O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de junho de 2026
Keith Richards sempre tratou o riff como o centro de sua linguagem na guitarra. O músico dos Rolling Stones criou aberturas históricas como "Satisfaction" e "Jumpin' Jack Flash", mas, quando falou sobre o riff que mais o marcou, voltou ao blues que formou a base da banda.
Rolling Stones - Mais Novidades
Segundo texto de Tim Coffman, da Far Out, Richards apontou a introdução de "Rollin' Stone", de Muddy Waters, como uma referência definitiva. A música foi tão importante para o grupo que Brian Jones tirou dela o nome Rolling Stones.
Richards disse que sentiu uma conexão imediata ao ouvir Muddy Waters tocar a frase inicial da canção. "Muddy é o meu cara. É o sujeito que eu ouvia", afirmou. "Senti uma afinidade imediata quando ouvi Muddy tocar a abertura de 'Rollin' Stone'."
Para o guitarrista, aquele riff dizia tudo sem precisar de excesso técnico. Era simples, direto e carregado de personalidade. "Não dá para ser mais pesado do que aquilo, cara", disse Richards. "Ele disse tudo ali. Então, tudo o que eu quero é ser capaz de fazer aquilo."
A admiração de Richards por Muddy Waters ajuda a explicar a essência dos Rolling Stones. Embora a banda tenha virado um dos maiores nomes do rock, sua base sempre esteve no blues de artistas como Waters, Howlin' Wolf e Robert Johnson.
Richards nunca buscou soar como um virtuose limpo, no estilo de B.B. King. O que o atraía em Muddy Waters era outro tipo de força: a capacidade de fazer a guitarra falar com alma, peso e intenção.
A influência aparece em boa parte do jeito de tocar dos Stones. Mesmo nos riffs mais famosos de Richards, há uma dívida clara com o blues elétrico de Chicago. A diferença está na forma como ele levou essa linguagem para um contexto mais agressivo, urbano e rock'n'roll.
O próprio Richards sabia que não conseguiria tocar "Rollin' Stone" com a mesma gravidade de Muddy Waters. Mas esse nunca foi o ponto. Para ele, o blues não era uma questão de repetir notas. Era encontrar uma voz própria no instrumento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
O primeiro guitarrista que fez Slash se apaixonar pelo instrumento
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
Paulo Miklos é internado com pneumonia e cancela show
Angus Young revela qual é sua guitarra favorita: "Nenhuma outra se compara!"
"Não acredite em tudo que você lê", afirma guitarrista do Slipknot
Com ex-membros do Type O Negative, Silvertomb anuncia "The Interpretation of Nightmares"
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
Blaze Bayley diz que o Iron Maiden é tão importante culturalmente quanto "Star Wars"
A música de David Gilmour no Pink Floyd que ele odeia e não ouve desde o lançamento
Papa cita obra de Bob Dylan em texto contra armas nucleares

O desconhecido álbum que Keith Richards se orgulha muito de ter participado

O papelão que Keith Richards protagonizou na primeira vez que visitou Ronnie Wood
As 10 melhores músicas do rock lançadas em 2026 até aqui, segundo a Ultimate Classic Rock
John Belushi xavecava ex-esposa de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones
Para ser um grande guitarrista você tem que aprender a tocar violão? Keith Richards responde
Ronnie Wood anuncia show solo em São Paulo no final do ano
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
A lenda do rock que Mick Jagger invejava, segundo John Lennon
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
Tragédia e dor: O Blues, o Rock e o Diabo
A resposta de Mick Jagger a quem diz que os Rolling Stones já tinham que ter acabado


