Raul Seixas: cantor não entregou Paulo Coelho à ditadura, indica documento inédito
Por Igor Miranda
Postado em 01 de junho de 2020
Documentos divulgados recentemente pelo jornal Folha de S. Paulo indicam que o cantor Raul Seixas não entregou o escritor e parceiro Paulo Coelho à ditadura militar em 1974. Ao que tudo indica, Coelho foi preso e torturado por engano. A hipótese de que Raul teria traído o amigo foi divulgada na biografia "Não diga que a canção está perdida", lançada por Jotabê Medeiros em 2019.
O novo documento está presente em uma tese sobre Raul Seixas defendida na Universidade de São Paulo (USP) em 2016, de autoria do pesquisador Lucas Marcelo Tomaz de Souza. Segundo o arquivo, Paulo Coelho, o escritor, foi preso e torturado no lugar de um militante do extinto Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), também chamado Paulo Coelho. Os dois têm apenas um sobrenome diferente: o escritor é Paulo Coelho de Souza e o militante, Paulo Coelho Pinheiro.
Raul Seixas e Paulo Coelho, o escritor, estavam sendo investigados pela ditadura após o lançamento do álbum "Krig-ha, Bandolo!", sob suspeita de produzir "músicas de protesto". O cantor foi chamado a dar explicações por duas vezes. Na segunda, ele foi liberado e Coelho, interrogado. O autor foi interceptado por um táxi, ao lado de Adalgisa Rios, então namorada dele e ex-militante que produziu uma série de ilustrações para Seixas, logo após dar seu depoimento. Ele ficou preso por duas semanas e foi submetido a tortura.
Na ficha policial, consta que "por intermédio do compositor (Raul Seixas)", seria possível localizar e deter "o foragido Paulo Coelho Pinheiro, do PCBR", além de Adalgisa Rios. O Paulo Coelho Pinheiro em questão era o militante, que realmente existia, mas estava foragido. A informação foi confirmada pelo filho de Pinheiro, Diogo, que é engenheiro ambiental. Ele lamentou o fato do escritor ter sido preso e torturado por engano.
Em outra ficha, divulgada agora, aparece a descrição e uma foto de Paulo Coelho Pinheiro, não do escritor. Lucas Marcelo Tomaz de Souza, autor da tese embasada no documento, diz que tudo passa a fazer sentido quando se encontra o documento com as informações do militante - antes, acreditava-se apenas que o nome do escritor havia sido escrito de forma equivocada, mas que os policiais realmente estavam atrás dele, não de outra pessoa com nome semelhante.
"Não era comum esse tipo de violência física contra músicos populares. A tortura era direcionada a militantes engajados em movimentos de esquerda, o que seria o caso do novo sujeito que entra na história", disse Tomaz de Souza à Folha de S. Paulo. Outros dois pontos, corroborando que Raul Seixas não entregou Paulo Coelho, também foram destacados: além de ter continuado amigo do cantor, o autor já era uma pessoa pública, logo, não seria necessário que alguém o delatasse para que fosse encontrado.
Responsável pela biografia que lançou a hipótese contra Raul Seixas, Jotabê Medeiros afirmou à "Folha" que não pesquisou a coincidência dos nomes. "Meu interesse foi clarear as circunstâncias que fizeram Raul levar Paulo à polícia", disse ele, apontando, ainda, que o segurança de Raul fazia parte de uma "organização paramilitar". Paulo Coelho não se manifestou.
Leia a reportagem, na íntegra, no site da "Folha de S. Paulo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
Rock in Rio 2026: guia com datas, atrações, novidades e tudo que já sabemos até o momento
Raul Seixas e Paulo Coelho: polêmicas sobre prisão e tortura durante a ditadura
O motivo que levou Jerry Adriani a se recusar a gravar clássico de Raul Seixas


