Beach Boys: "morríamos de inveja do sucesso dos Beatles"
Por Gabriel Menezes
Fonte: Blog Cena
Postado em 20 de outubro de 2009
PAUL MCCARTNEY disse certa vez que os maiores rivais dos Beatles não eram os ROLLING STONES e sim os BEACH BOYS. Exagero ou não, a verdade é que o grupo americano foi extremamente importante na evolução musical do Fab Four e vice-versa. Os BEACH BOYS não chegaram nem perto da notoriedade alcançada pelos BEATLES, mas musicalmente há quem acredite que eles batam de frente, ou até mesmo que sejam maiores.
No início dos anos 60, os BEACH BOYS estouraram nos EUA com suas músicas falando sobre a Califórnia e acima de tudo sobre surfe. Mal tinham se acostumado com o sucesso quando sofreram um enorme revés, a invasão britânica. De uma hora para outra os americanos só queriam ouvir bandas do Reino Unido, deixando assim os grupos nacionais em segundo plano. Os grandes responsáveis por isso sem dúvida nenhuma foram os BEATLES.
Esta situação é mostrada no documentário sobre a história dos BEACH BOYS, "Endless Harmony". BRIAN WILSON diz que aquilo era inimaginável e que eles "morriam de inveja do sucesso dos Beatles". Fazendo referência à imagem da banda, eles dizem que a aparição do grupo britânico foi como pegar uma boa onda e de repente levar um grande caixote.
No final das contas, BRIAN WILSON acabou aceitando o desafio e a partir de então passou a se dedicar a superar a música dos BEATLES. Esta disputa se tornou ainda mais séria com o disco "Rubber Soul", lançado pelo Fab Four em 1965.
O Blog Cena traz um texto com detalhes sobre esta rivalidade e o legado que ela deixou para música pop. Leia o texto aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O músico que James Hetfield diz ser a razão de o Metallica existir
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Geezer Butler não descarta chance de se reunir com Tony Iommi para escrever músicas inéditas
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
Quando Geezer Butler descobriu o tamanho da influência do Black Sabbath
A música clássica do Pink Floyd que nasceu de uma trolagem feita com Rick Wright
O hit do rock nacional que vendeu tanto que desbancou "Billie Jean" do Michael Jackson
O profundo verso de Raul Seixas que Clarice Lispector reproduziu no seu livro
Robert Plant revela seu melhor vocal e a melhor guitarra de Jimmy Page no Led Zeppeli


A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
O compositor que arrancou de Jimmy Page um elogio incomum e o fez quebrar sua regra
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
A música dos Beach Boys que Pitty gostaria de ter composto



