Duca Belintani: lançando novo "Rota 145" em CD e App

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Cristiano Martinez, Fonte: Jornal Correio do Cidadão
Enviar correções  |  Ver Acessos

Com mais de 25 anos de carreira, o guitarrista, professor e escritor DUCA BELINTANI acaba de lançar seu mais novo trabalho no gênero do blues: 'Rota 145'. Além da tradicional versão em CD (formato que ainda resiste a tudo e a todos), o produto autoral ganha um aplicativo para celular e tablet.

Brian May: "eu não sabia que Freddie era Gay"Tarja: agredida sexualmente por fã durante show no México em 2000

Gravado no Space Blues (nome mais do que apropriado), o quinto disquinho solo de DUCA contou com a participação especial de Benigno Junior (baixo) e Humberto Zigler (bateria).

No teaser de 'Rota 145', DUCA explica que a capa é uma produção do artista gráfico Ennio Nascimento. "Ele conseguiu traduzir bem uma característica do blues". A ilustração mostra um guitarrista à beira da estrada, conectado com um bluseiro de chapéu, chifres e rabo. Ou seja, é a interpretação de um dos símbolos mais associados ao gênero que se originou em terras algodoeiras nos EUA: o pacto com o demônio para se tornar um excelente músico.

Ora, todos sabem da lenda em torno do bluesman norte-americano Robert Johnson, que teria vendido sua alma ao Diabo, em uma encruzilhada, para alcançar o sucesso no blues. Tem um filme muito legal estrelado por Ralph Macchio (o eterno Karatê Kid) que se inspira nessa mitologia do gênero: 'Crossroads' (a 'Encruzilhada', em tradução livre), longa-metragem de 1986.

Além da questão do pacto, a capa do disco de DUCA também emula a estrada, um símbolo de rebeldia e liberdade da música norte-americana. Não por sinal, o CD se chama 'Rota 145'.

Toda essa arte de Nascimento poderá ser levada para casa, e não apenas no formato de CD. DUCA conta que a empresa Tint'e'papel, de Tim Ernani (colaborador de outros trabalhos do próprio guitarrista), está produzindo pôsteres em serigrafia da capa. "Ele me presenteou com essa história de fazer os pôsteres da capa do disco para quem quiser decorar seu estúdio, sua sala de aula, casa ou escritório". São 120 reproduções exclusivas, em preto-e-branco ou colorido.

APP
A grande novidade de 'Rota 145' é o lançamento de um aplicativo para celular e tablet, com algumas músicas e novas informações a cada atualização do programa. "Você pode conferir a agenda de shows e bônus tracks", diz DUCA.

O aplicativo pode ser baixado nas plataformas do Google Play e App Store.

BIOGRAFIA
Guitarrista, professor e produtor, DUCA BELINTANI atua no mercado há mais de 25 anos. Nos anos 80 foi guitarrista da Banda Controle onde lançou dois discos. Também foi sideman do cantor pop Kid Vinil por seis anos, quando gravou e produziu o CD "XU-PA-KI".

Inclusive, DUCA é coautor, ao lado de Ricardo Gozzi, da biografia 'Kid Vinil: Um herói do Brasil', lançada no início deste ano.
DUCA lançou seu primeiro CD solo 'MPBlues' pela gravadora Eldorado em 2000.

Em 2006 lançou seu novo trabalho, o CD 'Conduzir', trabalho este de blues fusion instrumental e em 2009 lançou 'Cuíca', um trabalho instrumental.

É o idealizador da série de quatro volumes do método 'Na trilha do blues' e tem dois volumes dedicados ao blues pela série Toque de Mestre.

Realiza workshops em todo o Brasil demonstrando seu trabalho, seus métodos além dos produtos e marcas que representa: cordas DR Strings, amplificadores Meteoro, cabos Santo Angelo, guitarras Fender e palhetas Lost Dog.

Na área didática, trabalha com aulas particulares. Foi professor durante 6 anos pelo Sesc e pela Secretaria de Cultura de São Paulo.

Foi colunista das revistas Acústico e Cover Guitarra.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Duca Belintani"


Brian May: eu não sabia que Freddie era GayBrian May
"eu não sabia que Freddie era Gay"

Tarja: agredida sexualmente por fã durante show no México em 2000Tarja
Agredida sexualmente por fã durante show no México em 2000

Metal/Hard: Alguns dos maiores e melhores vocalistas atuaisMetal/Hard
Alguns dos maiores e melhores vocalistas atuais

Rock e Heavy Metal: E se as capas dos álbuns fossem honestas?Rock e Heavy Metal
E se as capas dos álbuns fossem honestas?

Filhos de Rockstars: qualquer coincidência é semelhançaFilhos de Rockstars
Qualquer coincidência é semelhança

Pink Floyd: as 10 melhores escolhidas pela Ultimate Classic RockPink Floyd
As 10 melhores escolhidas pela Ultimate Classic Rock

Tom Petty: cantor morreu por overdose acidental de medicamentosTom Petty
Cantor morreu por overdose acidental de medicamentos


Sobre Cristiano Martinez

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336|adClio336