Beach Boys: "morríamos de inveja do sucesso dos Beatles"
Por Gabriel Menezes
Fonte: Blog Cena
Postado em 20 de outubro de 2009
PAUL MCCARTNEY disse certa vez que os maiores rivais dos Beatles não eram os ROLLING STONES e sim os BEACH BOYS. Exagero ou não, a verdade é que o grupo americano foi extremamente importante na evolução musical do Fab Four e vice-versa. Os BEACH BOYS não chegaram nem perto da notoriedade alcançada pelos BEATLES, mas musicalmente há quem acredite que eles batam de frente, ou até mesmo que sejam maiores.
No início dos anos 60, os BEACH BOYS estouraram nos EUA com suas músicas falando sobre a Califórnia e acima de tudo sobre surfe. Mal tinham se acostumado com o sucesso quando sofreram um enorme revés, a invasão britânica. De uma hora para outra os americanos só queriam ouvir bandas do Reino Unido, deixando assim os grupos nacionais em segundo plano. Os grandes responsáveis por isso sem dúvida nenhuma foram os BEATLES.
Esta situação é mostrada no documentário sobre a história dos BEACH BOYS, "Endless Harmony". BRIAN WILSON diz que aquilo era inimaginável e que eles "morriam de inveja do sucesso dos Beatles". Fazendo referência à imagem da banda, eles dizem que a aparição do grupo britânico foi como pegar uma boa onda e de repente levar um grande caixote.
No final das contas, BRIAN WILSON acabou aceitando o desafio e a partir de então passou a se dedicar a superar a música dos BEATLES. Esta disputa se tornou ainda mais séria com o disco "Rubber Soul", lançado pelo Fab Four em 1965.
O Blog Cena traz um texto com detalhes sobre esta rivalidade e o legado que ela deixou para música pop. Leia o texto aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
Guns N' Roses lança duas novas canções
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
O dia em que o Helloween fez Dio literalmente pagar por sua arrogância durante festival
Rock: discos e bandas que mais venderam em todos os tempos
As dez músicas mais pesadas que o Pink Floyd gravou ao longo de sua carreira


O álbum que fez Clapton e Elton John concordarem; "um dos maiores de todos"
O álbum que John Lennon disse ser o maior de todos já feitos
O álbum de outra banda que fez Paul McCartney duvidar da qualidade do "Revolver"
James Hetfield, entre riffs pesados e a "canção bonita" que falou ao seu lado espiritual
A lendária banda "alegrinha" que Ian Anderson respeita, mas nunca curtiu
A banda clássica de rock que faz Scarlett Johansson se emocionar até as lágrimas



