Ozzy diz que metal não começou com "Helter Skelter", dos Beatles, e cita responsáveis
Por Igor Miranda
Postado em 02 de dezembro de 2020
Diversos jornalistas e pesquisadores especializados apontam que "Helter Skelter", música lançada pelos Beatles em 1968, foi a responsável por dar início ao heavy metal. O vocalista Ozzy Osbourne é um grande fã da banda, mas discorda que a canção tenha sido a primeira do estilo.
Em entrevista à edição britânica da revista "GQ", Ozzy, que teve grande importância no pioneirismo do heavy metal como parte do Black Sabbath, apontou que trabalhos de outras duas bandas foram mais importantes para o desenvolvimento do heavy metal. Na visão dele, a música "You Really Got Me", lançada pelo The Kinks em 1964, e o trabalho inicial do The Who poderiam ser apontados como precursores do gênero.
"Nah, 'Helter Skelter' não é pesada", respondeu, ao ser perguntado se a música em questão seria a primeira gravação de heavy metal da história. "É apenas uma música rápida sobre uma baderna. Talvez você poderia apontar 'You Really Got Me, do The Kinks, ou alguma música do The Who", completou.
O Madman completou que nunca se considerou um artista de heavy metal. "Eu fiz algumas músicas pesadas, mas também fiz coisas melódicas, fiz baladas", afirmou.
Na sequência da entrevista, Ozzy Osbourne foi perguntado se o Black Sabbath percebia, 50 anos atrás, que estava fazendo algo importante naquela época. "Estávamos apenas nos divertindo e se parecia uma boa ideia, a gente fazia", declarou o vocalista, que, logo após, exaltou o trabalho do guitarrista Tony Iommi.
"Tony Iommi é um guitarrista incrível. Ninguém mais além dele poderia chegar com riffs tão demoníacos. Ele é o rei. Na época, eu pensava que ele não conseguiria se superar, mas ele conseguia toda vez", destacou.
Ozzy também foi convidado a comentar sobre as críticas negativas da imprensa especializada na época. "As pessoas que não nos entendiam diziam que era uma merda, mas eu tenho discos de platina pendurados nas minhas paredes. Não pode ter sido tão ruim", brincou.
A entrevista pode ser lida na íntegra, em inglês, no site da revista "GQ".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Spotify revela qual foi o clássico do rock mais ouvido no mundo durante o eclipse solar
Jim Root justifica postagem feita após rumores da demissão de Sid Wilson do Slipknot
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
13 bandas de death metal que o primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Viúva de Neil Peart enviou mensagem de apoio a Anika Nilles após sua entrada no Rush
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
Geddy Lee fala sobre importância de ainda cantar as músicas do Rush nos tons originais
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal


"Eu devo minha carreira aos Beatles", afirma Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne: "Eu detesto a expressão Heavy Metal!"

A música dos Beatles em que George Harrison dizia ter escrito trechos sem receber crédito
A música que John Lennon gravou como sua despedida: "Como uma premonição"
O show dos anos oitenta que fez George Harrison perceber que ainda podia fazer rock
A música dos Beatles que John Lennon invejava por não ter escrito, conforme Paul, o autor
Mick Jagger relembra os rockstars que foram seus maiores rivais nos anos 60 e 70
5 músicas que os próprios compositores consideram as piores que já escreveram
O músico que Paul McCartney nunca quis nos Beatles: "Um pedido bastante simples"
A banda que Lemmy viu ainda nova e percebeu que seriam como os Beatles e Stones
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
A banda que Lennon chamou de "Filhos dos Beatles"; "estão fazendo coisas que nunca fizemos"
O hit dos Beatles em que Paul McCartney admitiu ter copiado estilo de Eric Clapton


