Loudwire: as dez melhores bandas da era Grunge

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Fernando Portelada, Fonte: Loudwire, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Esta é mais uma lista elaborada pelo Loudwire.com. Todas as opiniões e comentários traduzidos abaixo são responsabilidade de Chad Childers, editor do site.

4315 acessosNirvana, Guns N' Roses, Clash: Marvel homenageará capas clássicas5000 acessosNirvana: 20 coisas que você não sabia sobre "Nevermind"

Grunge. Este foi o som que definitivamente definiu o começo dos anos 1990, e com a lista das melhores bandas Grunge nós estamos revendo fatos que começaram uma revolução musical, mudando completamente o que acontecia no mundo da música. Obviamente evoluindo dos anos 1980, havia uma necessidade de mudar o status quo, e o som batizado de Grunge estava lá não só para preencher um vazio, mas para abraçar a cena musical como um todo.

10: MUDHONEY

O MUDHONEY é um dos grupos mais consistentes, sólidos e duradouros. Esta banda tem sua raiz na banda GREEN RIVER, dos anos 1980, que para muitos foi a pioneira do Grunge. Mark Arm e Steve Turner emergiram do GREEN RIVER para começar o Mud Honey e enquanto eles não alcançavam o sucesso comercial, como alguns de seus companheiros, faixas como “Touch me I’m Sick”, “Let It Slide” e “Suck You Dry” se tornaram hinos grunge muito bem respeitados.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

09: HOLE

Levou um tempo para o HOLE emergir da sombra do falecido marido de Courtney Love, Kurt Cobain, mas “Live Through This”, de 1994, foi o álbum que finalmente os levou às massas. A ríspida voz de Courtney acertou perfeitamente em “Miss World”, “Doll Parts e “Violet” e, por mais que a banda começasse a evoluir seu som em 1998, com o “Celebrity Skin”, músicas como a faixa título deste álbum e “Awful” ainda fincam suas raízes inegavelmente no som Grunge.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

08: MOTHER LOVE BONE

Para muitos, o brilhantismo de MOTHER LOVE BONE não foi descoberto antes do fim da banda. Infelizmente o cantor Andrew Wodd faleceu devido uma overdose de drogas dias antes do lançamento de seu primeiro disco. O álbum produziu alguns dos favoritos do Grunge, como “Stardog Champion’ e “Crown of Thorns”. O grupo também é conhecido por ser a banda inicial de Jeff Ament e Stone Gossard.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

07: SCREAMING TREES

O SCREAMING TREES pode ter chegado aos grandes palcos com “Nearly Lost You”, mas a banda era bem versada em seu som antes das pessoas começarem a ouvir Grunge. Liderada pelos profundos vocais de Mark Lanegan, e pelo trabalho dos irmãos Van e Gary Lee no Baixo e nas Guitarras, respectivamente, a banda emergiu como uma das líderes do movimento Grunge. Enquanto “Nearly Lost You” era seu cartão de visitas, faixas como “Dollar Bill” “Shadow of the Season” e “Bed of Roses” também eram favoritas no catálogo da banda.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

06: THE MELVINS

THE MELVINS, comandada pelo cantor e guitarrista Buzz Osbourne e pelo baterista Dale Crover, é considerada uma das pioneiras do que viria a se tornar o Grunge, e isso reserva seu espaço entre as 10 melhores bandas do estilo. Seus movimentos vagarosos, e som cadenciado foram influência para bandas crescentes em Seatle, como NIRVANA e SOUNDGARDEN. A banda ainda é forte hoje, e músicas como “Hooch”, “Honey Bucket” e “Night Goat” são tão sólidas quando podem ser.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

05: STONE TEMPLE PILOTS

Poderia o Grunge florescer fora de Seattle? Essa era a questão em 1992. Então a banda de San Diego, STONE TEMPLE PILOTS, chegou com seu disco “CORE”, liderando a segunda onda Grunge. O seu brutal primeiro single, “Sex Type Thing”, introduziu a banda e o estilo musical de Scott Weiland, mas foi a segunda música, “Plush”, com suas memoráveis linhas de guitarra que verdadeiramente os estabeleceu. Por mais que eles mudassem um pouco seu estilo de Rock com o passar do tempo, os discos “Core” e “Purple” tem músicas firmemente implantadas no som Grunge.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

