Ozzy diz que metal não começou com "Helter Skelter", dos Beatles, e cita responsáveis
Por Igor Miranda
Postado em 02 de dezembro de 2020
Diversos jornalistas e pesquisadores especializados apontam que "Helter Skelter", música lançada pelos Beatles em 1968, foi a responsável por dar início ao heavy metal. O vocalista Ozzy Osbourne é um grande fã da banda, mas discorda que a canção tenha sido a primeira do estilo.
Em entrevista à edição britânica da revista "GQ", Ozzy, que teve grande importância no pioneirismo do heavy metal como parte do Black Sabbath, apontou que trabalhos de outras duas bandas foram mais importantes para o desenvolvimento do heavy metal. Na visão dele, a música "You Really Got Me", lançada pelo The Kinks em 1964, e o trabalho inicial do The Who poderiam ser apontados como precursores do gênero.
"Nah, 'Helter Skelter' não é pesada", respondeu, ao ser perguntado se a música em questão seria a primeira gravação de heavy metal da história. "É apenas uma música rápida sobre uma baderna. Talvez você poderia apontar 'You Really Got Me, do The Kinks, ou alguma música do The Who", completou.
O Madman completou que nunca se considerou um artista de heavy metal. "Eu fiz algumas músicas pesadas, mas também fiz coisas melódicas, fiz baladas", afirmou.
Na sequência da entrevista, Ozzy Osbourne foi perguntado se o Black Sabbath percebia, 50 anos atrás, que estava fazendo algo importante naquela época. "Estávamos apenas nos divertindo e se parecia uma boa ideia, a gente fazia", declarou o vocalista, que, logo após, exaltou o trabalho do guitarrista Tony Iommi.
"Tony Iommi é um guitarrista incrível. Ninguém mais além dele poderia chegar com riffs tão demoníacos. Ele é o rei. Na época, eu pensava que ele não conseguiria se superar, mas ele conseguia toda vez", destacou.
Ozzy também foi convidado a comentar sobre as críticas negativas da imprensa especializada na época. "As pessoas que não nos entendiam diziam que era uma merda, mas eu tenho discos de platina pendurados nas minhas paredes. Não pode ter sido tão ruim", brincou.
A entrevista pode ser lida na íntegra, em inglês, no site da revista "GQ".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
Perda de visão faz Ian Gillan considerar possibilidade de aposentadoria
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
Danilo Gentili detona Chaves Metaleiro e o acusa de não devolver o dinheiro
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
Dave Mustaine quer que o último show do Megadeth aconteça no espaço
"Eu devo minha carreira aos Beatles", afirma Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne: "Eu detesto a expressão Heavy Metal!"
As dez músicas dos Beatles que eram preferidas de Ozzy Osbourne
A banda que Alice Cooper recomenda a todos os jovens músicos
A banda feminina que foi grande fonte de inspiração para os primeiros anos dos Beatles
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A banda de progressivo que era os "filhos dos Beatles", segundo John Lennon
A música de Frank Sinatra que é a favorita de Paul McCartney dos Beatles
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Paul McCartney revela solo de guitarra dos Beatles onde ele tentou soar como Hendrix


