Opus 666 - o disco internacional de Raul Seixas que foi gestado, mas não nasceu
Por Larissa Guedes
Postado em 09 de setembro de 2025
No auge de sua fama, em meados dos anos 1970, Raul Seixas começou a idealizar um projeto ousado: lançar um álbum voltado ao mercado internacional. Batizado de Opus 666, o disco traria versões em inglês de suas composições mais conhecidas, com produção "à americana" e músicos brasileiros e norte-americanos dividindo os arranjos. Embora parte do material tenha sido efetivamente gravada, o álbum jamais foi lançado.
Raul falava publicamente sobre o projeto e chegou a negociar com a CBS americana. Entre as músicas que comporiam o repertório estavam "I Am" (versão de "Gita"), "Fool’s Gold" ("Ouro de Tolo"), "Morning Train" ("Trem das sete") e "Orange Juice" ("S.O.S."), entre outras.

Sessões de gravação aconteceram, uma sessão de fotos para a capa foi feita, mas o projeto foi sendo adiado até cair no esquecimento.
Já debilitado na década seguinte, Raul reaproveitou "I Am" em 1987, no disco Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!, mas com alterações na letra, trazendo, além de referênciasao Bragavad Gita, tambem ao Livro da Lei de Aleister Crowley. Um ano depois, em A Pedra do Gênesis, a foto da capa foi justamente a que ele havia preparado para o Opus 666, encerrando simbolicamente aquele ciclo e desistindo definitivamente daquele projeto. Ele morreria no ano seguinte.
Em 1998, o produtor Marco Mazzola resgatou parte das gravações e lançou um disco póstumo com roupagem orquestrada. Faixas como "Orange Juice", "Morning Train" e uma versão acústica de "Check-Up" estavam entre as escolhidas. No entanto, "I Am" em sua versão original e "Fear of the Rain" ("Medo da Chuva", em inglês), escrita nos últimos anos de Raul, ficaram de fora por vetos de Paulo Coelho, ex-parceiro do artista.
Com o tempo, Opus 666 tornou-se um projeto lendário na discografia de Raul Seixas, uma ideia ambiciosa que nunca se concretizou. Mesmo assim, suas músicas sobrevivem, em outras formas, carregando o traço inconfundível de um artista que sonhava alto, mesmo quando o mundo queria mantê-lo no chão.
História completa com mais detalhes no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher
Lollapalooza Brasil 2027 confirma cast oficial de atrações
Para quem foi escrita "Your Song", um dos maiores clássicos de Elton John
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
O que Dee Snider acha da escolha de Sebastian Bach para seu lugar no Twisted Sister
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
Charlie Benante explica o que o tirou dos shows recentes do Anthrax
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
O álbum que recolocou a carreira de Ozzy Osbourne de volta nos trilhos


A curiosa história da quase parceria entre Lobão e Raul Seixas nos anos 1970
O mito em torno de Raul Seixas que Regis Tadeu diz que precisa acabar
A impagável reação de Raul Seixas após tomar sopa de letrinhas da Xuxa
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
O álbum preferido de Raul Seixas, "um filho bastardo muito querido"


