O álbum de outra banda que fez Paul McCartney duvidar da qualidade do "Revolver"
Por Bruce William
Postado em 09 de setembro de 2025
Na metade dos anos 1960, os Beatles viviam um período de ousadia e transformação. Cada novo trabalho abria caminhos inéditos para o rock, mas até mesmo Paul McCartney, que parecia confiante em sua criatividade inesgotável, se deixou abalar por um disco de outra banda. O álbum em questão foi "Pet Sounds" (1966), obra-prima dos Beach Boys que mudou sua percepção sobre o que a música poderia alcançar.
Em entrevista resgatada pelo autor Gene Popa no podcast Booked on Rock (via Ultimate Guitar), McCartney revelou que ficou tão impressionado com as canções de Brian Wilson que pensou em tomar uma decisão drástica. Segundo Popa, isso aconteceu quando o "Revolver" já estava finalizado e até mesmo nas prensas: "Ele disse aos outros Beatles: 'Temos que recolher esse álbum. Não podemos lançá-lo. Não é bom o suficiente. Não é tão bom quanto 'Pet Sounds'".

A reação não surpreende quem conhece a admiração de Paul pelo trabalho de Wilson. Ele já declarou inúmeras vezes que "Pet Sounds" é o seu disco favorito, destacando especialmente "God Only Knows", faixa que o inspirou a buscar novas alturas criativas. Foi essa referência, inclusive, que acendeu nele a ideia de transformar o próximo passo dos Beatles em algo maior: "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band" (1967).
O receio de McCartney, no entanto, foi rapidamente contido. John Lennon, George Harrison e Ringo Starr o convenceram de que "Revolver" era forte o bastante. O álbum foi lançado em agosto de 1966 com músicas como "Taxman", "Eleanor Rigby" e "Yellow Submarine", e acabou entrando para a história como um dos pontos altos da discografia dos Beatles.
Mesmo assim, o episódio mostra como a competição criativa entre Beatles e Beach Boys foi um dos motores mais férteis da década. Enquanto Wilson buscava sofisticar a música pop com harmonias complexas e arranjos inovadores, McCartney e seus companheiros transformavam essa provocação em combustível para expandir ainda mais as fronteiras do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
O e-mail de Andre Matos que deu aval para Bruno Sutter ser vocalista do Angra
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
Como era o mundo do metal quando ocorreram os atentados de 11 de setembro, há 25 anos
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
"Foi adorável": Ian Gillan fala sobre reencontro do Deep Purple com Ritchie Blackmore
Músicos do Mastodon são processados por uso da imagem de Brent Hinds
Huey Lewis diz que não ganhou muito dinheiro com música do filme "De Volta Para o Futuro"
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão

A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
A canção que Paul McCartney chamou de uma das mais matadoras de todos os tempos
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
"A melhor coisa que já fiz"; quando John Lennon atingiu o mesmo nível dos Beatles
A banda que Brian May chamou de "mágica" e gostaria de ter integrado
A composição própria que John Lennon comparou a "Like a Rolling Stone"
A música dos Beatles que Stevie Nicks considera perfeita e quase uma premonição
Paul McCartney lista suas músicas favoritas dos Beatles, e a que mais ouviu na vida
A música solo de Paul McCartney que ele próprio odeia: "Não consigo nem ouvir!"
A música dos anos 90 que parece ter "pegado emprestado" um clássico dos Beatles
O clássico do "Abbey Road" cuja letra foi "roubada" por McCartney de canção vitoriana
Antes de morrer, John Lennon contou para Pelé que não sabia quanto tempo de vida tinha


