Black Metal: cinco bandas do lado depressivo do satanismo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Guilherme Niehues, Fonte: Horns Up
Enviar correções  |  Ver Acessos

O BLACK METAL sempre foi o palco para diversos sub-gêneros, e muito mais do que isso, é claro... uma verdade cultura acerca deste gênero fora criada. A HORNS UP (www.hornsup.com.br) sempre tenta trazer bandas que são desconhecidas para um público em geral, e já criamos vários outras listagens. E claro, não se esqueça de acessar o nosso site e curtir nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/site.hornsup) para ficar por dentro das próximas listagens ou até mesmo sugerir bandas e gêneros a serem discutidos.

Em cana: os rockstars em suas fotos mais constrangedorasHard Rock e Heavy Metal: Os 10 videos mais toscos "sem querer"

E hoje, iremos trazer uma listagem de 5 bandas do lado depressivo do Black Metal, que nada mais é do que seu sub-gênero Depressive / Suicidal Black Metal. E, para aqueles menos desavisados, sim, estes dois gêneros existem e são caracterizados como um Black Metal mais crú, como bandas famosas, por exemplo, Darkthrone, Mayhem, Satyricon e Gorgoroth faziam no início da carreira, porém com uma temática voltada a reflexões sobre a vida, consciência e todo o lado negro da força do ser humano propriamente dita. Contudo, a medida que a banda evolui ou lança novo material, existe uma preocupação maior com a produção, e algo mais "limpo" surge, porém, não devem ser ignorados, afinal são ótimos trabalhos.

Antes apenas um esclarecimento, todas as bandas aqui são praticamente desconhecidas, e claro que existem centenas, porém vamos aos poucos expondo essas bandas, e com certeza, existirá uma segundo parte desta listagem com outras bandas.

Thy Light - Suici.De.Pression (2007)

A primeira banda que eu preciso citar é a Brasileira THY LIGHT, não apenas por ser fã da dupla, mas por esta representar todo o contexto de um sub-gênero em algumas poucas faixas. Primeiramente, é preciso creditar a banda pelo excelente nome da demo, afinal retrata bem o conteúdo da demo e o que iremos encarar por cerca de 45 minutos.

Toda a atmosfera depressiva é encontrada em muitos momentos, especialmente na bela introdução "Suici.De.pression (An Introduction to My End)" e na excelente "In My Last Morning...". Liricamente, apesar não serem longas, remetem ao objetivo da dupla em expressar um sentimento singular e único.

Quanto ao instrumental, na minha opinião, ele é excepcional e não deixa em nada a desejar, demonstrando uma técnica melhor do que as outras bandas que irei citar mais a frente, e deve ser encarada como a porta de abertura para este gênero, caso alguém se interesse.

Além do mais, todas as músicas são longas, e devem ser apreciadas lentamente, pois existem alguns detalhes bastante interessantes e intrigantes a serem notados.

A banda em 2013 lançou seu primeiro álbum, intitulado "No Morrow Shall Dawn" e também representa um outro excelente trabalho da banda.

Página Oficial da Banda no Facebook
https://www.facebook.com/officialthylight

Austere - To Lay Like Old Ashes (2009)

Outra banda excepcional do estilo e retrata bem o que é exposto. AUSTERE possui uma singularidade bastante simples, que é a sua linha de vocal. Não espera nenhum vocal "rasgado" ou "gutural", e sim, gritos de agonia e desespero. Aliás, nesse quesito a banda retrata bem o que pretende expor nos quase 55 minutos deste álbum.

Aliás, falando sobre os vocais, aqui existe uma dupla de vocalistas, e também é aplicado um pouco de linhas normais de vocais, ou seja, com a voz limpa.

A dupla também se sobressai no quesito instrumental, em especial a bateria que é bastante explorada. Talvez, uma atmosfera mais "depressiva" não é tão explorada pela banda, mas em toda a sua passagem é destacada a agonia, emoção e uma tristeza. Contudo, é necessário ressaltar que em alguns momentos ela é apresentada e percebida, dando ainda mais um gosto as músicas.

Infelizmente, a dupla se separou em 2010, deixando além deste registro, o seu debut álbum de 2007 intitulado "Withering Illusions and Desolation".

Página Oficial da Banda no Facebook
https://www.facebook.com/OfficialAustere

Melencolia Estetica - Hel (2012)

Primeiramente, preciso dizer que MELENCOLIA ESTETICA é um projeto paralelo de Climaxia, que executa toda a linha de guitarra e baixo, e aliás, estamos falando de uma mulher. Este pressuposto já demonstra uma novidade e tanto, ainda mais para este estilo.

