O hit do Nirvana composto por Kurt Cobain para ser "a canção pop definitiva"
Por André Garcia
Postado em 24 de outubro de 2024
Cuidado com o que você deseja, pois quando você menos espera seu desejo pode se realizar. A realização de um desejo já acabou com a vida de muita gente, inclusive de Kurt Cobain.
Ele, que no final da década de 80 ligava para as rádios das cidades por onde passava para pedir que tocassem Nirvana, sonhava fazer sucesso. Só que sucesso na cabeça dele era o que fazia Sonic Youth e Pixies no começo dos anos 90 — algo muito diferente do que fez o Nirvana, que com "Nevermind" (1991) desbancou Michael Jackson no topo das paradas da Billboard.
Foi justamente o sucesso que Kurt tanto desejou que fez com que ele nutrisse um profundo autodesprezo, se desiludisse pela música, se afundasse na depressão e acabasse consumido pela heroína: combinação que o levou à morte em 1994.
Mais que isso, em entrevista de 1994 para a Rolling Stone, Kurt revelou que compôs "Smells Like Teen Spirit" para ser "a canção pop definitiva", e foi justamente ela que o alçou ao estrelato que o arruinou.
"Nem lembro como toca o solo de '[Smells Like] Teen Spirit'. Eu levaria cinco minutos para aprender ele. [...] Ainda gosto de tocar 'Teen Spirit', mas é quase uma vergonha. Todo mundo foca tanto nela porque o pessoal já assistiu o clipe na MTV um milhão de vezes, ficou gravada no cérebro das pessoas. Mas acho que tem muitas outras músicas que escrevi que são tão boas quanto ou melhores, tipo 'Drain You'. Eu adoro a letra e nunca me canso de tocar ela. Talvez se ela fosse tão popular quanto 'Teen Spirit', eu não gostasse tanto…"
"A gente estava indo de carro até Tacoma toda noite para ensaiar e tentando compor músicas. [Quando compus 'Smells Like Teen Spirit'] eu estava tentando fazer a canção pop definitiva. Basicamente, só tentei copiar os Pixies, confesso [risos]. Quando ouvi eles pela primeira vez, me identifiquei tanto com aquela banda que queria ter feito parte dela — ou pelo menos de uma banda cover dos Pixies. Usamos o senso de dinâmica deles, sendo suaves e calmos [no começo] e depois altos e fortes. 'Teen Spirit' era um riff tão clichê. Era muito parecido com um riff de Boston ou de 'Louie, Louie'."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps