O álbum que John Lennon disse ser o maior de todos já feitos
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de setembro de 2025
Entre as muitas rivalidades criativas da música dos anos 1960, poucas foram tão férteis quanto a travada entre os Beatles e os Beach Boys. Os britânicos, já em ascensão meteórica, viram em Brian Wilson um concorrente à altura, capaz de revolucionar o pop com arranjos ousados, harmonias complexas e uma sensibilidade melancólica que se destacava no cenário da época. Essa disputa produziu discos históricos - e, segundo o próprio John Lennon, também resultou no maior álbum já feito: "Pet Sounds" (1966).
Em entrevista de Brian Wilson ao The Guardian em 2011, o músico recordou a ligação de Lennon logo após o lançamento do disco. "Depois que foi lançado, John Lennon me ligou e disse que era o maior álbum já feito, uma opinião que ele repetiria muitas vezes ao longo dos anos."


Lennon nunca escondeu que admirava o trabalho de Wilson muito além do que era costume em rivalidades musicais. Ao comparar o clássico dos Beatles, "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967), com "Pet Sounds", ele foi categórico: "Sgt. Pepper não é tão bem construído quanto Pet Sounds. E não tem um conceito."

Paul McCartney também sempre foi aberto em reconhecer a genialidade de Wilson, especialmente com a faixa "God Only Knows", que ele definiu como "não apenas a sua música favorita dos Beach Boys, mas uma das suas músicas favoritas de todos os tempos". McCartney chegou a afirmar que "Pet Sounds" foi o grande estímulo para que os Beatles buscassem superar-se em "Sgt. Pepper". A declaração foi resgatada pelo Rock and roll Garage.
Mas Lennon foi além: para ele, não havia comparação possível. Em suas palavras, o disco dos Beatles funcionava "porque dissemos que funcionava", enquanto o trabalho de Wilson era, por si só, uma obra-prima autêntica.

A chegada de Pet Sounds às mãos dos Beatles ocorreu graças a Bruce Johnston, integrante dos Beach Boys que levou uma cópia do álbum para a Inglaterra em 1966. Johnston recorda que tocou o disco para Lennon e McCartney em um hotel londrino, e que ambos ficaram impactados. Lennon, em particular, demonstrou fascínio imediato e não poupou elogios ao amigo californiano.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps