Raul Seixas e Paulo Coelho: polêmicas sobre prisão e tortura durante a ditadura
Por Igor Miranda
Fonte: Folha de S. Paulo
Postado em 23 de outubro de 2019
"Raul Seixas - Não Diga que a Canção está Perdida" (Todavia), livro escrito por Jotabê Medeiros sobre a vida do cantor Raul Seixas, será lançado no próximo dia 1° de novembro, mas já está causando polêmica. A obra cita a suspeita de que o artista teria entregue o escritor Paulo Coelho, parceiro de composições, à ditadura militar, conforme apontado pelo jornal "Folha de S. Paulo".
O livro escrito por Jotabê Medeiros aponta que a situação aconteceu em 1974, um ano após Raul Seixas lançar o bem-sucedido álbum "Krig-ha, Bandolo!" (1973), que conta com colaborações de Paulo Coelho.
De acordo com a obra, Raul Seixas foi intimado a dar um depoimento no Departamento de Ordem Política e Social (Dops) e chamou Paulo Coelho para acompanhá-lo. A ideia era que os dois prestassem esclarecimentos sobre as músicas que fizeram juntos.
Porém, não era a primeira vez que Raul Seixas visitava o Dops. Segundo o biógrafo, a distância entre as datas das duas visitas era bem pequena.
Raul Seixas ficou no local por meia hora e voltou "tentando dar algum recado cifrado ao amigo, que o esperava". A reportagem da "Folha" aponta que, segundo o livro, Paulo Coelho acabou não entendendo a mensagem e foi ao interrogatório, que "incluiu perguntas sobre o livreto que acompanha o disco 'Krig-ha, Bandolo!' e a Sociedade Alternativa cantada por Raul".
Paulo Coelho acabou detido na ocasião. A polícia prendeu, ainda, a namorada do escritor, Adalgisa Rios. "No dia seguinte, quando liberado, Coelho pegou um táxi com Raul, mas foi capturado novamente e levado para um lugar desconhecido, onde sofreu torturas por duas semanas", afirma a reportagem.
A situação sempre foi tratada como suspeita, já que os documentos oficiais são inconclusivos. Os papéis dizem que seria possível chegar a Paulo e Adalgisa "por intermédio do referido cantor" (Raul Seixas). Alguém, de fato, "dedurou" o casal, mas não se sabe se foi o "Maluco Beleza".
Raul evitou contato com Paulo por um ano, mas eles se reaproximaram e trabalharam em outras músicas juntos entre 1975 e 1978. O afastamento definitivo aconteceu após a entrada de ambos para a seita do sacerdote Marcelo Motta, influenciada por Aleister Crowley.
Embora o mergulho aos ideais ocultistas tenha gerado clássicos como "Tente Outra Vez", Paulo Coelho entrou em conflito com Raul Seixas porque o cantor "mergulhou fundo demais naquele ideário", segundo Jotabê Medeiros à "Folha".
Leia a reportagem completa sobre o caso no site do jornal "Folha de S. Paulo".
Paulo Coelho se manifesta
Pelo Twitter, Paulo Coelho se manifestou brevemente sobre a reportagem. "Fiquei quieto por 45 anos. Achei que levava segredo para o túmulo", afirmou. Em outra mensagem, declarou: "Não confirmei e não confirmo nada. Eu apenas vi o documento e me senti abandonado na época. Por isso que não quis dar entrevista".
"O cara perigoso era o letrista"
Durante entrevista concedida à "BBC Brasil" em setembro, Paulo Coelho relembrou a prisão e a tortura que sofreu em 1974, sem mencionar que teria sido "dedurado" por Raul Seixas. "Os militares não entendiam as minhas músicas. Eles diziam 'Quem são esses caras aí? Raul Seixas e Paulo Coelho. Alguma coisa está errada porque a gente não entende o que eles estão falando'. Então, chamaram o Raul para depor. O Raul era o cantor. Como diz o Elton John, 'Don't Shoot Me, I'm Only the Piano Player' (Não atire em mim, eu sou apenas o pianista). Mas a eminência parda, o cara perigoso, o ideólogo era o letrista. Então eles me prenderam. Agora, tem que justificar uma prisão. Não acharam nada", afirmou.
Ele completou: "Quando eu estava preso oficialmente, fichado, com impressão digital, meus pais conseguiram mandar um advogado. Aí, me soltaram no mesmo dia e me sequestraram em frente ao aterro do Flamengo. Me arrancaram do táxi, me jogaram na grama, me botaram a arma. Eu estava entregue. Aí eu fui torturado, apanhei, essas coisas todas."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
Max Cavalera revela o maior mal-entendido sobre sua saída do Sepultura
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
A balada extremamente melancólica que "previu" futuro de uma das maiores bandas do glam metal
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
A banda de rock que mudou para sempre a vida de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
A pior música de "Appetite for Destruction", de acordo com o Loudwire
A banda nova de metal que Bruno Valverde está ouvindo: "Eles são diferenciados"
Baterista do Anthrax sustenta que rock foi vítima de um golpe da indústria
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
A música do Genesis que Phil Collins achava complicada demais; "Não havia espaço"
Iron Maiden: as dez melhores músicas, segundo a Loudwire
Quando Gene Simmons, entediado, pediu pro João Gordo levar ele para um rolê em SP
Tom Morello comenta seu álbum preferido de sua "banda favorita de todos os tempos"


"O Raul, realmente é pobre também assim, é tosco"; Guilherme Arantes entende fala de Ed Motta
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Como trajetórias de Raul Seixas e Secos & Molhados se cruzaram brevemente