O som da banda é bem mais direto e se difere em muito termos de Austere e Thy Light, primeiro que as linhas de vocais são mais de voltados para um Black/Death e musicalmente falando, o instrumental também é mais brutal, sem muitas firulas.

Em contra partida, apesar de apenas um álbum da banda possuir letras expostas, a banda ainda assim fala sobre o tema deste sub-gênero, e se aplica em alguns momentos, apesar de poucos, de uma atmosfera mais cadenciada e enigmática, que também mostra a bela voz de Climaxia ao fundo.

Aliás, o enigmatismo da banda é digno de ser apresentado, afinal este álbum contém músicas com os títulos de Hel I até Hel VI, e apesar de não existirem músicas tão longas, ainda assim são longas o bastante para exibir a criatividade da banda.

E caso queiram conhecer um pouco mais da banda, sugiro também o álbum auto-intitulado de 2006 ou Letum de 2008.

Página Oficial da Banda no Facebook
https://www.facebook.com/pages/Melencolia-Estatica-Official/...

Sorg - Retour sur ce Voyage (2009)

A francesa SORG que é um projeto de one-man-band, ou seja, de um único homem possui apenas este disco lançado até hoje. E, aqui existe uma mistura bastante interessante do Depressive com o Black Metal tradicional, especialmente pela voz aplicada por Malphas.

A intro já demonstra um pouco do que se pode esperar deste álbum, porém sugiro que para uma melhor opinião, ouçam a música Le Commencement, segundo faixa deste disco.

De todas as bandas listadas até então, esta aqui possui um som bastante direto e sem muitas frescuras, tanto na parte mais ríspida e brutal, quanto nas passagens mais soturnas que utilizam de momentos acústicos ou sinfônicos ao fundo.

As músicas seguem um tradicionalismo maior, e não são muito longas, porém, ainda assim, é possível identificar belos arranjos e riffs entre várias passagens.

Página Oficial da Banda no MySpace
https://myspace.com/sorgbm

Be Persecuted - End Leaving (2009)

E quem disse que a terra do sol nascente ou por aquela região não possui banda desse sub-gênero? Sim! Estamos falando da BE PERSECUTED, que retrata o que eu comentei no inicio desta matéria, um som mais sujo e tradicional que remetem a bandas mais antigas do próprio Black Metal, e nem somente deste gênero.

O som é direto, crú, ríspido em todas as formas. Os vocais são simples e seguem uma mesma linhagem do inicio ao fim e as letras contornam o que aqui é discutido: suicídio.

O que chama a atenção, é a capa bastante bastante sugestiva, apesar de simples, o que também conota o que é o som da banda. E, de todas as bandas citadas, esta é a que você menos deve esperar algo mais soturno ou uma atmosfera mais melancólica.

Caso você ouse ouvir a banda, pode começar pelo álbum I.I (2007) que exibe ainda mais o lado "sujo" de produção e a tendência entre o Black Metal e o seu sub-gênero Depressive.

Página Oficial da Banda no Facebook
https://www.facebook.com/BePersecutedOfficial



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Maiores e MelhoresTodas as matérias sobre "Thy Light"Todas as matérias sobre "Austere"Todas as matérias sobre "Be Persecuted"Todas as matérias sobre "Sorg"Todas as matérias sobre "Melencolia Estetica"


Black Metal: cinco bandas do lado depressivo do satanismoBlack Metal
Cinco bandas do lado depressivo do satanismo


Em cana: os rockstars em suas fotos mais constrangedorasEm cana
Os rockstars em suas fotos mais constrangedoras

Hard Rock e Heavy Metal: Os 10 videos mais toscos sem quererHard Rock e Heavy Metal
Os 10 videos mais toscos "sem querer"

Músicas Ruins: blog elege as piores de grandes bandas do Rock/MetalMúsicas Ruins
Blog elege as piores de grandes bandas do Rock/Metal

Gene Simmons: sexo com vocalista do Linkin Park na cadeia?Gene Simmons
Sexo com vocalista do Linkin Park na cadeia?

Metal norueguês: as dez melhores bandas segundo o About.comMetal norueguês
As dez melhores bandas segundo o About.com

Zakk Wylde: era complicado beber com o amigo Dimebag DarrellZakk Wylde
Era complicado beber com o amigo Dimebag Darrell

Machine Head: jamais comprarei um CD novamente, diz Robb FlynnMachine Head
"jamais comprarei um CD novamente", diz Robb Flynn


Sobre Guilherme Niehues

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.