O disco que foi o divisor de águas para o Testament, segundo Chuck Billy
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de junho de 2026
A banda californiana Testament se firmou como uma das grandes forças do thrash metal no fim dos anos 1980, período em que lançou discos que se tornaram clássicos do estilo. A década seguinte, no entanto, não foi tão generosa para o quinteto.
Testament - Mais Novidades
Assim como aconteceu com muitos expoentes do metal, o Testament enfrentou dificuldades nos anos 1990 por conta de diversos fatores, como a ascensão de outros estilos musicais. Durante entrevista concedida à Louder em 2020, o vocalista Chuck Billy relembrou essa fase conturbada.
"Os anos 90 foram difíceis para nós. A cena estava mudando. O álbum 'Low' marcou o fim do nosso contrato com a Atlantic, e o Alex [Skolnick, guitarrista] tinha saído da banda no álbum anterior, então aquele disco foi um pouco mais raivoso. Depois, com o álbum 'Demonic', estávamos putos com o mundo, putos com a indústria. Foi um período estranho: estávamos muito revoltados.
O Testament voltou aos trilhos em 1999, quando o álbum "The Gathering" foi lançado. Na opinião de Chuck, o trabalho elevou o nível da banda e funcionou como uma espécie de divisor de águas.
"Mas aí chegou 1999 e nos juntamos com o Dave Lombardo [baterista] e o James Murphy [guitarrista] para fazer o 'The Gathering', e isso realmente nos trouxe de volta. Foi um álbum muito diferente, mas realmente elevou o nível para nós: 'Isso é o que conquistamos, não podemos fazer menos do que isso'."
"Existem duas eras para a banda: antes e depois de 'The Gathering'. Bandas totalmente diferentes, eras totalmente diferentes. Acho que conquistamos coisas incríveis nessa nova era. Já nas eras antigas, vivíamos como estrelas do rock – sexo, drogas, rock'n'roll. Não teríamos conseguido manter esse ritmo. Teríamos morrido."
Felizmente, Chuck e seus companheiros sobreviveram e seguem mantendo o Testament na ativa. O grupo fará uma série de shows pelo Brasil em dezembro deste ano. Confira as datas e locais das apresentações na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Marty Friedman volta ao Brasil em novembro para dois shows
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
A banda punk que Lemmy descartou como uma piada; "ruins para cacete"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Hypocrisy cancela turnê na América do Norte por conta de problemas com vistos
A música do Iron Maiden que foi criticada, mas Steve Harris aprova
Five Finger Death Punch lança "Legacy", o álbum que marca seus 20 anos de carreira

Testament confirma turnê latino-americana com Municipal Waste e Immolation

Megadeth anuncia turnê europeia com Black Label Society e Testament para 2027
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"
Chuck Billy (Testament) ficou "mais espiritual e menos religioso" após superar câncer
Chuck Billy (Testament) conta como foi ter Rob Halford escrevendo prefácio de sua biografia
1988: 99 discos de rock e metal lançados há 30 anos


