Gene Simmons do Kiss

Dave Grohl não acreditava no potencial de "Smells Like Teen Spirit"
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
A banda famosa que Kurt Cobain dizia ter uma música que "era uma porcaria"
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
O músico que foi retirar cem reais da conta e descobriu que tinha 100 mil
A música "ótima" que é a pior faixa de "Nevermind", de acordo com a Louder
O álbum que Dave Grohl disse ter sido "o disco mais bonito" que já ouviu
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
A música do Metallica que Kurt Cobain não parava de pedir para Kirk Hammett
A lendária banda que Iggor Cavalera considera o "sapatênis do rock"