04: SOUNDGARDEN

Após o começo em Seattle, nos anos 1980, o SOUNDGARDEN finalmente disparou com o single “Outshined”, seguida da espirituosa “Rusty Cage”. Misturando-se com algumas raízes no Punk, o SOUNDGARDEN trouxe um som frenético, antes de se acomodar com o tradicional Grunge. O Cantor Chris Cornell brilhou em hits como: “Spoonman”, “Black Hole Sun”, entre outros. Não há dúvida que o SOUNDGARDEN mereça este lugar de destaque nesta lista.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

03: ALICE IN CHAINS

Existiu alguma parceria do cenário Grunge mais impactante que o Jerry Cantrel e Layne Stanley? A harmonia desta dupla era inigualável quando Stanley entregava um ânimo extra quando as coisas realmente ficavam pesadas. “Man in the Box” os colocou no mapa em 1991, e no ano seguinte eles trouxeram a obra prima “Dirt” com sucessos do calibre de “Would?”, “Rooster” e “Angry Chair”

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

02: PEARL JAM

Formada após o fim do MOTHER LOVE BONE, o Pearl Jam emergiu das cinzas em 1991. A ritmicamente pesada “Alive” marcou passo para o grupo, enquanto “Even Flow” cimentou seu status de banda a ser respeitada. Nesta época “Jeremy” já comandava as transmissões da MTV e todos conheciam o PEARL JAM.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

01: NIRVANA

Impossível discutir com o 1º lugar do NIRVANA nesta contagem, visto que eles essencialmente colocaram o gênero no mapa em 1991 com o clássico NEVERMIND. Felizmente as coisas não acabaram com “Smells Like Teen Spirit” e “Come As You Are”, entre várias outras. Tragicamente perdemos Kurt Cobain em 1994, mas o fato de que a banda atingiu status icônico fala sozinho pela qualidade da música e da dominância que eles conseguiram em tão pouco tempo de vida.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

* Fernando Portelada não é muito fã do estilo, mas entende sua importância.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Nirvana, Guns N Roses, The Clash, BlondieNirvana, Guns N' Roses, The Clash, Blondie
Marvel homenageará capas clássicas

650 acessosFoo Fighters: filha de 8 anos de Dave Grohl toca bateria em show1216 acessosFaith No More: a curiosa passagem de Courtney Love pela banda1258 acessosL7: apresentação ao vivo na Rádio Cidade, antes perdida, ressurge412 acessosNanda Chamon: 10 razões porque Kurt Cobain não foi assassinado737 acessosNeil Young & Kurt Cobain: Juntos no Brasil em 1992?0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nirvana"

Papai TruezãoPapai Truezão
Astros do Heavy Metal em fotos com seus filhos

MetallicaMetallica
"Whiplash" era uma das preferidas de Kurt Cobain

Ícones do rockÍcones do rock
Retratados com fitas cassete

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Nirvana"0 acessosTodas as matérias sobre "Pearl Jam"0 acessosTodas as matérias sobre "Stone Temple Pilots"0 acessosTodas as matérias sobre "Alice In Chains"0 acessosTodas as matérias sobre "Soundgarden"0 acessosTodas as matérias sobre "Melvins"0 acessosTodas as matérias sobre "Screaming Trees"0 acessosTodas as matérias sobre "Mother Lovebone"0 acessosTodas as matérias sobre "Hole"0 acessosTodas as matérias sobre "Mudhoney"

NirvanaNirvana
Vinte coisas que você não sabia sobre "Nevermind"

RushRush
Alex Lifeson lista seus três melhores solos de guitarra

DepressãoDepressão
10 músicas que devem ser evitadas

5000 acessosIron Maiden: veja a banda como você não gostaria de vê-la5000 acessosDanilo Gentili: O sertanejo tem mais atitude roqueira que o próprio roqueiro5000 acessosMetallica: a capa do "Death Magnetic" lembra uma vagina?5000 acessosVan do Halen: as ladainhas preferidas dos "roqueiros"5000 acessosGaleria - Guitarras e gostosas nos guias da Guitar World5000 acessosSlayer: Gary Holt se nega a imitar solos de Jeff Hanneman

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 15 de outubro de 2012
Post de 11 de fevereiro de 2014
Post de 21 de fevereiro de 2014
Post de 06 de fevereiro de 2015
Post de 06 de agosto de 2016
Post de 22 de março de 2017

Sobre Fernando Portelada

25 anos, Blogger, Podcaster, Gamer, Leitor de Quadrinhos, Ouvinte de Rock, Jornalista, e chato acima de tudo. Ouviu Imaginations From The Other Side do Blind Guardian aos 13 anos, emprestado por um amigo de escola. Ainda é um de seus álbuns preferidos.

Mais matérias de Fernando Portelada no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online