Cinco levadas matadoras criadas por John Bonham, baterista do Led Zeppelin
Por Bruce William
Postado em 03 de março de 2023
Embora existam várias maneiras de descrever uma "levada" na bateria, vamos considerar que ela está baseada no "beat", que se refere a uma unidade básica de ritmo que é geralmente composta por quatro batidas, também conhecida como um "tempo". Essa unidade básica de ritmo é usada em muitos estilos musicais, incluindo rock, pop, jazz, blues e muitos outros gêneros.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Na bateria, cada batida é representada por um golpe na caixa, bumbo, prato ou outro componente da bateria. Por exemplo, em um ritmo de rock básico, a primeira batida é geralmente um golpe no bumbo, seguido por um golpe na caixa na segunda e quarta batidas, e um golpe no chimbal na terceira batida. Esse padrão é repetido continuamente para criar o "beat" ou ritmo da música, que muitos chamam de groove ou levada.
Músicos e estudiosos possivelmente terão definições diferentes e dirão que a explicação dada é simplista ou equivocada. Mas vamos considerar aqui nesse texto como fato que os bateristas geralmente usam diferentes batidas e ritmos para se adequar ao estilo da música que estão tocando, e essa habilidade de manter uma boa "levada" é considerada uma das principais habilidades de um bom baterista. E é senso comum que John Bonham, do Led Zeppelin, sendo o gigante que foi no instrumento, tinha uma excepcional habilidade para criar "levadas", e várias delas entraram para a história do rock pela sua genialidade e eficácia.
Vamos ver então cinco levadas matadoras criadas por John Bonham, com base na matéria feita pelo cheatsheet.com. No original, em inglês, há também breves explicações técnicas sobre como Bonham construiu as levadas em cada uma das músicas.
01 - "Good Times Bad Times"do álbum de estreia de 1969
Bonzo sempre acreditou que a bateria deveria ser um instrumento de destaque ao lado da guitarra, e ele trouxe essa visão para o trabalho que entregou no Led Zeppelin, colocando em prática já em "Good Times Bad Times", música que abre o primeiro álbum.
02 - "Ramble On" do "Led Zeppelin II" de 1970
Essa música começa com Bonham criando um ritmo constante que dura cerca de um minuto fazendo uma percussão que, conforme a lenda, foi criada usando um case de guitarra, um banquinho de bateria e uma lata de lixo.
03 - "Black Dog" do "Led Zeppelin IV" de 1971
Ao lado de "Good Times Bad Times", "Black Dog" é outra das criações de Bonham que todos reconhecem mesmo sem ter qualquer outro tipo de acompanhamento musical.
04 - "Achilles Last Stand" do "Presence" de 1976
Bonham criou várias levadas memoráveis no Led Zeppelin, mas "Achilles Last Stand" pode ser considerado um de seus melhores momentos, uma verdadeira tour de force ao longo de seus mais de dez minutos.
05 - "Fool in the Rain" do "In Through The Out Door" de 1979
"Fool In the Rain" é praticamente uma compilação que mostra o que faz as levadas de John Bonham serem tão memoráveis: a força, a precisão e a delicadeza no ponto certo estão todos reunidos nesta canção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A banda de metal que Dave Grohl defenderia até a morte
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
O tipo de banda que Joey Ramone odiava; "toda esta merda de nova fórmula de rock"
O disco dos anos oitenta que fez o Rush perder fãs e deixou Alex Lifeson insatisfeito

Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
A banda americana que não conseguiu competir com o Led Zeppelin no palco
A turnê do Led Zeppelin que Robert Plant odiou fazer: "Uma tremenda bobagem!"
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
O vocalista que Robert Plant julgava inalcançável e que idolatrava o cantor do Led Zeppelin
O solo de Eric Clapton que impressionou Jimmy Page nos Yardbirds; "fundamental!"
O guitarrista desconhecido que, conforme Jimmy Page, "tocava a coisa certa na hora certa"
O guitarrista que Jimmy Page chamou de perfeito: "Sempre tocava a coisa certa"
Lista: 11 bandas de rock e metal que nunca fizeram um álbum tão bom quanto o primeiro
Iron Maiden: As 5 músicas mais fracas da carreira da banda


