Raul Seixas e Paulo Coelho: polêmicas sobre prisão e tortura durante a ditadura
Por Igor Miranda
Fonte: Folha de S. Paulo
Postado em 23 de outubro de 2019
"Raul Seixas - Não Diga que a Canção está Perdida" (Todavia), livro escrito por Jotabê Medeiros sobre a vida do cantor Raul Seixas, será lançado no próximo dia 1° de novembro, mas já está causando polêmica. A obra cita a suspeita de que o artista teria entregue o escritor Paulo Coelho, parceiro de composições, à ditadura militar, conforme apontado pelo jornal "Folha de S. Paulo".
O livro escrito por Jotabê Medeiros aponta que a situação aconteceu em 1974, um ano após Raul Seixas lançar o bem-sucedido álbum "Krig-ha, Bandolo!" (1973), que conta com colaborações de Paulo Coelho.
De acordo com a obra, Raul Seixas foi intimado a dar um depoimento no Departamento de Ordem Política e Social (Dops) e chamou Paulo Coelho para acompanhá-lo. A ideia era que os dois prestassem esclarecimentos sobre as músicas que fizeram juntos.
Porém, não era a primeira vez que Raul Seixas visitava o Dops. Segundo o biógrafo, a distância entre as datas das duas visitas era bem pequena.
Raul Seixas ficou no local por meia hora e voltou "tentando dar algum recado cifrado ao amigo, que o esperava". A reportagem da "Folha" aponta que, segundo o livro, Paulo Coelho acabou não entendendo a mensagem e foi ao interrogatório, que "incluiu perguntas sobre o livreto que acompanha o disco 'Krig-ha, Bandolo!' e a Sociedade Alternativa cantada por Raul".
Paulo Coelho acabou detido na ocasião. A polícia prendeu, ainda, a namorada do escritor, Adalgisa Rios. "No dia seguinte, quando liberado, Coelho pegou um táxi com Raul, mas foi capturado novamente e levado para um lugar desconhecido, onde sofreu torturas por duas semanas", afirma a reportagem.
A situação sempre foi tratada como suspeita, já que os documentos oficiais são inconclusivos. Os papéis dizem que seria possível chegar a Paulo e Adalgisa "por intermédio do referido cantor" (Raul Seixas). Alguém, de fato, "dedurou" o casal, mas não se sabe se foi o "Maluco Beleza".
Raul evitou contato com Paulo por um ano, mas eles se reaproximaram e trabalharam em outras músicas juntos entre 1975 e 1978. O afastamento definitivo aconteceu após a entrada de ambos para a seita do sacerdote Marcelo Motta, influenciada por Aleister Crowley.
Embora o mergulho aos ideais ocultistas tenha gerado clássicos como "Tente Outra Vez", Paulo Coelho entrou em conflito com Raul Seixas porque o cantor "mergulhou fundo demais naquele ideário", segundo Jotabê Medeiros à "Folha".
Leia a reportagem completa sobre o caso no site do jornal "Folha de S. Paulo".
Paulo Coelho se manifesta
Pelo Twitter, Paulo Coelho se manifestou brevemente sobre a reportagem. "Fiquei quieto por 45 anos. Achei que levava segredo para o túmulo", afirmou. Em outra mensagem, declarou: "Não confirmei e não confirmo nada. Eu apenas vi o documento e me senti abandonado na época. Por isso que não quis dar entrevista".
"O cara perigoso era o letrista"
Durante entrevista concedida à "BBC Brasil" em setembro, Paulo Coelho relembrou a prisão e a tortura que sofreu em 1974, sem mencionar que teria sido "dedurado" por Raul Seixas. "Os militares não entendiam as minhas músicas. Eles diziam 'Quem são esses caras aí? Raul Seixas e Paulo Coelho. Alguma coisa está errada porque a gente não entende o que eles estão falando'. Então, chamaram o Raul para depor. O Raul era o cantor. Como diz o Elton John, 'Don't Shoot Me, I'm Only the Piano Player' (Não atire em mim, eu sou apenas o pianista). Mas a eminência parda, o cara perigoso, o ideólogo era o letrista. Então eles me prenderam. Agora, tem que justificar uma prisão. Não acharam nada", afirmou.
Ele completou: "Quando eu estava preso oficialmente, fichado, com impressão digital, meus pais conseguiram mandar um advogado. Aí, me soltaram no mesmo dia e me sequestraram em frente ao aterro do Flamengo. Me arrancaram do táxi, me jogaram na grama, me botaram a arma. Eu estava entregue. Aí eu fui torturado, apanhei, essas coisas todas."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
Dave Grohl toca "Highway to Hell" com o AC/DC em Nova Jersey
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
O guitarrista extraordinário que Alex Lifeson admirava, mas cuja banda não o emocionava
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Nicko McBrain gostaria de ser enterrado no caixão "mais estranho do mundo"
A música do U2 em que Bono precisou esconder que praticamente não conseguia cantar
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
A melhor banda de rock nacional para cada letra do alfabeto
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A curiosa história da quase parceria entre Lobão e Raul Seixas nos anos 1970
O mito em torno de Raul Seixas que Regis Tadeu diz que precisa acabar
A impagável reação de Raul Seixas após tomar sopa de letrinhas da Xuxa
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
O álbum preferido de Raul Seixas, "um filho bastardo muito querido"



