Palestinos pedem que Roger Waters cancele show
Fonte: UOL Música
Postado em 09 de março de 2006
Por Dan Williams
JERUSALÉM (Reuters) - Artistas palestinos pediram ao músico britânico Roger Waters, famoso pela canção de protesto "Another Brick in the Wall", para que ele cancele um concerto em Israel, em sinal de solidariedade com sua luta contra a barreira que os israelenses estão erguendo na Cisjordânia.
O cantor e compositor do Pink Floyd é crítico declarado da barreira de 600 quilômetros de extensão que está sendo erguida dentro do território ocupado e à sua volta, mas surpreendeu muitos no Oriente Médio ao concordar em apresentar-se em Tel Aviv este ano.
O promotor do concerto, Shuki Weiss, disse que Waters se convenceu a vir a Israel depois da retirada israelense da Faixa de Gaza -- um território que os palestinos querem para incluir no Estado que pretendem erguer --, no ano passado, numa iniciativa anunciada como o rompimento de um dos impasses para o processo de paz.
Mas na quinta-feira um grupo de artistas palestinos anunciou ter escrito uma carta a Waters esta semana avisando que o show poderia enfraquecer o lobby contra a barreira, que é mundialmente condenada por efetivamente anexar a Israel várias áreas da Cisjordânia.
Israel descreve a barreira como proteção contra os homens-bomba que constituem a ponta de lança da revolta palestina iniciada há mais de cinco anos.
"Como é possível que alguém que quer ser visto no mundo como esquerdista -- combatendo o Muro de Berlim, em favor das fronteiras abertas e do amor entre os povos -- venha a Israel para promover um evento musical enquanto Israel ainda está erguendo o muro?", disse à Reuters Sliman Mansour, da Associação Palestina de Arte Contemporânea.
Mansour, que é um dos signatários da carta, disse que esta pede a Waters que cancele o show ou, pelo menos, faça outro para os palestinos. O músico já indicou que se opõe à realização de um boicote a Israel.
"Eu não excluiria a ida a Israel por desaprovar sua política externa, não mais do que eu me recusaria a me apresentar no Reino Unido por desaprovar a política externa de Tony Blair (o premiê britânico)", disse Waters, em comentários publicados pelo jornal britânico The Guardian.
Os palestinos vêem a barreira, especialmente os trechos em que corta a parte oriental e árabe de Jerusalém, como símbolo da repressão feita por Israel de suas esperanças de independência.
Autoridades israelenses dizem que apenas 6 por cento da barreira completada será uma muralha de fato, e que a obra pode ser derrubada ou mudar de percurso se a violência parar e as conversações de paz forem retomadas.
Mas essas declarações não são muito ouvidas, já que o Hamas, grupo militante islâmico engajado com a causa da destruição do Estado judaico, chegou ao poder nas eleições palestinas de 25 de janeiro.
Entretanto, Weiss disse que Waters sentiu-se encorajado com a retirada da Faixa de Gaza e achou que é preciso dar uma chance à paz, ao mesmo tempo em que mantém sua oposição à barreira erguida na Cisjordânia.
"Sua mensagem é de paz e coexistência, dizendo que os muros devem ser substituídos por pontes", disse Weiss.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Morre aos 70 anos Rob Hirst, baterista e membro fundador do Midnight Oil
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
A reação de Anette Olzon à polêmica do Nobel sobre María Corina Machado e Donald Trump
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
O cantor fora da curva que Lemmy citava como influência, mesmo sabendo que jamais alcançaria
O gesto inesperado de John Myung em show do Dream Theater que rendeu alguns dólares ao baixista
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Descubra quais bandas de rock e metal melhor representam o seu signo
O grande hit do rock que o vocalista pensou em descartar por mostrar sua fragilidade
Regis Tadeu cita banda de metal brasileira que é exemplo de gestão de carreira internacional


O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Registro ao vivo do Pink Floyd ganhará relançamento em Blu-ray 4K Ultra HD
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?
Como Pink Floyd entrou nas influências que mudaram o som do The Cure, segundo Robert Smith
Em 2008, David Gilmour falou sobre sua posição política, e Roger Waters



